API Risk Notification


❗️

A API Risk Notification está sendo descontinuada e não recebe atualizações desde 2024.

Para continuar as tratativas de chargeback do seu estabelecimento, migre para a API de Chargeback Cielo .

Sobre essa documentação

Esta documentação apresenta a integração com a Risk Notification API, trazendo exemplos de requisições e respostas sobre a notificação, consulta, aceitação e disputa de chargebacks.

Se você tem interesse na ferramenta de análise de fraude, acesse a documentação Gestão de Risco.

Visão geral

Os chargebacks são comuns em qualquer operação de e-commerce e geram impactos na agenda financeira de uma loja. A Risk Notification API oferece uma forma fácil e simplificada de saber quando um chargeback ocorreu e por qual motivo; assim, a loja pode decidir se irá aceitar ou disputar o chargeback.


Benefícios da Risk Notification API

A Risk Notification API permite:

  • Notificação da ocorrência de chargeback na API Transacional (Pagador ou API E-commerce Cielo);
  • Consulta de detalhes sobre o chargeback;
  • Automatização do processo de notificação, aceitação e disputa;
  • Retroalimentação das ocorrências de chargeback para a análise de fraude na Cybersource.


    **Exclusivo para lojas integradas ao Antifraude Gateway Braspag com o provedor Cybersource.

Glossário

Confira a seguir alguns conceitos básicos sobre chargebacks.

TERMODEFINIÇÃO
ChargebackÉ a contestação de uma compra pelo portador do cartão diretamente com o emissor.
FraudeÉ o uso do cartão de crédito por terceiros não autorizados pelo portador do cartão.
AceitaçãoÉ o processo de aceite do chargeback pela loja.
DisputaÉ o processo que ocorre quando a loja não concorda com o chargeback e apresenta sua defesa na credenciadora.
Retroalimentação de chargebackQuando o motivo do chargeback é fraude, essa informação é levada à Cybersource para retroalimentação do motor de análise de fraude.
Função exclusiva para clientes do Antifraude Gateway Braspag com o provider Cybersource.

O que é chargeback?

É o processo no qual o portador do cartão contesta uma compra com o emissor do cartão. Essa contestação pode ser feita pelo portador do cartão até 180 dias depois da data da compra.

O chargeback pode ocorrer em transações de e-commerce ou mundo físico, e a loja tem o direito de disputar o chargeback em um fluxo regulamentado pelas bandeiras.

Conheça as orientações da Cielo para Prevenção de Fraudes e Chargeback.

Por que ocorre um chargeback?

Os motivos da ocorrência de chargeback são:

  • Fraude: o portador do cartão não reconhece a compra;
  • Desacordo comercial: o portador do cartão reconhece a compra, porém alega que algum termo da venda não foi cumprido (mercadoria não entregue ou com defeito, por exemplo);
  • Erro de processamento: o portador do cartão identifica algum erro na cobrança (duplicidade, valor cobrado incorretamente, pagamento por outros meios etc.).

    As transações que passam por autenticação 3DS são de responsabilidade do emissor e, por isso, não podem receber chargeback de fraude.

Notificação de chargeback

Ao integrar o seu e-commerce à Risk Notification API, você pode optar por receber a notificação de chargeback pelo Post de Notificação.

O Post de Notificação é o webhook configurado na API que você usa para as suas transações (Pagador ou API E-commerce Cielo).

Para receber as notificações, você deve informar uma URL de Notificação à nossa equipe de Suporte. Saiba mais no manual do Gateway de Pagamento ou da API E-commerce Cielo. A ativação do Post de Notificação é opcional, mas recomendamos o uso dessa funcionalidade;

  • O endereço (URL) deve ser HTTPS;
  • É possível adicionar chaves nos cabeçalhos (headers) como medida de segurança.

Estrutura da notificação do webhook

Enviaremos uma notificação em JSON contendo o PaymentId e o ChangeType com o valor “7”, que indica a ocorrência de chargeback.

{ 
   "PaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx", 
   "ChangeType": "7" 
}

A notificação de chargeback informa apenas que um chargeback ocorreu e envia o PaymentId da transação. Para saber mais detalhes como valor e motivo do chargeback, faça uma Consulta na Risk Notification API.

Após a consulta, você deve decidir por aceitar ou disputar o chargeback, conforme ilustrado no diagrama a seguir:



Integração

Ambientes

Sandbox

APIURL BASEFUNÇÃO
Braspag OAUTH2 Serverhttps://authsandbox.braspag.com.br/Autenticação.
Risk Notification APIhttps://risknotificationsandbox.braspag.com.br/Consulta, aceitação e disputa de chargebacks.

Produção

APIURL BASEFUNÇÃO
Braspag OAUTH2 Serverhttps://auth.braspag.com.br/Autenticação.
Risk Notification APIhttps://risknotification.braspag.com.br/Consulta, aceitação e disputa de chargebacks.

Para simular um chargeback, você deverá criar uma transação no ambiente sandbox da API do Pagador ou da API E-commerce Cielo; saiba mais em Simulando um Chargeback.

Autenticação

A Risk Notification API utiliza o protocolo padrão de mercado OAuth 2.0 para autorização de acesso a seus recursos específicos por ambientes, Sandbox e Produção.

Obtendo o token de acesso

Durante o onboarding, você receberá as credenciais ClientId e ClientSecret. Caso não tenha recebido a credencial, solicite ao Suporte.

1. Concatene as credenciais no formato ClientId:ClientSecret;
2. Converta o resultado em base 64, gerando uma string;

Exemplo:

  • client_id: braspagtestes
  • client_secret: 1q2w3e4r5t6y7u8i9o0p0q9w8e7r6t5y4u3i2o1p
  • String a ser codificada em Base64: braspagtestes:1q2w3e4r5t6y7u8i9o0p0q9w8e7r6t5y4u3i2o1p
  • Resultado após a codificação: YnJhc3BhZ3Rlc3RlczoxcTJ3M2U0cg==

3. Envie a string em base 64 na requisição de Autenticação (POST);
4. A API de Autenticação irá validar a string e retornará o access_token (token de acesso).

O token retornado (access_token) deverá ser utilizado em toda requisição à Risk Notification API como uma chave de autorização. O access_token possui uma validade de 20 minutos e é necessário gerar um novo toda vez que a validade expirar.

Requisição



Parâmetros no Cabeçalho (header)

KeyValue
Content-Typeapplication/x-www-form-urlencoded
AuthorizationBasic YnJhc3BhZ3Rlc3RlczoxcTJ3M2U0cg==

Parâmetros no Corpo (body)

KeyValue
scopeChargebackApiApp
grant_typeclient_credentials

Resposta

{
  "access_token": "faSYkjfiod8ddJxFTU3vti_ ... _xD0i0jqcw",
  "token_type": "bearer",
  "expires_in": 599
}

Parâmetros no corpo (body)

ParâmetroDescrição
access_tokenO token de acesso solicitado.
token_typeIndica o valor do tipo de token.
expires_inExpiração do token de acesso, em segundos.
Após expirar, é necessário obter um novo.

Simulando um chargeback

Você pode simular um chargeback para testar a consulta, aceitação e disputa de chargebacks.

Para simular chargeback, o primeiro passo é criar uma transação de teste; em seguida, você poderá enviar a requisição de simulação de chargeback. Depois disso, o fluxo segue conforme um chargeback real:



  1. Crie uma transação de teste no ambiente sandbox da API transacional usada pela sua loja;
  2. Crie uma simulação de chargeback na Risk Notification API, conforme requisição de simulação;
  3. A Risk Notification API informará a ocorrência de chargeback para a API transacional;
  4. A API transacional enviará um Post de Notificação com o ChangeType igual a “7”, informando o PaymentId da transação;
  5. Faça uma consulta na Risk Notification API usando o PaymentId. A consulta vai retornar o CaseNumber;
  6. Você pode decidir se irá testar o fluxo de aceitação ou disputa, seguindo as requisições padrões dessa documentação, em ambiente sandbox. Tanto para a requisição de aceitação quanto de disputa, você deverá informar o CaseNumber recebido na etapa 5.

Requisição

Depois de criar uma transação de teste na API do Pagador ou API E-commerce Cielo, envie a requisição de simulação para criar um chargeback em ambiente sandbox.

Confira a correspondência entre os parâmetros das APIs transacionais e da Risk Notification API:

API PAGADORAPI E-COMMERCE CIELOSIMULAÇÃO NA RISK NOTIFICATION API
--ChargebackBrandGroups[n].Details[n].AcquirerCaseNumber
Payment.AcquirerTransactionIdPayment.TidChargebackBrandGroups[n].Details[n].AcquirerTransactionId
Payment.AuthorizationCodePayment.AuthorizationCodeChargebackBrandGroups[n].Details[n].AuthorizationCode
Payment.ProofOfSalePayment.ProofOfSaleChargebackBrandGroups[n].Details[n].ProofOfSale

Importante:

  • Para a simulação, você precisa criar um valor fictício para o CaseNumber no parâmetro ChargebackBrandGroups[n].Details[n].AcquirerCaseNumber;
  • Na simulação de chargeback, use a data da transação em ChargebackBrandGroups[n].Details[n].SaleDate.


{
    "ChargebackBrandGroups": [{
        "Brand": "Visa",
        "Details": [{
            "Acquirer": "Cielo",
            "AcquirerCaseNumber": "2020052301",
            "AcquirerTransactionId": "0523103051968",
            "Amount": 100,
            "AuthorizationCode": "433946",
            "CardHolder": "Teste Holder",
            "EstablishmentCode": "TestAffiliation",
            "MaskedCardNumber": "402400******2931",
            "ReasonCode": "101",
            "ReasonMessage": "Responsabilidade EMV - Falsifcação",
            "SaleDate": "2020-05-23",
            "TransactionAmount": 100,
            "ProofOfSale": "3051968"
        }]
    },
    {
        "Brand": "Master",
        "Details": [{
            "Acquirer": "Cielo",
            "AcquirerCaseNumber": "2020052302",
            "AcquirerTransactionId": "0523103114691",
            "Amount": 100,
            "AuthorizationCode": "722134",
            "CardHolder": "Teste Holder",
            "EstablishmentCode": "TestAffiliation",
            "MaskedCardNumber": "402400******2931",
            "ReasonCode": "101",
            "ReasonMessage": "Responsabilidade EMV - Falsifcação",
            "SaleDate": "2020-05-23",
            "TransactionAmount": 100,
            "ProofOfSale": "3114691"
        }]
    }]
}

Parâmetros no cabeçalho (Header)

KeyValueDescriçãoObrigatório
Content-Typeapplication/jsonTipo do conteúdo da requisiçãosim
AuthorizationBearer {access_token}Tipo da autorização. Insira "Bearer" com B maiúsculo.sim
EstablishmentCodexxxxxxxxxxNúmero do estabelecimento ou afiliação na adquirente
Obs.: Caso esta Key não seja enviada, obrigatoriamente a MerchantId deverá ser enviada
condicional
MerchantIdmmmmmmmm-mmmm-mmmm-mmmm-mmmmmmmmmmmmId da loja na Braspag
Obs.: Caso esta Key não seja enviada, obrigatoriamente a EstablishmentCode deverá ser enviada
condicional

Parâmetros no corpo (Body)

ParâmetroDescriçãoTipoObrigatórioTamanho
ChargebackBrandGroups[n].BrandNome da bandeira
Informar o mesmo valor informado no campo Payment.CreditCard.Brand na criação da transação
stringsim32
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].AcquirerNome da adquirente
Enviar fixo Cielo
stringsim16
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].AcquirerCaseNumberNúmero do caso do chargeback
Este valor será usado para realizar as operações de Aceitação e Disputa
stringsim10
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].AcquirerTransactionIdId da transação na adquirente
Se transação criada a partir do Pagador Braspag, informar o mesmo valor recebido no campo Payment.AcquirerTransactionId do response
Se transação criada a partir da API Cielo 3.0 ou API Split Braspag, informar o mesmo valor recebido no campo Payment.Tid do response
stringsim20
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].AmountValor do chargeback em centavos
Ex: 123456 = r$ 1.234,56
longsim-
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].AuthorizationCodeCódigo de autorização da transação na adquirente
Informar o mesmo valor recebido no campo Payment.AuthorizationCode do response da criação da transação
stringsim8
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].CardHolderNome do portador do cartão
Informar o mesmo valor informado no campo Payment.CrediCard.Holder na criação da transação
Em produção, este campo pode estar vazio ou contendo outra informação diferente da do nome do portador
stringnão100
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].EstablishmentCodeNúmero do estabelecimento ou código de afiliação
Informar o mesmo valor informado no campo Payment.Credentials.Code na criação da transação
stringsim10
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].MaskedCardNumberCartão mascarado
Informar o mesmo valor recebido no campo Payment.CreditCard.Number do response da criação da transação
stringsim16
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].ReasonCodeCódigo do motivo do chargeback
Informar o código de acordo - [Tabela 7 - ReasonCode e ReasonMessage]({{ site.baseurl_root }}manual/risknotification#tabela-7-reasoncode-e-reasonmessage)
stringsim5
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].ReasonMessageMensagem do motivo do chargeback
Informar a mensagem de acordo - [Tabela 7 - ReasonCode e ReasonMessage]({{ site.baseurl_root }}manual/risknotification#tabela-7-reasoncode-e-reasonmessage)
stringsim128
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].SaleDateData de autorização da transação de teste.
Formato: YYYY-MM-DD
datesim10
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].TransactionAmountValor da transação em centavos
Informar o mesmo valor informado no campo Payment.Amount na criação da transação
Ex: 123456 = r$ 1.234,56
longsim-
ChargebackBrandGroups[n].Details[n].ProofOfSaleComprovante de venda ou NSU
Informar o mesmo valor recebido no campo Payment.ProofOfSale do response da criação da transação
stringsim20

Resposta

KeyValue
Content-Typeapplication/json
Status200 OK

Consultando um chargeback

Após receber a notificação de chargeback, use o PaymentId para consultar mais detalhes do chargeback, como motivo e valor.

Há dois tipos de consultas:

  • Consulta por PaymentId: você deve inserir o PaymentId recebido na notificação;
  • Consulta por data ou página: você deve buscar um intervalo de datas ou de páginas e localizar o PaymentId de interesse na lista de resultados.

Consulta por PaymentId

Requisição


Parâmetros no cabeçalho (Header)

KeyValueDescriçãoObrigatório
Content-Typeapplication/jsonTipo do conteúdo da requisiçãosim
AuthorizationBearer {access_token}Tipo da autorizaçãosim

Resposta

{
    "Id": "fd14e3fb-cf2a-4228-b690-1338660afc54",
    "CreatedDate": "2022-06-24T20:45:55.2",
    "Date": "2022-06-24T00:00:00",
    "CaseNumber": "000001",
    "Amount": 10000,
    "ReasonCode": "28",
    "ReasonMessage": "Consumidor nao reconhece a compra",
    "Status": "Received",
    "IsFraud": true,
    "Transaction": {
        "AcquirerType": "Cielo",
        "EstablishmentCode": "1234567890",
        "MerchantOrderId": "abc123efg",
        "Tid": "1234567890BA2018XPTO",
        "Nsu": "258654",
        "AuthorizationCode": "T85245",
        "SaleDate": "2022-06-06T00:00:00",
        "PagadorMerchantId": "a1052460-92b2-49c3-a929-fc985df0ba2f",
        "BraspagTransactionId": "bb33b5c5-82fe-4254-9f1d-b9c97297b0d5",
        "Amount": 10000,
        "RawData": "JOAO D SOUZA",
        "MaskedCardNumber": "453906******8385",
        "Brand": "Visa",
        "AntifraudSourceApplication": "Gateway"
    }
}
ParâmetroDescriçãoTipo
IdId do chargeback na Chargeback API Braspagguid
CreatedDateData de criação do chargeback na Chargeback API Braspag
Ex.: 2018-09-01 09:51:25
date
DateData do chargeback
Ex.: 2018-08-30
date
CaseNumberNúmero do caso relacionado ao chargebackstring
AmountValor do chargeback em centavos
Ex: 123456 = r$ 1.234,56
long
ReasonCodeCódigo do motivo do chargeback - Tabela 5 - Motivo do chargebackstring
ReasonMessageDescrição do motivo do chargeback - Tabela 5 - Motivo do chargebackstring
StatusStatus do chargegback na Braspag - Tabela 2 - Status do chargebackstring
IsFraudIdentifica se o chargeback é de fraudebool
Transaction.AcquirerTypeIdentificador da adquirentrestring
Transaction.EstablishmentCodeNúmero do estabelecimento ou afiliação na adquirentestring
Transaction.MerchantOrderIdNúmero do pedido da lojastring
Transaction.TidId da transação na adquirentestring
Transaction.NsuNúmero sequencial único da transação na adquirentestring
Transaction.AuthorizationCodeCódigo de autorização da transação na adquirentestring
Transaction.SaleDateData da autorização da transação na adquirente
Ex.: 2018-08-15
date
Transaction.PagadorMerchantIdIdentificador da loja na plataforma Pagador Braspag ou Cielo 3.0guid
Transaction.BraspagTransactionIdId da transação na plataforma Pagador Braspag ou Cielo 3.0 (PaymentId)guid
Transaction.AmountValor da transação em centavos
Ex: 123456 = r$ 1.234,56
long
Transaction.RawDataDado enviado pela adquirente, podendo ser o titular do cartão ou outra mensagemstring
Transaction.MaskedCardNumberNúmero do cartão de crédito mascaradostring
Transaction.BrandBandeira do cartão de créditostring
Transaction.AntifraudSourceApplicationOrigem da plataforma de antifraude - Tabela 4 - API de Antifraudestring

Consulta por data ou página

Requisição


Parâmetros no cabeçalho (Header)

KeyValueDescriçãoObrigatório
Content-Typeapplication/jsonTipo do conteúdo da requisiçãosim
AuthorizationBearer {access_token}Tipo da autorizaçãosim

Parâmetros na querystring

ParâmetroDescriçãoObrigatório
StartDateData início da consulta.sim
EndDateData fim da consulta.sim
PageIndexNúmero da página desejada. Numa primeira consulta, sempre use o valor "1".sim
PageSizeQuantidade de itens desejados na página. Máximo 250 itens.sim
MerchantIdsId(s) da(s) loja(s) a ser utilizado na consulta
Obs.: Caso não seja enviado, a consulta será realizada levando em consideração o(s) MerchantId(s) associado(s) ao ClientId.
não
EstablishmentCodesNúmero(s) do(s) estabelecimento(s) ou afiliação(ões) na adquirente a ser utilizado na consulta
Obs.: Caso não seja enviado, a consulta será realizada levando em consideração o(s) número(s) do(s) estabelecimento(s) ou afiliação(ões) na adquirente associado(s) ao ClientId.
não
CaseNumberNúmero do caso do chargeback.não
AcquirerTransactionIdIdentificador da transação na adquirente (TID).não
BraspagTransactionIdÉ o PaymentId, identificador da transação na plataforma Pagador Braspag ou Cielo 3.0.não
BrandIdsBandeira do cartão.não
ReasonCodeCódigo do motivo do chargeback.não
ChargebackTypesTipo de chargeback.não
SaleDateData de autorização da transação. Formato: YYYY-MM-DD.não
ProofOfSaleÉ o NSU (número sequencial único) da transação na adquirente.não
MerchantOrderIdNúmero do pedido.não
AuthorizationCodeCódigo de autorização da transação na adquirente.não
StatusStatus do chargeback na Braspag. Esse parâmetro só será retornado após a aceitação ou disputa. Tabela 2 - Status do chargebacknão

Resposta

{
    "PageIndex": 1,
    "PageSize": 250,
    "Total": 500,
    "Chargebacks":
    [
        {
            "Id": "fd14e3fb-cf2a-4228-b690-1338660afc54",
            "CreatedDate": "2018-09-01 09:51:25",
            "Date": "2018-08-30",
            "CaseNumber": "000001",
            "Amount": 10000,
            "ReasonCode": "28",
            "ReasonMessage": "Consumidor nao reconhece a compra",
            "Status": "Received",
            "Comment": "Cliente enviou documentos inválidos",
            "IsFraud": true,
            "Transaction":
            {
                "AcquirerType": "Cielo",
                "EstablishmentCode": "1234567890",
                "MerchantOrderId": "abc123efg",
                "Tid": "1234567890BA2018XPTO",
                "Nsu": "258654",
                "AuthorizationCode": "T85245",
                "SaleDate": "2018-08-15",
                "PagadorMerchantId": "a1052460-92b2-49c3-a929-fc985df0ba2f",
                "BraspagTransactionId": "bb33b5c5-82fe-4254-9f1d-b9c97297b0d5",
                "Amount": 10000,
                "RawData": "JOAO D COUVES",
                "MaskedCardNumber": "453906******8385",
                "Brand": "Visa",
                "AntifraudMerchantId": "4b1b017a-a8b5-4e83-ae36-19c69f11845e",
                "AntifraudTransactionId": "9f6ec028-b55d-4605-b655-164ce62aeaef",
                "AntifraudSourceApplication": "Gateway",
                "ProviderTransactionId": "5446494501496896403073",
                "NegativeValues": [
                    "CustomerDocumentNumber",
                    "ShippingStreet"
                ], 
                "ProviderChargebackMarkingEvent": {
                    "Id": "5446495589216876903021",
                    "Status": "ACCEPT",
                    "Code": "100",
                }
            }
        }
    ]
}
ParâmetroDescriçãoTipo
IdId do chargeback na Risk Notification APIguid
CreatedDateData de criação do chargeback na Risk Notification API.
Ex.: 2018-09-01 09:51:25
date
DateData do chargeback
Ex.: 2018-08-30
date
CaseNumberNúmero do caso relacionado ao chargebackstring
AmountValor do chargeback em centavos
Ex: 123456 = r$ 1.234,56
long
ReasonCodeCódigo do motivo do chargeback - Tabela 5 - Motivo do chargebackstring
ReasonMessageDescrição do motivo do chargeback - Tabela 5 - Motivo do chargebackstring
StatusStatus do chargeback na Braspag - Tabela 2 - Status do chargebackstring
IsFraudIdentifica se o chargeback é de fraudebool
Transaction.AcquirerTypeIdentificador da adquirentestring
Transaction.EstablishmentCodeNúmero do estabelecimento ou afiliação na adquirentestring
Transaction.MerchantOrderIdNúmero do pedido da lojastring
Transaction.TidId da transação na adquirentestring
Transaction.NsuNúmero sequencial único da transação na adquirentestring
Transaction.AuthorizationCodeCódigo de autorização da transação na adquirentestring
Transaction.SaleDateData da autorização da transação na adquirente
Ex.: 2018-08-15
date
Transaction.PagadorMerchantIdIdentificador da loja na plataforma Pagador Braspag ou Cielo 3.0guid
Transaction.BraspagTransactionIdId da transação na plataforma Pagador Braspag ou Cielo 3.0 (PaymentId)guid
Transaction.AmountValor da transação em centavos
Ex: 123456 = r$ 1.234,56
long
Transaction.RawDataDado enviado pela adquirente, podendo ser o titular do cartão ou outra mensagemstring
Transaction.MaskedCardNumberNúmero do cartão de crédito mascaradostring
Transaction.BrandBandeira do cartão de créditostring
Transaction.AntifraudMerchantIdIdentificador da loja na plataforma Antifraude Legado ou Antifraude Gatewayguid
Transaction.AntifraudTransactionIdIdentificador da transação na plataforma Antifraude Legado ou Antifraude Gatewayguid
Transaction.AntifraudSourceApplicationOrigem da plataforma de antifraude - Tabela 4 - API de Antifraudestring
Transaction.ProviderTransactionIdId da transação no provedor de antifraude
Transaction.NegativeValuesParâmetros que foram incluídos na lista negativa quando transação de antifraude for Cybersource
Os parâmetros são concatenados usando o caracter ,
Ex.: CustomerDocumentNumber, ShippingStreet
- Tabela 1 - Lista Negativa da Cybersource
string
Transaction.ProviderChargebackMarkingEvent.IdId do evento de marcação da transação que sofreu o chargeback. Apenas Cybersource. Indica se a marcação/retroalimentação de chargeback na Cybersource foi aceita ou não. Valores possíveis: "Accept" para aceita ou "Reject" para rejeitada.string
Transaction.ProviderChargebackMarkingEvent.StatusStatus do evento de marcação da transação que chargeback. Apenas Cybersource - Tabela 3 - Marcação de chargeback no provedor de Antifraudestring
Transaction.ProviderChargebackMarkingEvent.CodeCódigo que indica os detalhes do status da marcação/retroalimentação de chargeback. Apenas Cybersouce. Tabela 3 - Marcação de chargeback no provedor de Antifraudestring

Aceitando um chargeback

A funcionalidade de aceitar um chargeback está disponível para lojas que desejam:

  • Sinalizar para a Cielo que não disputarão o chargeback e, assim, antecipar em alguns dias o débito do chargeback;
  • Criar regras para aceitação automática de determinados tipos de chargeback, conforme ReasonCode e valor, por exemplo.

Atenção: A aceitação de um chargeback via API não é obrigatória, uma vez que quando o prazo para envio da disputa expira o chargeback é automaticamente considerado aceito.

Confira no diagrama a seguir o fluxo da aceitação de um chargeback:


Requisição



Parâmetros no cabeçalho (Header)

KeyValueDescriçãoObrigatório
Content-Typeapplication/jsonTipo do conteúdo da requisiçãosim
AuthorizationBearer {access_token}Tipo da autorizaçãosim
EstablishmentCodexxxxxxxxxxNúmero do estabelecimento ou afiliação na adquirente
Obs.: Caso esta Key não seja enviada, obrigatoriamente a MerchantId deverá ser enviada
condicional
MerchantIdmmmmmmmm-mmmm-mmmm-mmmm-mmmmmmmmmmmmId da loja na Braspag
Obs.: Caso esta Key não seja enviada, obrigatoriamente a EstablishmentCode deverá ser enviada
condicional

Parâmetros na rota

ParâmetroDescriçãoObrigatório
CaseNumberNúmero do caso relacionado ao chargebacksim

Resposta

{
    "CaseNumber": "000001",
    "Status": 2,
    "StatusDescription": "AcceptedByMerchant"
}

Parâmetros no cabeçalho (Header)

KeyValue
Content-Typeapplication/json
Status200 OK

Parâmetros no body (Corpo)

KeyValue
CaseNumberNúmero do caso do chargeback
StatusStatus do chargeback - [Tabela 3 - Chargebacks{n}.Status]({{ site.baseurl_root }}manual/risknotification#tabela-3-chargebacks[n].status)
StatusDescriptionDescrição do status do chargeback

Disputando um chargeback

Para disputar um chargeback via API, você deve enviar os documentos de defesa em até 7 dias corridos a partir da data do chargeback.

Quais documentos são enviados para disputa?

Depende do segmento de mercado e do motivo do chargeback. É possível enviar contratos e comprovantes de entrega assinados, comprovante de cancelamento ou reembolso da venda e cartões de embarque, entre outros.

Confira nos anexos a lista completa de documentos de defesa por segmento.

Como enviar os documentos de disputa via API?

Você deve converter os arquivos dos documentos em imagem ou PDF para base64 e enviar o código base64 na requisição de Disputa.

Qual o tipo e tamanho máximo dos arquivos?

  • As extensões permitidas são .pdf, .png, .jpg ou .jpeg convertidos em base64 (encoded);
  • A soma de todos os arquivos deve ter no máximo 7MB de tamanho.


    A Risk Notification API encaminhará a documentação para a Cielo, que submeterá a disputa para análise da bandeira e do emissor.

Importante:

  • O envio da documentação para disputa não garante que não ocorrerá débito do chargeback na agenda financeira. Os documentos são o requisito mínimo estipulado pelas bandeiras para negociação;
  • Quando o prazo para envio da disputa expira o chargeback é automaticamente considerado aceito.

Consulte sua agenda financeira para acompanhar o resultado da disputa.

Confira no diagrama a seguir o fluxo da disputa de um chargeback:


Requisição



{
    "Files":
    [{
        "FileName": "file1.png",
        "Content": "asdfghjkle ********** lkjhgfdsa"
    },
    {
        "FileName": "file2.jpg",
        "Content": "zxcvbnmasd ********** qwertyuio"
    },
    {
        "FileName": "file3.jpg",
        "Content": "qwertyuiop ********** asdfghjkl"
    }]
}

Parâmetros no cabeçalho (Header)

KeyValueDescriçãoObrigatório
Content-Typeapplication/jsonTipo do conteúdo da requisiçãosim
AuthorizationBearer {access_token}Tipo da autorizaçãosim
EstablishmentCodexxxxxxxxxxNúmero do estabelecimento ou afiliação na adquirente
Obs.: Caso esta Key não seja enviada, obrigatoriamente a MerchantId deverá ser enviada
sim
MerchantIdmmmmmmmm-mmmm-mmmm-mmmm-mmmmmmmmmmmmId da loja na Braspag
Obs.: Caso esta Key não seja enviada, obrigatoriamente a EstablishmentCode deverá ser enviada
sim

Parâmetros na rota

ParâmetroDescriçãoObrigatório
CaseNumberNúmero do caso do chargebacksim

Parâmetros no corpo (Body)

ParâmetroDescriçãoTipoObrigatórioTamanho
Files[n].FileNameNome do arquivo com extensão
Obs.: Extensões permitidas: pdf, png, jpg ou jpeg
Obs2.: A soma de todos arquivos deve ter no máximo 7mb de tamanho
Obs3.: O prazo para realizar a contestação são de 7 dias corridos, ou seja, chargeback de 13/02/2019 é possível enviar a realizar a mesma até 19/02/2019
stringsim100
Files[n].ContentConteúdo do arquivo em base64stringsim-

Resposta

Parâmetros no cabeçalho (Header)

KeyValue
Content-Typeapplication/json
Status200 OK

Erros de integração

Erros na aceitação ou disputa de chargeback

Confira as respostas possíveis para os seguintes cenários de erros no envio da requisição de aceitação ou disputa:

  • Chargeback inexistente: o CaseNumber não existe;
  • Chargeback repetido: o CaseNumber já foi aceito ou disputado anteriormente.

Chargeback inexistente

Ocorre quando o CaseNumber informado não existe.

{
    "Code": "ChargebackNotFounded",
    "Message": "Chargeback not found"
}

Parâmetros no cabeçalho (Header)

KEYVALUE
Content-Typeapplication/json
Status404 Not Found

Parâmetros no body (Corpo)

KEYVALUE
CodeCódigo que o chargeback não foi encontrado.
MessageMensagem que o chargeback não foi encontrado.

Chargeback repetido

Ocorre quando o CaseNumber informado já foi aceito ou disputado anteriormente.

{
    "Code": "ChargebackAlreadyUpdated",
    "Message": "Chargeback already updated"
}

Parâmetros no cabeçalho (Header)

KEYVALUE
Content-Typeapplication/json
Status400 Bad Request

Parâmetros no body (Corpo)

KEYVALUE
CodeCódigo que o chargeback foi aceito ou contestado anteriormente.
MessageMensagem que o chargeback foi aceito ou contestado anteriormente.

Erros na disputa de chargeback

Arquivo de disputa não enviado

Ocorre quando a requisição de disputa é enviada sem o nome e/ou conteúdo do arquivo.

{
    "Message": "The request is invalid.",
    "ModelState": {
        "contestationRequest.Files[0].FileName": [
        "FileName can not be null or empty."
    ],
    "contestationRequest.Files[0].Content": [
        "Content can not be null or empty."
    ]}
}

Parâmetros no cabeçalho (Header)

KEYVALUE
Content-Typeapplication/json
Status400 Bad Request

Parâmetros no body (Corpo)

PARÂMETRODESCRIÇÃO
MessageMensagem informando que a requisição é inválida.
Message.ModelState.ContestationRequest.Files[n].FileNameMensagem informando que o nome do arquivo não foi enviado.
Message.ModelState.ContestationRequest.Files[n].ContentMensagem informando que o conteúdo do arquivo não foi enviado.

Arquivo com extensão inválida

O arquivo de contestação deve ter extensão .jpeg, .jpg, .png ou .pdf. Caso a extensão do arquivo enviado seja diferente das mencionadas, o retorno será o erro a seguir:

{
    "Message": "The request is invalid.",
    "ModelState": {
    "contestationRequest.Files[0].FileName": [
        "The file extension must be sent. The accepted extensions are: '.png', '.jpg', '.jpeg'"
    ]}
}

Parâmetros no cabeçalho (Header)

KEYVALUE
Content-Typeapplication/json
Status400 Bad Request

Parâmetros no body (Corpo)

PARÂMETRODESCRIÇÃO
MessageMensagem informando que a requisição é inválida.
Message.ModelState.ContestationRequest.Files[n].FileNameMensagem informando que o arquivo foi enviado com a extensão inválida.

Arquivo com tamanho acima do permitido

Ocorre quando o arquivo enviado ou a soma dos arquivos enviados for superior à 7MB.

Mensagem para arquivo superior à 7MB

{
    "Message": "File(s) file1.png, file2.png has length bigger than the size limit of 7MB."
}

Mensagem para soma de arquivos superior à 7MB

{
    "Message": "Files has length bigger than the size limit of 7MB.",
}

Parâmetros no cabeçalho (Header)

KEYVALUE
Content-Typeapplication/json
Status400 Bad Request

Parâmetros no body (Corpo)

PARÂMETRODESCRIÇÃO
MessageMensagem informando qual(is) arquivo(s) possuem tamanho superior a 7MB
ou
mensagem informando que a soma de tamanho de todos os arquivos enviados é superior a 7MB.

Tabelas

Tabela 1 - Lista Negativa da Cybersource

Valores que podem ser retornados na lista negativa da Cybersource para retroalimentação de chargeback. Esses valores são retornados na resposta da consulta, no campo Chargebacks.Transaction.NegativeValues.

Válidos apenas para clientes integrados à API Antifraude Gateway com a Cybersource como provedor do Antifraude.

Retornos possíveisDescrição
Endereço IP do clienteEndereço de IP do comprador.
TelefoneNúmero de telefone do comprador.
Endereço de entregaLogradouro do endereço de entrega.
FingerprintIdentificação do dispositivo do comprador.
E-mailE-mail do comprador.
Cartão de créditoNúmero mascarado do cartão de crédito do comprador.

Tabela 2 - Status do chargeback

Possíveis valores do chargeback retornados no campo Chargebacks.Status na Consulta.

StatusValorDescrição
1ReceivedChargeback recebido da adquirente
2AcceptedByMerchantChargeback aceito pela loja. Neste caso a loja entende que sofreu de fato um chargeback e não irá realizar a disputa
3ContestedByMerchantChargeback disputado pela loja. Neste caso a loja enviou os documentos necessários para tentar reverter o chargeback.

Tabela 3 - Marcação de chargeback no provedor de Antifraude

Quando há tentativa de retroalimentação de chargeback na Cybersource, este provedor de Antifraude retorna se a marcação de chargeback foi aceita ou não.

O resultado da marcação retorna na resposta da Consulta, no campo Chargebacks[n].Transaction.ProviderChargebackMarkingEvent.Status.

ValorDescriçãoProvider
ACCEPTMarcação de chargeback aceita no provedor.Cybersource
REJECTMarcação de chargeback rejeitada no provedor.Cybesource

Tabela 4 - API de Antifraude

Indica qual é a API de Antifraude usada pela loja. Os valores são retornados na resposta da Consulta, no campo Chargebacks[n].Transaction.AntifraudSourceApplication.

ValorDescrição
GatewayAntifraude Gateway
LegacyAntifraude Legado

Tabela 5 - Motivo do chargeback

A tabela a seguir apresenta o ReasonCode e o ReasonMessage retornados na resposta da Consulta de Chargeback, e que compõem o motivo do chargeback.

REASON CODEDESCRIÇÃOBandeiraFraude?
137Mercadoria / Serviço CanceladoVisaNão
127Dados inválidosVisaNão
113Não AutorizadaVisaNão
136Crédito não processadoVisaNão
125Valor incorretoVisaNão
132Recorrência CanceladaVisaNão
123Moeda IncorretaVisaNão
133Mercadoria / Serviço defeituoso ou diferente do descritoVisaNão
112Autorização RecusadaVisaNão
134Mercadoria falsificadaVisaNão
135Venda EnganosaVisaNão
102Responsabilidade EMV - Sem FalsificaçãoVisaSim
101Responsabilidade EMV - FalsificaçãoVisaSim
122Código de transação incorretoVisaNão
105Programa Visa de Monitoramento de FraudeVisaSim
126Processamento duplicado / pago por outros meiosVisaNão
131Mercadoria / Serviços não recebidosVisaNão
103Outras Fraudes - Cartão PresenteVisaSim
121Apresentação TardiaVisaNão
111Boletim de recuperação de cartõesVisaNão
138Transação de crédito original não aceitaVisaNão
104Outras Fraudes - Cartão AusenteVisaSim
124Número de conta incorretoVisaNão
4846Código Correto da Moeda da Transação Não FornecidoMasterNão
4857Transação Telefônica Ativada por CartãoMasterNão
4859Serviços Não PrestadosMasterNão
4812Número da Conta Não Consta no Arquivo (inexistente)MasterNão
4807Arquivo Boletim de AdvertênciaMasterNão
4808Autorização requerida não ObtidaMasterNão
4870Transferência de Responsabilidade do ChipMasterSim
4853Desacordo ComercialMasterNão
4847Excede o Limite de Piso - Transação Não AutorizadaMasterNão
4837Sem Autorização do Portador do CartãoMasterSim
4871Transf. de Responsabilidade do Chip/Senha (Europa)MasterSim
4849Estabelecimento Comercial de Atividades SuspeitasMasterSim
4841Transação Recorrente CanceladaMasterNão
4842Apresentação TardiaMasterNão
4855Mercadoria Não RecebidaMasterNão
4850Portador Não ReconheceMasterSim
4840Processamento Fraudulento da TransaçãoMasterSim
4863Portador Não Reconhece a Transação Potencial deMasterSim
4831Valor da Transação é diferenteMasterNão
4854Contestação do Portador de Cartão (EUA)MasterSim
4860Crédito Não ProcessadoMasterNão
4834Erro de processamentoMasterNão
4862Transação Falsificada por Fraude da Tarja MagnéticaMasterSim
4835Cartão Inválido ou VencidoMasterNão
4554Bens e Serviços Não RecebidosAmexNão
4515Pagamento por outros meiosAmexNão
4527Ausência de ImpressãoAmexSim
4523Número de Conta de Associado do Cartão Não AtribuídoAmexNão
4517Cópia atendida ilegível/incompletaAmexNão
4752Erro de Apresentação de Crédito/DébitoAmexNão
4530Discrepância de MoedaAmexNão
4516Cópia não atendidaAmexNão
4799Trans. de Resp. por Fraude Perda Roubo não rec.AmexSim
4536Apresentação TardiaAmexNão
4750Débito de Aluguel de Carro Não QualificadoAmexNão
4755Sem Autorização VálidaAmexNão
4553Mercadoria Defeituosa ou Não Conforme DescritaAmexNão
4754Contestação Regulatória/Legal LocalAmexNão
4540Cartão não presenteAmexSim
4544Cancelamento de Bens/Serviços RecorrentesAmexNão
4513Crédito não processadoAmexNão
4534ROCs MúltiplosAmexNão
4763Direito de Regresso Integral por FraudeAmexSim
4507Valor da Transação Incorreto ou Número de ContaAmexNão
4798Transferência de Responsabilidade por FraudeAmexSim
4521Autorização inválidaAmexNão
4512Múltiplos processamentosAmexNão
41Transação Recorrente CanceladaEloNão
71Autorização NegadaEloNão
74Apresentação TardiaEloNão
75Portador não se lembra da transaçãoEloSim
62Transação falsificada (Transferência de Responsabilidade)EloSim
82Duplicidade de ProcessamentoEloNão
53Mercadoria com defeito ou em desacordoEloNão
83Fraude em Ambiente de Cartão Não PresenteEloSim
80Valor da Transação ou número de cartão incorretoEloNão
76Moeda inválidaEloNão
30Serviço Não Prestado ou Mercadoria Não recebidaEloNão
72Sem AutorizaçãoEloNão
85Crédito Não ProcessadoEloNão
73Cartão VencidoEloNão
81Fraude em Ambiente de Cartão PresenteEloSim
70Cartão em BoletimEloNão
86Pagamentos por outros MeiosEloNão
4812Número da Conta Não Consta no Arquivo (inexistente)DinersNão
4841Transação Recorrente CanceladaDinersNão
4850Portador Não ReconheceDinersSim
4846Código Correto da Moeda da Transação Não FornecidoDinersNão
4847Excede o Limite de Piso - Transação Não AutorizadaDinersNão
4859Serviços Não PrestadosDinersNão
4831Valor da Transação é diferenteDinersNão
4849Estabelecimento Comercial de Atividades SuspeitasDinersSim
4835Cartão Inválido ou VencidoDinersNão
4842Apresentação TardiaDinersNão
4807Arquivo Boletim de AdvertênciaDinersNão
4871Transf. de Responsabilidade do Chip/Senha (Europa)DinersSim
4855Mercadoria Não RecebidaDinersNão
4808Autorização requerida não ObtidaDinersNão
4837Sem Autorização do Portador do CartãoDinersSim
4840Processamento Fraudulento da TransaçãoDinersSim
4853Desacordo ComercialDinersNão
4834Erro de processamentoDinersNão
4808Autorização requerida não ObtidaHipercardNão
4834Erro de processamentoHipercardNão
4860Crédito Não ProcessadoHipercardNão
4857Transação Telefônica Ativada por CartãoHipercardNão
4850Portador Não ReconheceHipercardSim
4807Arquivo Boletim de AdvertênciaHipercardNão
4859Serviços Não PrestadosHipercardNão
4862Transação Falsificada por Fraude da Tarja MagnéticaHipercardSim
4849Estabelecimento Comercial de Atividades SuspeitasHipercardSim
4853Desacordo ComercialHipercardNão
4837Sem Autorização do Portador do CartãoHipercardSim
4847Excede o Limite de Piso - Transação Não AutorizadaHipercardNão
4871Transf. de Responsabilidade do Chip/Senha (Europa)HipercardSim
4812Número da Conta Não Consta no Arquivo (inexistenteHipercardNão
4831Valor da Transação é diferenteHipercardNão
4840Processamento Fraudulento da TransaçãoHipercardSim
4841Transação Recorrente CanceladaHipercardNão
4870Transferência de Responsabilidade do ChipHipercardSim
4863Portador Não Reconhece a TransaçãoHipercardSim
4842Apresentação TardiaHipercardNão
4854Contestação do Portador de Cartão (EUA)HipercardSim
4855Mercadoria Não RecebidaHipercardNão
4835Cartão Inválido ou VencidoHipercardNão
4846Código Correto da Moeda da Transação Não FornecidoHipercardNão

Documentos para disputa

Segmento/MotivoDocumentos PadrãoPortador não Reconhece a TransaçãoMercadoria não RecebidaServiços não PrestadosMercadoria com Defeito/Não ConfereCrédito Não ProcessadoProcessamento Duplicado/Pagamentos por Outros Meios
Locadora de Veículos1. Cópia do comprovante de venda
2) Cadastro do portador (nome do titular do cartão, nome cadastrado no site, CPF, e-mail, endereço, telefone fixo/celular)
3) Nota fiscal
4) Contrato de locação devidamente assinado constando política de seguro
5) Documento de assinatura em arquivo (autorização débito)
6. Notificação de infração de trânsito paga (se houver)
7) Termo de responsabilidade (danos futuros)
8) Boletim de ocorrência (se houver)
9) Três orçamentos para reparos em caso de acidentes e danos ao veículo (se houver)
10) Aviso prévio ao portador das cobranças de avarias/multas
-6. Comprovante de checkout-6. Política de cancelamento6. Dois ou mais comprovantes comprovando que houve duas ou mais transações, informar o código de autorização das duas transações
Hotéis1)Cópia do comprovante de venda
2) Cadastro do portador (nome do titular do cartão, nome cadastrado no site, CPF, e-mail, endereço, telefone fixo/celular)
3) Nota Fiscal
4) Documento de assinatura em arquivo (autorização débito)
5. Descritivo dos serviços prestados (chekin e checkout)-5. Descritivo dos serviços prestados (chekin e checkout)-5. Política de cancelamento (no show) com a cópia da tela de opção de cancelamento no site pelo portador comprovando a data5. Dois ou mais comprovantes comprovando que houve duas ou mais transações, informar o código de autorização das duas transações
Agência de Turismo1. Cópia do comprovante de venda
2) Cadastro do portador (Nome do titular do cartão, Nome cadastrado no site, CPF, e-mail, endereço, telefone fixo/celular)
3) Nota fiscal
4) Contrato prestação de serviço de viagens (se houver)
5. Documento oficial que comprove a identidade do portador (frente e verso)
6) Documento de assinatura em arquivo (autorização débito)
-5. Cópia dos bilhetes/voucher's emitidos-5. Política de cancelamento5. Dois ou mais comprovantes comprovando que houve duas ou mais transações, informar o código de autorização das duas transações
Cias Aéreas1. Cópia do comprovante de venda
2) Cadastro do portador (nome do titular do cartão, nome cadastrado no site, CPF, e-mail, endereço, telefone fixo/celular)
3) Nota fiscal
4) Contrato prestação de serviço de viagens (se houver)
5. Documento oficial que comprove a identidade do portador (frente e verso)
6) Documento de assinatura em arquivo (autorização débito)
-5. Cópia dos bilhetes/voucher's emitidos
6) Checkin (se houver)
-5. Política de cancelamento5. Dois ou mais comprovantes comprovando que houve duas ou mais transações, informar o código de autorização das duas transações
Serviço de Processamento de Dados
Serviços Online
1. Cópia do comprovante de venda
2) Cadastro do portador (nome do titular do cartão, nome cadastrado no site, CPF, e-mail, endereço, telefone fixo/celular)
3) Nota fiscal
4) Autorização débito
5) Pedido da compra para transações via internet
6) Cópia da tela com os dados do meio de pagamento
7. Descritivo dos serviços prestados
8) Cadastro do portador (Nome do titular do cartão, nome cadastrado no site, CPF, e-mail, endereço, telefone fixo/celular
-7. Contrato com detalhes da prestação de serviços
8) Protocolo dos serviços prestados
---
Supermercado ou Varejo1. Cópia do comprovante de venda
2) Cadastro do portador (ome do titular do cartão, nome cadastrado no site, CPF, e-mail, endereço, telefone fixo/celular)
3) Nota fiscal
4) Autorização débito
5) Pedido da compra para transações via internet
6) Cópia da tela com os dados do meio de pagamento
7. Descritivo dos serviços prestados7. Comprovação da entrega do produto e/ou protocolo assinado
8) Aceite eletrônico (se houver)
7. Contrato com detalhes da prestação de serviços
8) Protocolo do serviços prestados
7. Política de devolução e troca com aceite eletrônico (se houver)7. Política de cancelamento7. Dois ou mais comprovantes comprovando que houve duas ou mais transações, informar o código de autorização das duas transações
Ingressos1. Cópia do comprovante de venda
2) Cadastro do portador (Nome do titular do cartão, nome cadastrado no site, CPF, e-mail, endereço, telefone fixo/celular)
3) Nota fiscal
4) Autorização débito
5) Pedido da compra para transações via internet
6) Cópia da tela com os dados do meio de pagamento
-7. Comprovação da entrega do produto e/ou protocolo assinado
8) Aceite eletrônico (se houver)
-7. Política de devolução e troca com aceite eletrônico (se houver)--
Editora ou Livraria1. Cópia do comprovante de venda
2) Cadastro do portador (Nome do titular do cartão, nome cadastrado no site, CPF, e-mail, endereço, telefone fixo /celular)
3) Nota fiscal
4) Autorização débito
5) Pedido da compra para transações via internet
6) Cópia da tela com os dados do meio de pagamento
-7. Comprovação da entrega do produto e/ou protocolo assinado
8) Aceite eletrônico (se houver)
-7. Política de devolução e troca com aceite eletrônico (se houver)--
Cias de Seguros1. Cópia do comprovante de venda
2) Cadastro do portador (nome do titular do cartão, nome cadastrado no site, CPF, e-mail, endereço, telefone fixo/celular)
3) Nota fiscal
4) Autorização débito
5) Pedido da compra para transações via internet
6) Cópia da tela com os dados do meio de pagamento
--7. Política de devolução e troca com aceite eletrônico (se houver)--
Demais Segmentos1. Cópia do comprovante de venda
2) Cadastro do portador (nome do titular do cartão, nome cadastrado no site, CPF, e-mail, endereço, telefone fixo/celular)
3) Nota fiscal
4) Autorização débito
5) Pedido da compra para transações via internet
6) Cópia da tela com os dados do meio de pagamento
7. Comprovação da entrega do produto e/ou protocolo assinado
8) Carta do verdadeiro portador reconhecendo a despesa
7. Comprovação da entrega do produto e/ou protocolo assinado
8) Aceite eletrônico (se houver)
7. Contrato com detalhes da prestação de serviços
8) Protocolo dos serviços prestados
7. Política de devolução e troca com aceite eletrônico (se houver)7. Política de cancelamento7. Dois ou mais comprovantes comprovando que houve duas ou mais transações, informar o código de autorização das duas transações