Códigos de Retorno ABECS



Última atualização em 18 de Junho de 2024.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (ABECS) estabeleceu em 15 de Julho de 2020 a padronização do código de retorno das autorizações de vendas recusadas tanto para as soluções pagamento do mundo físico e e-commerce do mercado brasileiro.

Essa medida normativa busca trazer benefícios para todo o mercado de pagamentos, proporcionando maior transparência no entendimento do motivo de recusa das transações, além de possibilitar maior assertividade na adoção de estratégias de retentativas de vendas.

A Cielo informa seus clientes que está preparada para processar as transações seguindo esse novo padrão do mercado, segue abaixo a tabela de códigos padronizados pela ABECS.

ℹ️

Para acessar a tabela oficial no site da ABECs, vá para Normativo ABECS.

Para uma melhor performance na autorização, consulte o manual Programa de Retentativa de Bandeiras para saber qual a ação tomar caso a retentativa seja permitida.

Os códigos na tabela foram separados por bandeira para facilitar a visualização. Os números e suas definições podem se repetir em diferentes tabelas, tenha atenção em consultar a tabela da bandeira de interesse.

Bandeira Elo

Código ABECSTipo de códigoMensagemMensagem POS/E-commerce
4REVERSÍVELREFAZER A TRANSAÇÃO (EMISSOR SOLICITA RETENTATIVA)REFAZER A TRANSAÇÃO
5REVERSÍVELGENÉRICACONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
6REVERSÍVELCONSULTAR CREDENCIADORLOJISTA, CONTATE O ADQUIRENTE
12IRREVERSÍVELERRO NO CARTÃOVERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
13IRREVERSÍVELVALOR DA TRANSAÇÃO INVÁLIDAVALOR DA TRANSAÇÃO NÃO PERMITIDO - NÃO TENTE NOVAMENTE
14 ou 56IRREVERSÍVELNÚMERO CARTÃO NÃO PERTENCE AO EMISSOR / NÚMERO CARTÃO INVÁLIDOVERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
19IRREVERSÍVELPROBLEMA NO ADQUIRENTEERRO NO CARTÃO – NÃO TENTE NOVAMENTE
23IRREVERSÍVELVALOR DA PARCELA INVÁLIDAPARCELAMENTO INVÁLIDO - NÃO TENTE NOVAMENTE
30IRREVERSÍVELERRO DE FORMATO (MENSAGERIA)ERRO NO CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
38REVERSÍVELEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA / COMPRASEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA.CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
41IRREVERSÍVELCARTÃO PERDIDOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
43IRREVERSÍVELCARTÃO ROUBADOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
46IRREVERSÍVELCONTA ENCERRADATRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
51REVERSÍVELSALDO/LIMITE INSUFICIENTENÃO AUTORIZADA
54IRREVERSÍVELCARTÃO VENCIDO / DT EXPIRAÇÃO INVÁLIDAVERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
55REVERSÍVELSENHA INVÁLIDASENHA INVÁLIDA
57IRREVERSÍVELTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
57IRREVERSÍVELTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA CAPACIDADE DO TERMINALTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
57IRREVERSÍVELFRAUDE CONFIRMADATRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
57IRREVERSÍVELTRANSAÇÃO NEGADA POR INFRAÇÃO DE LEITRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
58IRREVERSÍVELCOMERCIANTE INVÁLIDOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
59REVERSÍVELSUSPEITA DE FRAUDE/AVISO DE VIAGEMCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
61REVERSÍVELVALOR EXCESSO / SAQUEVALOR EXCEDIDO. CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
62REVERSÍVELBLOQUEIO TEMPORÁRIO (EX: INADIMPLÊNCIA)CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
62IRREVERSÍVELCARTÃO DOMÉSTICO - TRANSAÇÃO INTERNACIONALCARTÃO NÃO PERMITE TRANSAÇÃO INTERNACIONAL
63IRREVERSÍVELVIOLAÇÃO DE SEGURANÇA (INVÁLIDO OU NÃO PRESENTE)VERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
64IRREVERSÍVELVALOR MÍNIMO DA TRANSAÇÃO INVÁLIDOVALOR DA TRANSAÇÃO NÃO PERMITIDO - NÃO TENTE NOVAMENTE
65REVERSÍVELQUANT. DE SAQUES EXCEDIDOQUANTIDADE DE SAQUES EXCEDIDA. CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
75REVERSÍVELEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA/ SAQUEEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA.CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
76IRREVERSÍVELCONTA DESTINO INVÁLIDA OU INEXISTENTECONTA DESTINO INVÁLIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
77IRREVERSÍVELCONTA ORIGEM INVÁLIDA OU INEXISTENTECONTA ORIGEM INVÁLIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
78REVERSÍVELCARTÃO NOVO SEM DESBLOQUEIO (INCLUI CARTÃO BLOQUEADO PELO CLIENTE NO APLICATIVO - E-COM NFC)DESBLOQUEIE O CARTÃO
82IRREVERSÍVELCARTÃO INVÁLIDO (criptograma)ERRO NO CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
83IRREVERSÍVELSENHA VENCIDA / ERRO DE CRIPTOGRAFIA DE SENHASENHA INVÁLIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
91REVERSÍVELEMISSOR FORA DO ARFALHA DE COMUNICAÇÃO - TENTE MAIS TARDE
96REVERSÍVELFALHA DO SISTEMAFALHA DE COMUNICAÇÃO - TENTE MAIS TARDE
ABREVERSÍVELFUNÇÃO INCORRETA (DÉBITO)UTILIZE FUNÇÃO CRÉDITO
ACREVERSÍVELFUNÇÃO INCORRETA (CRÉDITO)UTILIZE FUNÇÃO DÉBITO
FMIRREVERSÍVELUTILIZAR O CHIPUTILIZE O CHIP
P5IRREVERSÍVELTROCA DE SENHA / DESBLOQUEIOSENHA INVÁLIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
P6REVERSÍVELNOVA SENHA NÃO ACEITASENHA INVÁLIDA UTILIZE A NOVA SENHA

Bandeira Visa

Código ABECSTipo de códigoMensagemMensagem POS/E-commerce
3IRREVERSÍVELCOMERCIANTE INVÁLIDOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
4IRREVERSÍVELRECOLHER CARTÃOCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
5REVERSÍVELGENÉRICACONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
6IRREVERSÍVELERRO NO CARTÃOVERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
7IRREVERSÍVELFRAUDE CONFIRMADATRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
12IRREVERSÍVELERRO DE FORMATO (MENSAGERIA)ERRO NO CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
13IRREVERSÍVELVALOR DA TRANSAÇÃO INVÁLIDAVALOR DA TRANSAÇÃO NÃO PERMITIDO - NÃO TENTE NOVAMENTE
14IRREVERSÍVELNÚMERO CARTÃO NÃO PERTENCE AO EMISSOR / NÚMERO CARTÃO INVÁLIDOVERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
15IRREVERSÍVELEMISSOR Ñ LOCALIZADO - BIN INCORRETO (negativa do adquirente)DADOS DO CARTÃO INVÁLIDO - NÃO TENTE NOVAMENTE
19IRREVERSÍVELPROBLEMA NO ADQUIRENTEERRO NO CARTÃO – NÃO TENTE NOVAMENTE
39REVERSÍVELFUNÇÃO INCORRETA (CRÉDITO)UTILIZE FUNÇÃO DÉBITO
41IRREVERSÍVELCARTÃO PERDIDOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
43IRREVERSÍVELCARTÃO ROUBADOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
46IRREVERSÍVELCONTA ENCERRADATRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
51REVERSÍVELSALDO/LIMITE INSUFICIENTENÃO AUTORIZADA
54IRREVERSÍVELCARTÃO VENCIDO / DT EXPIRAÇÃO INVÁLIDAVERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
57IRREVERSÍVELTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
58IRREVERSÍVELTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA CAPACIDADE DO TERMINALTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
59REVERSÍVELSUSPEITA DE FRAUDE/AVISO DE VIAGEMCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
62REVERSÍVELBLOQUEIO TEMPORÁRIO (EX: INADIMPLÊNCIA)CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
62REVERSÍVELCARTÃO DOMÉSTICO - TRANSAÇÃO INTERNACIONALCARTÃO NÃO PERMITE TRANSAÇÃO INTERNACIONAL
64IRREVERSÍVELNÃO CUMPRIMENTO PELAS LEIS DE ANTE LAVAGEM DE DINHEIROCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
65REVERSÍVELQUANT. DE SAQUES EXCEDIDOQUANTIDADE DE SAQUES EXCEDIDA. CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
75REVERSÍVELEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA / COMPRASEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA.CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
75REVERSÍVELEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA/ SAQUEEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA.CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
76IRREVERSÍVELREVERSÃO INVÁLIDACONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
78REVERSÍVELCARTÃO NOVO SEM DESBLOQUEIO (INCLUI CARTÃO BLOQUEADO PELO CLIENTE NO APLICATIVO - E-COM NFC)DESBLOQUEIE O CARTÃO
82IRREVERSÍVELCARTÃO INVÁLIDO (criptograma)ERRO NO CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
91REVERSÍVELEMISSOR FORA DO ARFALHA DE COMUNICAÇÃO - TENTE MAIS TARDE
92IRREVERSÍVELNÃO LOCALIZADO PELO ROTEADORCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
93IRREVERSÍVELTRANSAÇÃO NEGADA POR INFRAÇÃO DE LEITRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
94IRREVERSÍVELVALOR DO TRACING DATA DUPLICADOCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO - NÃO TENTENOVAMENTE
96REVERSÍVELFALHA DO SISTEMAFALHA DE COMUNICAÇÃO - TENTE MAIS TARDE
52 ou 53REVERSÍVELFUNÇÃO INCORRETA (DÉBITO)UTILIZE FUNÇÃO CRÉDITO
55 ou 86REVERSÍVELSENHA INVÁLIDASENHA INVÁLIDA
61 ou N4REVERSÍVELVALOR EXCESSO / SAQUEVALOR EXCEDIDO. CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
6PIRREVERSÍVELFALHA VALIDAÇÃO DE IDFALHA NA VERIFICAÇÃO DO ID
74 ou 81IRREVERSÍVELSENHA VENCIDA / ERRO DE CRIPTOGRAFIA DE SENHASENHA INVÁLIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
B1REVERSÍVELSURCHARGE NÃO SUPORTADOCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
B2REVERSÍVELSURCHARGE NÃO SUPORTADO PELA REDE DE DÉBITOCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
N0REVERSÍVELFORÇAR STIPCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
N3IRREVERSÍVELSAQUE NÃO DISPONÍVELSAQUE NÃO DISPONÍVEL - NÃO TENTE NOVAMENTE
N7IRREVERSÍVELVIOLAÇÃO DE SEGURANÇA (INVÁLIDO OU NÃO PRESENTE)VERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
N7IRREVERSÍVELERRO POR MUDANÇA DE CHAVE DINÂMICAERRO NO CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
N8IRREVERSÍVELDIFERENÇA - PRÉ AUTORIZAÇÃOVALOR DIFERENTE DA PRÉ AUTORIZAÇÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
R0IRREVERSÍVELSUSPENSÃO DE PAGAMENTO RECORRENTE PARA UM SERVIÇOSUSPENSÃO DE PAGAMENTO RECORRENTE PARA SERVIÇO - NÃO TENTE NOVAMENTE
R1IRREVERSÍVELSUSPENSÃO DE PAGAMENTO RECORRENTE PARA TODOS SERVIÇOSUSPENSÃO DE PAGAMENTO RECORRENTE PARA SERVIÇO - NÃO TENTE NOVAMENTE
R2IRREVERSÍVELTRANSAÇÃO NÃO QUALIFICADA PARA VISA PINTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
R3IRREVERSÍVELSUSPENSÃO DE TODAS AS ORDENS DE AUTORIZAÇÃOSUSPENSÃO DE PAGAMENTO RECORRENTE PARA SERVIÇO - NÃO TENTE NOVAMENTE

Bandeira Mastercard/Hiper

Código ABECSTipo de códigoMensagemMensagem POS/E-commerce
3IRREVERSÍVELCOMERCIANTE INVÁLIDOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
4IRREVERSÍVELRECOLHER CARTÃOCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
4IRREVERSÍVELFRAUDE CONFIRMADATRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
5REVERSÍVELGENÉRICACONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
12IRREVERSÍVELVALOR DA PARCELA INVÁLIDAPARCELAMENTO INVÁLIDO - NÃO TENTE NOVAMENTE
13IRREVERSÍVELVALOR DA TRANSAÇÃO INVÁLIDAVALOR DA TRANSAÇÃO NÃO PERMITIDO - NÃO TENTE NOVAMENTE
13IRREVERSÍVELVALOR MÍNIMO DA TRANSAÇÃO INVÁLIDOVALOR DA TRANSAÇÃO NÃO PERMITIDO - NÃO TENTE NOVAMENTE
14 ou 1IRREVERSÍVELNÚMERO CARTÃO NÃO PERTENCE AO EMISSOR / NÚMERO CARTÃO INVÁLIDOVERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
15IRREVERSÍVELEMISSOR Ñ LOCALIZADO - BIN INCORRETO (negativa do adquirente)DADOS DO CARTÃO INVÁLIDO - NÃO TENTE NOVAMENTE
30IRREVERSÍVELPROBLEMA NO ADQUIRENTEERRO NO CARTÃO – NÃO TENTE NOVAMENTE
30IRREVERSÍVELERRO DE FORMATO (MENSAGERIA)ERRO NO CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
41IRREVERSÍVELCARTÃO PERDIDOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
43IRREVERSÍVELCARTÃO ROUBADOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
51REVERSÍVELSALDO/LIMITE INSUFICIENTENÃO AUTORIZADA
54IRREVERSÍVELCARTÃO VENCIDO / DT EXPIRAÇÃO INVÁLIDAVERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
55REVERSÍVELSENHA INVÁLIDASENHA INVÁLIDA
55REVERSÍVELNOVA SENHA NÃO ACEITASENHA INVÁLIDA UTILIZE A NOVA SENHA
57REVERSÍVELTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO
57REVERSÍVELBLOQUEIO TEMPORÁRIO (EX: INADIMPLÊNCIA)CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
57REVERSÍVELCARTÃO NOVO SEM DESBLOQUEIO (INCLUI CARTÃO BLOQUEADO PELO CLIENTE NO APLICATIVO - E-COM NFC)DESBLOQUEIE O CARTÃO
58IRREVERSÍVELTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA CAPACIDADE DO TERMINALTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
61REVERSÍVELVALOR EXCESSO / SAQUEVALOR EXCEDIDO. CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
62IRREVERSÍVELCARTÃO DOMÉSTICO - TRANSAÇÃO INTERNACIONALCARTÃO NÃO PERMITE TRANSAÇÃO INTERNACIONAL
62IRREVERSÍVELTRANSAÇÃO NEGADA POR INFRAÇÃO DE LEITRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
62IRREVERSÍVELCONTA ENCERRADATRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
63REVERSÍVELVIOLAÇÃO DE SEGURANÇA (INVÁLIDO OU NÃO PRESENTE)VERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
63REVERSÍVELSUSPEITA DE FRAUDE/AVISO DE VIAGEMCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
65REVERSÍVELQUANT. DE SAQUES EXCEDIDOQUANTIDADE DE SAQUES EXCEDIDA. CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
75REVERSÍVELEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA/ SAQUEEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA.CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
88IRREVERSÍVELSENHA VENCIDA / ERRO DE CRIPTOGRAFIA DE SENHASENHA INVÁLIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
88IRREVERSÍVELCARTÃO INVÁLIDO (criptograma)ERRO NO CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
91REVERSÍVELEMISSOR FORA DO ARFALHA DE COMUNICAÇÃO - TENTE MAIS TARDE
92IRREVERSÍVELNÃO LOCALIZADO PELO ROTEADORCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
94IRREVERSÍVELVALOR DO TRACING DATA DUPLICADOCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO - NÃO TENTENOVAMENTE
96REVERSÍVELFALHA DO SISTEMAFALHA DE COMUNICAÇÃO - TENTE MAIS TARDE

Bandeira Amex

Código ABECSAMEX - De/Para CieloTipo de códigoMensagemMensagem POS/E-commerce
100FAREVERSÍVELGENÉRICACONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
100FAREVERSÍVELSUSPEITA DE FRAUDE/AVISO DE VIAGEMCONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
101BVIRREVERSÍVELCARTÃO VENCIDO / DT EXPIRAÇÃO INVÁLIDAVERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
106A4REVERSÍVELEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA / COMPRASEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA.CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
106A4REVERSÍVELEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA/ SAQUEEXCEDIDAS TENTATIVAS DE SENHA.CONTATE A CENTRAL DO SEU CARTÃO
109DAIRREVERSÍVELCOMERCIANTE INVÁLIDOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
110JBIRREVERSÍVELVALOR DA TRANSAÇÃO INVÁLIDAVALOR DA TRANSAÇÃO NÃO PERMITIDO - NÃO TENTE NOVAMENTE
115A2IRREVERSÍVELERRO NO CARTÃOVERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
115A2IRREVERSÍVELVALOR DA PARCELA INVÁLIDAPARCELAMENTO INVÁLIDO - NÃO TENTE NOVAMENTE
116A5REVERSÍVELSALDO/LIMITE INSUFICIENTENÃO AUTORIZADA
117A6REVERSÍVELSENHA INVÁLIDASENHA INVÁLIDA
121A5REVERSÍVELSALDO/LIMITE INSUFICIENTENÃO AUTORIZADA
1228IRREVERSÍVELNÚMERO CARTÃO NÃO PERTENCE AO EMISSOR / NÚMERO CARTÃO INVÁLIDOVERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
1228IRREVERSÍVELVIOLAÇÃO DE SEGURANÇA (INVÁLIDO OU NÃO PRESENTE)VERIFIQUE OS DADOS DO CARTÃO
180A7IRREVERSÍVELSENHA VENCIDA / ERRO DE CRIPTOGRAFIA DE SENHASENHA INVÁLIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
180A7IRREVERSÍVELCARTÃO INVÁLIDO (criptograma)ERRO NO CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
181A3IRREVERSÍVELERRO DE FORMATO (MENSAGERIA)ERRO NO CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
200-IRREVERSÍVELTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
200FDIRREVERSÍVELCARTÃO PERDIDOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
200FDIRREVERSÍVELCARTÃO ROUBADOTRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA - NÃO TENTE NOVAMENTE
200FDIRREVERSÍVELFRAUDE CONFIRMADATRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO - NÃO TENTE NOVAMENTE
911AEREVERSÍVELFALHA DO SISTEMAFALHA DE COMUNICAÇÃO - TENTE MAIS TARDE
912A1REVERSÍVELEMISSOR FORA DO ARFALHA DE COMUNICAÇÃO - TENTE MAIS TARDE

Outros códigos retornados em ReturnCode

Código RespostaDefiniçãoSignificadoAçãoPermite Retentativa
0Transação autorizada com sucesso.Transação autorizada com sucesso.Transação autorizada com sucesso.Não
002Credenciais inválidasExiste algum bloqueio do terminal na CieloEntre em contato com o suporte e-commerce CieloSim
2Transação não autorizada. Transação referida.Transação não autorizada. Referida (suspeita de fraude) pelo banco emissor.Transação não autorizada. Entre em contato com seu banco emissor.Não
9Transação cancelada parcialmente com sucesso.Transação cancelada parcialmente com sucessoTransação cancelada parcialmente com sucessoNão
11Transação autorizada com sucesso para cartão emitido no exteriorTransação autorizada com sucesso.Transação autorizada com sucesso.Não
21Cancelamento não efetuado. Transação não localizada.Não foi possível processar o cancelamento. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo.Não foi possível processar o cancelamento. Tente novamente mais tarde. Persistindo o erro, entrar em contato com a loja virtual.Não
22Parcelamento inválido. Número de parcelas inválidas.Não foi possível processar a transação. Número de parcelas inválidas. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo.Não foi possível processar a transação. Valor inválido. Refazer a transação confirmando os dados informados. Persistindo o erro, entrar em contato com a loja virtual.Não
24Quantidade de parcelas inválido.Não foi possível processar a transação. Quantidade de parcelas inválido. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo.Não foi possível processar a transação. Quantidade de parcelas inválido. Refazer a transação confirmando os dados informados. Persistindo o erro, entrar em contato com a loja virtual.Não
60Transação não autorizada.Transação não autorizada. Tente novamente. Se o erro persistir o portador deve entrar em contato com o banco emissor.Não foi possível processar a transação. Tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com seu banco emissor.Apenas 4 vezes em 16 dias.
67Transação não autorizada. Cartão bloqueado para compras hoje.Transação não autorizada. Cartão bloqueado para compras hoje. Bloqueio pode ter ocorrido por excesso de tentativas inválidas. O cartão será desbloqueado automaticamente à meia noite.Transação não autorizada. Cartão bloqueado temporariamente. Entre em contato com seu banco emissor.A partir do dia seguinte, apenas 4 vezes em 16 dias.
70Transação não autorizada. Limite excedido/sem saldo.Transação não autorizada. Limite excedido/sem saldo.Transação não autorizada. Entre em contato com seu banco emissor.A partir do dia seguinte, apenas 4 vezes em 16 dias.
72Cancelamento não efetuado. Saldo disponível para cancelamento insuficiente.Cancelamento não efetuado. Saldo disponível para cancelamento insuficiente. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo.Cancelamento não efetuado. Tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.Não
79Transação Mastercard não permitida para o cartãoTransação não autorizada. Não é possível processar a transação devido a erro relacionado ao cartão do portador. Solicite ao portador que entre em contato com o banco emissor.Entre em contato com o seu bancoNão
80Transação não autorizada. Divergencia na data de transação/pagamento.Transação não autorizada. Data da transação ou data do primeiro pagamento inválida.Transação não autorizada. Refazer a transação confirmando os dados.Não
82Transação Mastercard não autorizada. Ligue para o emissorTransação não autorizada devido a regras do emissor. Oriente o portador a entrar em contato com o banco emissor.Entre em contato com o seu bancoNão
83Transação Mastercard suspeita de fraudeTransação não autorizada. Suspeita de fraude pelo banco emissor.Entre em contato com o seu bancoNão
85Transação não permitida. Falha da operação.Transação não permitida. Houve um erro no processamento.Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir pode haver um problema no terminal do lojista, nesse caso o lojista deve entrar em contato com a Cielo.Transação não permitida. Informe os dados do cartão novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.Não
89Erro na transação.Transação não autorizada. Erro na transação. O portador deve tentar novamente e se o erro persistir, entrar em contato com o banco emissor.Transação não autorizada. Erro na transação. Tente novamente e se o erro persistir, entre em contato com seu banco emissor.Apenas 4 vezes em 16 dias.
90Transação não permitida. Falha da operação.Transação não permitida. Houve um erro no processamento.Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir pode haver um problema no terminal do lojista, nesse caso o lojista deve entrar em contato com a Cielo.Transação não permitida. Informe os dados do cartão novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.Não
97Valor não permitido para essa transação.Transação não autorizada. Valor não permitido para essa transação.Transação não autorizada. Valor não permitido para essa transação.Não
98Sistema/comunicação indisponível.Transação não autorizada. Sistema do emissor sem comunicação. Se for geral, verificar SITEF, GATEWAY e/ou Conectividade.Sua Transação não pode ser processada, Tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.Apenas 4 vezes em 16 dias.
475Timeout de CancelamentoA aplicação não respondeu dentro do tempo esperado.Realizar uma nova tentativa após alguns segundos. Persistindo, entrar em contato com o Suporte.Não
999Sistema/comunicação indisponível.Transação não autorizada. Sistema do emissor sem comunicação. Tente mais tarde. Pode ser erro no SITEF, favor verificar !Sua Transação não pode ser processada, Tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.A partir do dia seguinte, apenas 4 vezes em 16 dias.
AATempo ExcedidoTempo excedido na comunicação com o banco emissor. Oriente o portador a tentar novamente, se o erro persistir será necessário que o portador contate seu banco emissor.Tempo excedido na sua comunicação com o banco emissor, tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, entre em contato com seu banco.Apenas 4 vezes em 16 dias.
AFTransação não permitida. Falha da operação.Transação não permitida. Houve um erro no processamento.Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir pode haver um problema no terminal do lojista, nesse caso o lojista deve entrar em contato com a Cielo.Transação não permitida. Informe os dados do cartão novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.Não
AGTransação não permitida. Falha da operação.Transação não permitida. Houve um erro no processamento.Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir pode haver um problema no terminal do lojista, nesse caso o lojista deve entrar em contato com a Cielo.Transação não permitida. Informe os dados do cartão novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.Não
AHTransação não permitida. Cartão de crédito sendo usado com débito. Use a função crédito.Transação não permitida. Cartão de crédito sendo usado com débito. Solicite ao portador que selecione a opção de pagamento Cartão de Crédito.Transação não autorizada. Tente novamente selecionando a opção de pagamento cartão de crédito.Não
AITransação não autorizada. Autenticação não foi realizada.Transação não autorizada. Autenticação não foi realizada. O portador não concluiu a autenticação. Solicite ao portador que reveja os dados e tente novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a Cielo informando o BIN (6 primeiros dígitos do cartão)Transação não autorizada. Autenticação não foi realizada com sucesso. Tente novamente e informe corretamente os dados solicitado. Se o erro persistir, entre em contato com o lojista.Não
AJTransação não permitida. Transação de crédito ou débito em uma operação que permite apenas Private Label. Tente novamente selecionando a opção Private Label.Transação não permitida. Transação de crédito ou débito em uma operação que permite apenas Private Label. Solicite ao portador que tente novamente selecionando a opção Private Label. Caso não disponibilize a opção Private Label verifique na Cielo se o seu estabelecimento permite essa operação.Transação não permitida. Transação de crédito ou débito em uma operação que permite apenas Private Label. Tente novamente e selecione a opção Private Label. Em caso de um novo erro entre em contato com a loja virtual.Não
AVTransação não autorizada. Dados InválidosFalha na validação dos dados da transação. Oriente o portador a rever os dados e tentar novamente.Falha na validação dos dados. Reveja os dados informados e tente novamente.Apenas 4 vezes em 16 dias.
BDTransação não permitida. Falha da operação.Transação não permitida. Houve um erro no processamento.Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir pode haver um problema no terminal do lojista, nesse caso o lojista deve entrar em contato com a Cielo.Transação não permitida. Informe os dados do cartão novamente. Se o erro persistir, entre em contato com a loja virtual.Não
BLTransação não autorizada. Limite diário excedido.Transação não autorizada. Limite diário excedido. Solicite ao portador que entre em contato com seu banco emissor.Transação não autorizada. Limite diário excedido. Entre em contato com seu banco emissor.A partir do dia seguinte, apenas 4 vezes em 16 dias.
BMTransação não autorizada. Cartão InválidoTransação não autorizada. Cartão inválido. Pode ser bloqueio do cartão no banco emissor ou dados incorretos. Tente usar o Algoritmo de Lhum (Mod 10) para evitar transações não autorizadas por esse motivo.Transação não autorizada. Cartão inválido. Refaça a transação confirmando os dados informados.Não
BNTransação não autorizada. Cartão ou conta bloqueado.Transação não autorizada. O cartão ou a conta do portador está bloqueada. Solicite ao portador que entre em contato com seu banco emissor.Transação não autorizada. O cartão ou a conta do portador está bloqueada. Entre em contato com seu banco emissor.Não
BOTransação não permitida. Falha da operação.Transação não permitida. Houve um erro no processamento. Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir, entre em contato com o banco emissor.Transação não permitida. Houve um erro no processamento. Digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir, entre em contato com o banco emissor.Apenas 4 vezes em 16 dias.
BPTransação não autorizada. Conta corrente inexistente.Transação não autorizada. Não possível processar a transação por um erro relacionado ao cartão ou conta do portador. Solicite ao portador que entre em contato com o banco emissor.Transação não autorizada. Não possível processar a transação por um erro relacionado ao cartão ou conta do portador. Entre em contato com o banco emissor.Não
BP 171Rejeitada por risco de fraude (Velocity).Está relacionado a regras do VelocityTente novamente após 1 hora.Sim
BP 176Transação não permitida.Parceiro deve checar se o processo de integração foi concluído com sucesso.Parceiro deve checar se o processo de integração foi concluído com sucesso.
BP 900Falha na operação.Está relacionado a alguma falha na operação (processo de envio da requisição).Tente novamente em 30 minutos. Recomendamos realizar a consulta do status da transação antes de fazer uma nova tentativa de autorização.Sim
BP 901Falha na operação.Está relacionado a alguma falha na autorização.Tente novamente em 30 minutos. Recomendamos realizar a consulta do status da transação antes de fazer uma nova tentativa de autorização.Sim
BP 902Aguarde resposta da operação anterior.Está relacionado a alguma falha na captura.Tente novamente.Sim
BP 903Falha no Cancelamento.Está relacionado a alguma falha no cancelamento.Tente novamente.Sim
BP 904Falha na Consulta.Está relacionado a alguma falha na consulta.Tente novamente.Sim
BRTransação não autorizada. Conta encerradaA conta do portador está encerrada. Solicite ao portador que entre em contato com seu banco emissor.A conta do portador está encerrada. Solicite ao portador que entre em contato com seu banco emissor.Não
C1Transação não permitida. Cartão não pode processar transações de débito.Troque a modalidade de pagamento ou o cartão utilizado.Troque a modalidade de pagamento ou o cartão utilizado.Não
C2Transação não permitida.Dados incorretos. Favor rever os dados preenchidos na tela de pagamento.Dados incorretos. Favor rever os dados preenchidos na tela de pagamento.Não
C3Transação não permitida.Período inválido para este tipo de transação.Período inválido para este tipo de transação.Não
CFTransação não autorizada.C79:J79 Falha na validação dos dados.Transação não autorizada. Falha na validação dos dados. Solicite ao portador que entre em contato com o banco emissor.Transação não autorizada. Falha na validação dos dados. Entre em contato com o banco emissor.Não
CGTransação não autorizada. Falha na validação dos dados.Transação não autorizada. Falha na validação dos dados. Solicite ao portador que entre em contato com o banco emissor.Transação não autorizada. Falha na validação dos dados. Entre em contato com o banco emissor.Não
DFTransação não permitida. Falha no cartão ou cartão inválido.Transação não permitida. Falha no cartão ou cartão inválido. Solicite ao portador que digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir, entre em contato com o bancoTransação não permitida. Falha no cartão ou cartão inválido. Digite novamente os dados do cartão, se o erro persistir, entre em contato com o bancoApenas 4 vezes em 16 dias.
DMTransação não autorizada. Limite excedido/sem saldo.Transação não autorizada. Limite excedido/sem saldo.Transação não autorizada. Entre em contato com seu banco emissor.A partir do dia seguinte, apenas 4 vezes em 16 dias.
DQTransação não autorizada. Falha na validação dos dados.Transação não autorizada. Falha na validação dos dados. Solicite ao portador que entre em contato com o banco emissor.Transação não autorizada. Falha na validação dos dados. Entre em contato com o banco emissor.Não
DSTransação não permitida para o cartãoTransação não autorizada. Transação não permitida para o cartão.Transação não autorizada. Entre em contato com seu banco emissor.Apenas 4 vezes em 16 dias.
EBNúmero de parcelas maior que o Permitido.Transação não autorizada. Entre em contato com a Cielo e verifique se o cadastro possui parcelamento liberado.Transação não autorizada. Entre em contato com a Cielo e verifique se o cadastro possui parcelamento liberado.Sim
EETransação não permitida. Valor da parcela inferior ao mínimo permitido.Transação não permitida. Valor da parcela inferior ao mínimo permitido. Não é permitido parcelas inferiores a R$ 5,00. Necessário rever calculo para parcelas.Transação não permitida. O valor da parcela está abaixo do mínimo permitido. Entre em contato com a loja virtual.Não
EKTransação não permitida para o cartãoTransação não autorizada. Transação não permitida para o cartão.Transação não autorizada. Entre em contato com seu banco emissor.Apenas 4 vezes em 16 dias.
FCTransação não autorizada. Ligue EmissorTransação não autorizada. Oriente o portador a entrar em contato com o banco emissor.Transação não autorizada. Entre em contato com seu banco emissor.Não
FETransação não autorizada. Divergencia na data de transação/pagamento.Transação não autorizada. Data da transação ou data do primeiro pagamento inválida.Transação não autorizada. Refazer a transação confirmando os dados.Não
FFCancelamento OKTransação de cancelamento autorizada com sucesso. ATENÇÂO: Esse retorno é para casos de cancelamentos e não para casos de autorizações.Transação de cancelamento autorizada com sucessoNão
FGTransação não autorizada. Ligue AmEx 08007285090.Transação não autorizada. Oriente o portador a entrar em contato com a Central de Atendimento AmEx.Transação não autorizada. Entre em contato com a Central de Atendimento AmEx no telefone 08007285090Não
GAAguarde ContatoTransação não autorizada. Referida pelo Lynx Online de forma preventiva.Transação não autorizada. lojista deve aguardar contato por parte da CieloNão
GFTransação negada.Transação não autorizada, verifique se o IP informado está liberado para processar a transaçãoTransação não permitida. Entre em contato com a Cielo.Não
GDTransação não permitida.Transação não permitida. Entre em contato com a Cielo.Transação não permitida. Entre em contato com a Cielo.
GTTransação negada.Ataque de força bruta.Transação não permitida. Entre em contato com a Cielo.Não
GKTransação negada.Bloqueio temporário por ataque de força bruta.Transação não permitida. Entre em contato com a Cielo.Não
HJTransação não permitida. Código da operação inválido.Transação não permitida. Código da operação Coban inválido.Transação não permitida. Código da operação Coban inválido. Entre em contato com o lojista.Não
IATransação não permitida. Indicador da operação inválido.Transação não permitida. Indicador da operação Coban inválido.Transação não permitida. Indicador da operação Coban inválido. Entre em contato com o lojista.Não
KATransação não permitida. Falha na validação dos dados.Transação não permitida. Houve uma falha na validação dos dados. Solicite ao portador que reveja os dados e tente novamente. Se o erro persistir verifique a comunicação entre loja virtual e Cielo.Transação não permitida. Houve uma falha na validação dos dados. reveja os dados informados e tente novamente. Se o erro persistir entre em contato com a Loja Virtual.Não
KBTransação não permitida. Selecionado a opção incorrente.Transação não permitida. Selecionado a opção incorreta. Solicite ao portador que reveja os dados e tente novamente. Se o erro persistir deve ser verificado a comunicação entre loja virtual e Cielo.Transação não permitida. Selecionado a opção incorreta. Tente novamente. Se o erro persistir entre em contato com a Loja Virtual.Não
KETransação não autorizada. Falha na validação dos dados.Transação não autorizada. Falha na validação dos dados. Opção selecionada não está habilitada. Verifique as opções disponíveis para o portador.Transação não autorizada. Falha na validação dos dados. Opção selecionada não está habilitada. Entre em contato com a loja virtual.Não
NRTransação não permitida.Transação não permitida.Transação não permitida. Retentar a transação após 30 diasRetentar a transação após 30 dias.
RPTransação não permitida.Transação não permitida.Transação não permitida. Retentar a transação após 72hRetentar a transação após 72 horas.
SCTransação não permitida.Transação não permitida. Pagamento recorrente, serviço cancelado. Não retentar.Transação não permitida. Pagamento recorrente, serviço cancelado. Não retentar.Não.
U3Transação não permitida. Falha na validação dos dados.Transação não permitida. Houve uma falha na validação dos dados. Solicite ao portador que reveja os dados e tente novamente. Se o erro persistir verifique a comunicação entre loja virtual e Cielo.Transação não permitida. Houve uma falha na validação dos dados. reveja os dados informados e tente novamente. Se o erro persistir entre em contato com a Loja Virtual.Não
6PTransação não autorizada. Dados InválidosFalha na validação dos dados da transação. Oriente o portador a rever os dados e tentar novamente.Falha na validação dos dados. Reveja os dados informados e tente novamente.Apenas 4 vezes em 16 dias


.