Fingerprint com a ClearSale

O Fingerprint é a identificação digital do dispositivo do comprador. Essa identificação é composta por uma série de dados coletados na página de checkout do site ou aplicativo como:

  • Localização precisa (quando habilitada permissão pelo usuário);
  • Identificadores de publicidade do dispositivo (quando habilitada permissão pelo usuário);
  • Características físicas do dispositivo (tela, bateria, teclado, espaço livre em disco, modelo, nome do dispositivo);
  • Características de software (versão, idioma, build, controle parental);
  • Informações de rede (conexões, IP);
  • Operadora do SimCard.

ℹ️

Importante

Para atender aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inclua a informação sobre coleta de dados do dispositivo do comprador na política de cookies do seu e-commerce.

Fluxo do Fingerprint com a ClearSale

Para análises via ClearSale, o Fingerprint é criado antes da requisição de análise de fraude por meio de um script em JavaScript.

A criação do Fingerprint acontece separada da requisição de análise de fraude.

Veja a representação do fluxo de criação do Fingerprint e requisição de análise de fraude:

Fluxo de criação do Fingerprint e requisição de análise de fraude

Etapa de criação do Fingerprint

1. O comprador preenche os dados solicitados na página de checkout da loja (website ou aplicativo);

2. A página de checkout da loja, já configurada com o código do Fingerprint, coleta os dados do comprador e executa o script de identificação do dispositivo (criação do Fingerprint).

Etapa de análise de fraude

3. A loja envia a requisição de análise de fraude com o campo Customer.BrowserFingerprint (com o valor do session_id) para o Antifraude Gateway;

4. O Antifraude Gateway valida a requisição e solicita a análise de fraude para a ClearSale;

5. A ClearSale realiza a análise de fraude levando em conta o Fingerprint do dispositivo e envia a recomendação de aceitar, rejeitar ou revisar* a transação para o Antifraude Gateway;

6. O Antifraude Gateway retorna o resultado da análise de fraude para a loja;

7. A loja retorna o status da transação (aprovada ou não aprovada) ao comprador.

*Variável conforme o pacote contratado.