Sobre os códigos da API

A API E-commerce Cielo retorna quatro tipos de códigos que representam diferentes momentos da transação.
A seguir explicamos os códigos na ordem em que podem ocorrer:

Código

Descrição

HTTP Status Code

São códigos do padrão HTTP, retornados como resposta à requisição feita para a API. Eles informam se as informações enviadas à API estão de fato obtendo sucesso ao atingir nossos endpoints. Se valores diferentes de 200 ou 201 estejam aparecendo, há algum empecilho com a comunicação com a API.

Erros da API

Esses códigos são respostas a validação do conteúdo dos dados enviados. Se eles estão sendo exibidos, as chamadas a nossa API foram identificadas e estão sendo validadas. Se esse código for exibido, a requisição contém erros (como tamanho, condições, erros de cadastro) que impedem a criação da transação.
É retornado no momento da requisição à API

Status

Depois que a transação é criada, esses códigos serão retornados informando como a situação da transação no momento (exemplo: Autorizada > Capturada > Cancelada).
*É retornado no campoStatus *

Retorno das Vendas

Formado por um código de Retorno e uma mensagem, esses códigos indicam o motivo de um determinado Status dentro de uma transação.
Eles indicam, por exemplo, se uma transação com Status negada não foi autorizada devido saldo negativo no banco emissor.
São retornados nos camposReturnCode e ReturnMessage
Ocorrem somente em cartões de crédito e débito