Status da transação

Lista de status retornados pela API:

Código

Status do Pagamento

Meio de pagamento

Descrição

0

NotFinished

Todos

  • *Falha ao processar o pagamento**.
    Possíveis causas: dados incorretos, erro na requisição, timeout da adquirente, alguma instabilidade no processamento.
    Em caso de transação de débito, o comprador pode ter abandonado a compra.

1

Authorized

Todos

  • *Meio de pagamento apto a ser capturado ou pago (boleto)**.
    Para transação de boleto, significa que o boleto foi gerado com sucesso.
    Para transação com cartão, significa que houve a aprovação pelo banco emissor. Contudo, isso não significa que a transação foi concluída - para isso, é necessário uma segunda etapa, a captura da transação ou a efetivação do pagamento.

2

PaymentConfirmed

Todos

Pagamento confirmado e finalizado.

3

Denied

Cartões de crédito e débito (transferência eletrônica) e e-wallets.

  • *Pagamento negado por autorizador**.
    Possíveis causas: limite insuficiente, falta de pagamento do cartão, bandeira indisponível, bloqueio por fraude, entre outros.
    Para saber o real motivo da negação é necessário olhar o código de retorno gerado durante a transação.

10

Voided

Todos, exceto boleto.

  • *Pagamento cancelado**.
    É a suspensão da transação, isentando de taxa ou valores cobrados. As transações pré-autorizadas podem ser canceladas mesmo após às 23h59 da data de autorização. Já as transações capturadas podem ser canceladas até às 23h59 do mesmo dia da autorização, após esse horário o valor será estornado.

11

Refunded

Cartões de crédito e débito e e-wallets.

  • *Pagamento cancelado/estornado**.
    Significa que foi solicitado o cancelamento da transação, podendo ocorrer a partir das 0h00 do dia após a criação da transação. Independentemente do valor, só é possível realizar uma solicitação de estorno por transação. Isso pode acontecer por conta de dados incorretos ou por solicitação do comprador.

12

Pending

Cartões de crédito e débito (transferência eletrônica), e-wallets e Pix.

  • *Esperando retorno da instituição financeira**.
    Significa que a transação foi enviada em processo de pré-autorização, esperando uma resposta do banco emissor para validá-la.

13

Aborted

Todos

  • *Pagamento cancelado por falha no processamento**.
    Significa que a transação foi cancelada por falha de processamento. Também pode ser abortada, caso o Antifraude negue a transação antes da autorização.

20

Scheduled

Cartão de crédito e e-wallets.

  • *Recorrência agendada**.
    Significa que a transação terá uma recorrência agendada, ou seja, o valor da compra será recolhido no dia em que foi agendado pela loja.