Post de Notificação

Receba as atualizações no status das transações

O Post de Notificação é um webhook que envia notificações sobre mudanças no status da transação ou sobre criação de pedido recorrente.

Durante seu cadastro, você deve configurar uma URL (um endpoint) para que a nossa API envie as notificações.

Características da URL e do Post de notificação

Características
URLO endereço deve ser HTTPS;
Não se deve utilizar uma porta fora de padrão HTTPS (443);
A URL deve ser estática;
Tem limite de 255 caracteres.
Post de notificaçãoÉ disparado a cada 30 minutos;
Em caso de falha, são realizadas três novas tentativas.

Para aumentar a segurança, é possível cadastrar até três tipos de informações de retorno no cabeçalho para o seu endpoint. Com isso, seu endpoint só vai aceitar a notificação se a Cielo enviar o cabeçalho.

Para configurar as informações do header, informe ao Atendimento os itens a seguir:

  • KEY : nome do parâmetro;
  • VALUE: valor estático a ser retornado.

⚠️

Como existe a possibilidade de ocorrerem intermitências entre as APIs de envio e de recebimento, é recomendado fazer a sondagem (consulta) das transações pendentes (não pagas) que ainda não tenham sido atualizadas no dia.

Os parâmetros serão enviados à URL cadastrada, conforme demonstrado no exemplo a seguir.

Notificação enviada

{
   "PaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
   "ChangeType": 1
}
PropriedadeDescriçãoTipoTamanho
PaymentIdIdentificador que representa a transação.GUID36
ChangeTypeEspecifica o tipo de notificação. Obs.: Consulte a tabela abaixo.Número1
ChangeTypeDescrição
1Mudança de status do pagamento.
3Mudança de status do Antifraude.
6Boleto registrado pago a menor.
7Notificação de chargeback.
8Alerta de fraude.

Resposta esperada

A loja deve responder à notificação com: HTTP Status Code 200 OK.

Caso não seja retornada a resposta acima, haverá mais duas tentativas de envio do Post de Notificação.