Notificação enviada

Possíveis notificações de status de uma transação

Para receber a notificação de alteração de status da transação (ex.: confirmação de pagamento ou devolução), configure o campo "URL de Notificação" durante o cadastro de sua loja. O endereço deve ser HTTPS e não se deve utilizar uma porta fora do padrão HTTPS (443).

Veja o fluxo percorrido pelo post de notificação:

Fluxo Post de Notificação

⚠️

Atenção

Como existe a possibilidade de ocorrerem intermitências entre as APIs de envio e de recebimento, é necessário fazer a consulta (sondagem) das transações pendentes (não pagas) que ainda não tenham sido atualizadas no dia.

Os parâmetros serão enviados à URL cadastrada, conforme demonstrado no exemplo abaixo.

{
   "RecurrentPaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
   "PaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
   "ChangeType": 2
}
PropriedadeDescriçãoTipoTamanhoObrigatório?
RecurrentPaymentIdIdentificador que representa o pedido recorrente (aplicável somente para ChangeType 2 ou 4).GUID36Não
PaymentIdIdentificador que representa a transação.GUID36Sim
ChangeTypeEspecifica o tipo de notificação. Obs.: Consulte a tabela abaixo.Número1Sim
ChangeTypeDescrição
1Mudança de status do pagamento.
2Recorrência criada.
3Mudança de status do Antifraude.
4Mudança de status do pagamento recorrente (Ex.: desativação automática).
5Estorno negado (aplicável para Rede).
6Boleto registrado pago a menor.
7Notificação de chargeback. Exclusivo para clientes integrados à Risk Notification API (legado).
8Alerta de fraude.

⚠️

A API Risk Notification está sendo descontinuada. O novo serviço de consulta, aceite e disputa de chargebacks da Cielo é a API de Chargeback.

Resposta Esperada

É esperado o retorno da loja com a seguinte resposta: HTTP Status Code 200 OK.

Importante

  • Caso não seja retornada a resposta acima, haverá mais três tentativas de envio do Post de Notificação;
  • Cada tentativa terá o espaço de 2 horas entre cada uma delas.