Possíveis notificações de status de uma transação
Para receber notificações de alteração de status da transação (ex.: confirmação de pagamento ou devolução), é necessário configurar a URL de notificação.
Essa configuração é realizada pelo time de Atendimento durante o processo de cadastro da loja. Caso a URL não tenha sido definida, solicite a configuração por meio de um chamado.
O endereço deve ser HTTPS e não se deve utilizar uma porta fora do padrão HTTPS (443).
Veja o fluxo percorrido pelo post de notificação:
Atenção
Como existe a possibilidade de ocorrerem intermitências entre as APIs de envio e de recebimento, é necessário fazer a consulta (sondagem) das transações pendentes (não pagas) que ainda não tenham sido atualizadas no dia.
Os parâmetros serão enviados à URL cadastrada, conforme demonstrado no exemplo abaixo.
{
"RecurrentPaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
"PaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
"ChangeType": 2
}
| Propriedade | Descrição | Tipo | Tamanho | Obrigatório? |
|---|---|---|---|---|
RecurrentPaymentId | Identificador que representa o pedido recorrente (aplicável somente para ChangeType 2 ou 4). | GUID | 36 | Não |
PaymentId | Identificador que representa a transação. | GUID | 36 | Sim |
ChangeType | Especifica o tipo de notificação. Obs.: Consulte a tabela abaixo. | Número | 1 | Sim |
| ChangeType | Descrição |
|---|---|
| 1 | Indica que houve uma alteração no status na transação. Consulte a transação para verificar o status atual. |
| 2 | Recorrência criada. |
| 3 | Mudança de status do Antifraude. |
| 4 | Mudança de status do pagamento recorrente (Ex.: desativação automática). |
| 5 | Estorno negado (aplicável para Rede). |
| 6 | Boleto registrado pago a menor. |
| 7 | Notificação de chargeback. Exclusivo para clientes integrados à Risk Notification API (legado). |
| 8 | Alerta de fraude. |
| 25 | Transação cancelada ou estornada parcialmente. |
A API Risk Notification está sendo descontinuada. O novo serviço de consulta, aceite e disputa de chargebacks da Cielo é a API de Chargeback.
Resposta Esperada
É esperado o retorno da loja com a seguinte resposta: HTTP Status Code 200 OK.
Importante
- Caso não seja retornada a resposta acima, haverá mais três tentativas de envio do Post de Notificação;
- Cada tentativa terá o espaço de 2 horas entre cada uma delas.