Cartões de crédito e débito
Essa página descreve a jornada de pagamento para a pessoa compradora ao escolher pagar com cartão de crédito ou débito
A jornada de pagamento com cartão pode variar de acordo com o emissor e a configuração da loja. Em alguns casos, o processo ocorre de forma direta; em outros, há uma etapa adicional de autenticação 3DS para garantir mais segurança.
O 3DS (3-D Secure) é um protocolo que confirma se o comprador é o titular do cartão. Essa autenticação pode acontecer automaticamente ou exigir uma ação do comprador, como informar um código enviado pelo aplicativo do banco, por SMS etc.
- Para cartões de débito, o 3DS é obrigatório.
- Para cartões de crédito, é opcional.
Quando há desafio, o banco emissor pode solicitar dados adicionais para validar a identidade do comprador.
Saiba mais sobre o protocolo 3DS na documentação.
A seguir, você verá os dois cenários possíveis: com e sem desafio de autenticação 3DS.
Sem desafio de autenticação 3DS
Confira a seguir um exemplo de como são as telas de pagamento via cartão de crédito ou débito sem o desafio de autenticação 3DS na jornada de pagamento desktop do seu cliente, dentro do cenário de sucesso (pagamento aprovado).
- A pessoa compradora escolhe pagar com cartão de crédito ou débito:

- Ao optar por cartão de crédito ou débito, a pessoa compradora preenche os dados do cartão:

Para editar o endereço de cobrança, a pessoa compradora deve desmarcar a opção “Meu endereço de cobrança é o mesmo de entrega” e preencher o CEP do novo endereço.
- A pessoa compradora preenche os dados pessoais, revisa o pedido e conclui compra;

- A compra é finalizada e a tela de resumo do pedido é exibida.

Com desafio de autenticação 3DS
A jornada de pagamento com cartão de crédito ou débito pode incluir uma etapa adicional de autenticação 3DS, dependendo do emissor do cartão e da configuração da loja.
Importante:
As imagens a seguir são ilustrativas e representam exemplos comuns de como os bancos costumam apresentar o desafio de autenticação 3ds. A aparência pode variar conforme o emissor do cartão.
- Após preencher os dados do cartão e os dados pessoais, a pessoa compradora é redirecionada para a tela de autenticação do banco emissor, onde realiza a autenticação (ex.: digitação de código, reconhecimento facial, etc.):

- Após a autenticação bem-sucedida, a compra é finalizada e a tela de resumo do pedido é exibida.

Exemplos de erros na autenticação 3DS
Durante a etapa de autenticação 3DS, podem ocorrer falhas que impedem a finalização da compra. Abaixo estão os principais exemplos:
- Erro na autenticação.
Esse erro pode ocorrer por regras específicas do banco ou da bandeira.

- Cartão não autenticável.
O cartão não é elegível para autenticação 3DS.

- Ocorreu um erro inesperado na autenticação.
Erro técnico ou instabilidade.

- Bandeira não suporta autenticação.
A bandeira utilizada não é compatível com a autenticação 3DS

Solução recomendada:
O estabelecimento deve orientar a pessoa compradora a tentar novamente com outro cartão ou escolher uma forma diferente de pagamento disponível na loja.
Updated 6 days ago