5. Configure a captura e Antifraude

Uma transação de cartão de crédito é enviada para a autorização da Cielo (adquirente) e, em seguida, será submetida à análise de fraude. Em seguida, de acordo com o resultado da análise de fraude, a transação poderá ser capturada automaticamente ou manualmente.

Ao acessar as configurações da sua loja, procure a sessão Antifraude e captura automática. Selecione a opção desejada:


Opção de capturaDescrição
Nunca fazer a Captura AutomáticaPara toda transação de cartão de crédito autorizada será necessário que o estabelecimento efetue a captura manual da transação (requisição de captura).
Sempre fazer Captura AutomáticaToda transação de cartão de crédito autorizada de baixo ou médio risco será capturada automaticamente.
Somente fazer captura Automática das transações de Baixo Risco no AntifraudeTransações de cartão de crédito (autorizadas) de baixo risco, transações autenticadas pelo 3DS e transações de QR code serão capturadas automaticamente. As transações de médio risco ficarão aguardando a captura manual.

Análise de Fraude

Transações de crédito autorizadas serão enviadas para análise de fraude. Todas as transações classificadas como alto risco serão automaticamente canceladas, sem exceção.

STATUS ANTIFRAUDEDESCRIÇÃO
Baixo RiscoBaixo risco de ser uma transação fraudulenta.
Médio RiscoMédio risco de ser uma transação fraudulenta.
Alto RiscoAlto risco de ser uma transação fraudulenta.
Não finalizadoNão foi possível finalizar a consulta.

Além dos status da tabela acima, é possível que o Antifraude retorne o status N/A. O status N/A pode retornar nas seguintes situações:

  • Quando a transação é autenticada pelo banco emissor via protocolo 3DS não é passível de análise pelo Antifraude;
  • Quando o meio de pagamento não é passível de análise pelo Antifraude como cartões de débito, boleto e Pix;
  • Quando é uma transação de crédito recorrente posterior a transação de agendamento. Somente o Agendamento é analisado;
  • Quando a venda de cartão de crédito foi negada - não é passível de análise pelo Antifraude.

No site Cielo, a análise será apresentada em Detalhes do Pedido:


Você pode visualizar o status do Antifraude acessando os detalhes da compra, na aba Pedidos e clicando em +.

  • Para capturar uma transação que não foi capturada automaticamente, vá para a referência da API para Capturar valor total ou parcial.
  • Para cancelar uma transação que não foi capturada automaticamente, vá para a referência da API para Cancelar valor total ou parcial.