5. Configure a captura e Antifraude
Uma transação de cartão de crédito é enviada para a autorização da Cielo (adquirente) e, em seguida, será submetida à análise de fraude. Em seguida, de acordo com o resultado da análise de fraude, a transação poderá ser capturada automaticamente ou manualmente.
Ao acessar as configurações da sua loja, procure a sessão Antifraude e captura automática. Selecione a opção desejada:
Opção de captura | Descrição |
---|---|
Nunca fazer a Captura Automática | Para toda transação de cartão de crédito autorizada será necessário que o estabelecimento efetue a captura manual da transação (requisição de captura). |
Sempre fazer Captura Automática | Toda transação de cartão de crédito autorizada de baixo ou médio risco será capturada automaticamente. |
Somente fazer captura Automática das transações de Baixo Risco no Antifraude | Transações de cartão de crédito (autorizadas) de baixo risco, transações autenticadas pelo 3DS e transações de QR code serão capturadas automaticamente. As transações de médio risco ficarão aguardando a captura manual. |
Análise de Fraude
Transações de crédito autorizadas serão enviadas para análise de fraude. Todas as transações classificadas como alto risco serão automaticamente canceladas, sem exceção.
STATUS ANTIFRAUDE | DESCRIÇÃO |
---|---|
Baixo Risco | Baixo risco de ser uma transação fraudulenta. |
Médio Risco | Médio risco de ser uma transação fraudulenta. |
Alto Risco | Alto risco de ser uma transação fraudulenta. |
Não finalizado | Não foi possível finalizar a consulta. |
Além dos status da tabela acima, é possível que o Antifraude retorne o status N/A. O status N/A pode retornar nas seguintes situações:
- Quando a transação é autenticada pelo banco emissor via protocolo 3DS não é passível de análise pelo Antifraude;
- Quando o meio de pagamento não é passível de análise pelo Antifraude como cartões de débito, boleto e Pix;
- Quando é uma transação de crédito recorrente posterior a transação de agendamento. Somente o Agendamento é analisado;
- Quando a venda de cartão de crédito foi negada - não é passível de análise pelo Antifraude.
No site Cielo, a análise será apresentada em Detalhes do Pedido:
Você pode visualizar o status do Antifraude acessando os detalhes da compra, na aba Pedidos e clicando em +.
- Para capturar uma transação que não foi capturada automaticamente, vá para a referência da API para Capturar valor total ou parcial.
- Para cancelar uma transação que não foi capturada automaticamente, vá para a referência da API para Cancelar valor total ou parcial.
Updated 4 months ago