Cartão de crédito e débito

As soluções de Link de Pagamento e Checkout Cielo permitem que a loja aceite pagamentos com cartões de crédito e débito de forma segura e integrada.

A jornada de pagamento com cartão pode variar de acordo com o emissor e a configuração da loja. Em alguns casos, o processo ocorre de forma direta; em outros, há uma etapa adicional de autenticação via protocolo 3DS (3-D Secure), que aumenta a segurança da transação ao confirmar se a pessoa compradora é a titular do cartão.

Essa autenticação pode acontecer automaticamente ou exigir uma ação da pessoa compradora, como informar um código enviado pelo aplicativo do banco, por SMS, entre outros.

  • Para cartões de débito, o 3DS é obrigatório.
  • Para cartões de crédito, o 3DS é opcional, podendo ser ativado conforme a estratégia da loja.

Quando há desafio, o banco emissor pode solicitar dados adicionais para validar a identidade da pessoa compradora.

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Saiba mais sobre o protocolo 3DS

Jornada de pagamento

A seguir, você verá os dois cenários possíveis: com e sem desafio de autenticação 3DS.

Sem desafio de autenticação 3DS

Confira a seguir um exemplo de como são as telas de pagamento via cartão de crédito ou débito sem o desafio de autenticação 3DS na jornada de pagamento desktop do seu cliente, dentro do cenário de sucesso (pagamento aprovado).

  1. A pessoa compradora escolhe pagar com cartão de crédito ou débito:
  1. Ao optar por cartão de crédito ou débito, a pessoa compradora preenche os dados do cartão:
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Para editar o endereço de cobrança, a pessoa compradora deve desmarcar a opção “Meu endereço de cobrança é o mesmo de entrega” e preencher o CEP do novo endereço.

  1. A pessoa compradora preenche os dados pessoais, revisa o pedido e conclui compra;
  1. A compra é finalizada e a tela de resumo do pedido é exibida.

Com desafio de autenticação 3DS

A jornada de pagamento com cartão de crédito ou débito pode incluir uma etapa adicional de autenticação 3DS, dependendo do emissor do cartão e da configuração da loja.

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Importante:

As imagens a seguir são ilustrativas e representam exemplos comuns de como os bancos costumam apresentar o desafio de autenticação 3ds. A aparência pode variar conforme o emissor do cartão.

  1. Após preencher os dados do cartão e os dados pessoais, a pessoa compradora é redirecionada para a tela de autenticação do banco emissor, onde realiza a autenticação (ex.: digitação de código, reconhecimento facial, etc.):
  1. Após a autenticação bem-sucedida, a compra é finalizada e a tela de resumo do pedido é exibida.

Exemplos de erros na autenticação 3DS

Durante a etapa de autenticação 3DS, podem ocorrer falhas que impedem a finalização da compra. Abaixo estão os principais exemplos:

  1. Erro na autenticação.

Esse erro pode ocorrer por regras específicas do banco ou da bandeira.

  1. Cartão não autenticável.

O cartão não é elegível para autenticação 3DS.

  1. Ocorreu um erro inesperado na autenticação.

Erro técnico ou instabilidade.

  1. Bandeira não suporta autenticação.

A bandeira utilizada não é compatível com a autenticação 3DS

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Solução recomendada:

O estabelecimento deve orientar a pessoa compradora a tentar novamente com outro cartão ou escolher uma forma diferente de pagamento disponível na loja.