Perguntas frequentes sobre o Link de Pagamento e Checkout Cielo

Dúvidas de negócio

Onde vejo a taxa de juros cobrada (MDR)?

A taxa de juros pode ser vista dentro do site Cielo ou entrando em contato com o suporte Cielo. A taxa varia de acordo com o ramo de atividade descrito em seu CNPJ.

Como alterar o e-mail de cadastro?

Entre em contato com o suporte Cielo e solicite a modificação dos dados de contato.

O Checkout funciona com pagamento internacionais?

Sim, o Checkout funciona com pagamentos internacionais e cartões emitidos fora do Brasil, entretanto o fornecimento de CPF e CEP são obrigatórios.

Quais meios de pagamento o Checkout Cielo suporta?

Veja o manual de integração para a lista completa de meios de pagamento

É possível realizar um pagamento usando dois cartões?

Não. Atualmente o Checkout e o Link de Pagamento não suportam o pagamento com dois cartões.

O Checkout Cielo suporta integrações mobile?

O Checkout Cielo suporta pagamentos mobile, mas não suporta integrações usando JavaScript.


Dúvidas de integração

Qual a diferença entre o Checkout Cielo e o Link de Pagamento?

  • Checkout Cielo: é usado quando a loja já tem um site e precisa de uma página de pagamento, na qual o comprador vai inserir seus dados (dados de identificação, endereço, entrega e pagamento);
  • Link de pagamento: é usado quando se deseja associar uma compra rápida/direta a um pedido. Cada produto cadastrado (ou conjunto de produtos) gera um link de pagamento de compra que pode ser compartilhado pelas redes sociais ou outro canal de preferência. Ao abrir o link de pagamento, a pessoa compradora vai ver uma página personalizada com o logo da sua loja e as opções de pagamento.

Como eu crio o Link de Pagamento?

O Link de Pagamento pode ser criado pelo site Cielo, pelo App Cielo Gestão ou pela API do Link de Pagamentos.

Quais informações eu preciso para montar uma página do Checkout?

A página do Checkout é criada por meio da integração com a API do Checkout. Os dados a serem preenchidos são:

  • Dados do pedido;
  • Carrinho de compras;
  • Dados de frete;
  • Dados do comprador.

Para consultar a requisição completa, acesse a Referência da API do Checkout.

Posso enviar um e-mail marketing como forma de cobrança?

Sim, por meio da Integração via Link de pagamento é possível enviar um e-mail marketing, ou uma cobrança por e-mail, adicionando ao HTML do e-mail, o Link de pagamento referente ao produto/serviço ofertado.

Para que serve a URL de retorno?

Ao finalizar a compra, o consumidor tem a opção de voltar ao site da loja ou ser direcionado para a página que a loja desejar. A função dessas URLs é conduzir automaticamente o consumidor para a página definida nesta opção.

Onde está a tela de finalização?

O Checkout não possui uma tela de finalização, apenas uma mensagem em _lightbox _apresentando o número do pedido e uma URL para que o comprador possa verificar o status do pedido.

O Lojista Checkout pode criar a própria tela de finalização e incluir a URL no campo URL de Retorno.

Quais certificados devo usar em meu servidor?

Os Certificados para uso do Checkout Cielo estão disponíveis no manual de integração

Por que alguns pedidos são marcados como "Não finalizados"?

Pedidos "Não finalizados" são pedidos abandonados pelos compradores durante o processo de autorização/Autenticação.
Alguns meios de pagamento, como cartões de crédito autenticados, cartão de débito e boletos registrados, exigem que o consumidor seja direcionado ao ambiente bancário para verificação de identidade.
Se o comprador abandonar a tela do banco, falhando no processo de autenticação, a transação é marcada como "não finalizada".


Dúvidas sobre notificação

Para que serve a URL de Notificação?

Ao finalizar uma transação, é enviado um POST com todos os dados da venda para a URL de Notificação, previamente cadastrada no site Cielo. O POST de notificação é enviado apenas no momento que a transação é finalizada, independentemente se houver alteração do status da transação.

Dessa maneira os dados do pedido ficam atualizados na área logada do site Cielo e também no backoffice da loja/plataforma.

Para que serve a URL de Mudança de Status?

Ela define para onde será enviado o POST indicando a alteração de status de uma transação, ou seja, quando um pedido tiver seu status alterado, será enviando um POST para a URL de mudança de status, previamente cadastrada no site Cielo. O POST de mudança de status não contém dados do carrinho, apenas dados de identificação do pedido.

Onde é feito o cadastro dessas URLs?

No site Cielo, no menu Link de Pagamento > Configurações.

Qual a diferença entre o Erro OPSSS antes e depois da exibição da tela do Checkout Cielo?

  • Antes da exibição da tela de Checkout: significa que houve algum dado errado no envio da transação. Dados obrigatórios podem estar faltando ou o formato é invalido. Aqui a loja sempre vai receber um e-mail informando o motivo do erro.
    Para o erro antes da exibição da tela, é exibido um código (os mesmos dos manuais) dentro do pedido no site Cielo.
  • Depois da exibição da tela de Checkout (quando a venda é finalizada): significa que há algum impedimento de cadastro que limita a venda. Exemplos: afiliação bloqueada, erro nos dados salvos no cadastro ou indisponibilidade do Checkout.

Onde encontro informações sobre códigos de retorno?

Os códigos retornados pelas APIs estão disponíveis em Status e Códigos.


Dúvidas sobre frete

Qual a relação entre os tipos de produtos e os tipos de fretes?

A opção de frete só estará disponível para o tipo de produto material físico.

Os tipos de frete que podem ser usados são:

  • Frete Fixo;
  • Frete Grátis.


Dúvidas sobre o modo teste

O que é o modo de teste do Link de Pagamentos e Checkout Cielo?

É um ambiente de testes no site Cielo, onde é possível simular todas as ações, como simular vendas e outras ações de teste (como cancelamentos, capturas e chargebacks).

ℹ️

Saiba mais sobre o modo teste na documentação.

Como ativar o modo teste?

O modo de teste pode ser ativado na aba Configurações, ao habilitar a caixa de seleção do Modo Teste. O modo teste somente se iniciará quando a seleção for salva.

O modo de teste tem algum custo adicional?

Não, não há taxas para uso do modo teste. O modo de teste é disponibilizado no momento da liberação da sua conta.