Autenticação facial nos pedidos de Link de Pagamento e Checkout
O que é o sistema de autenticação por biometria facial?
É um sistema que autentica o portador do cartão no momento do pagamento. Esse sistema conecta a biometria facial do portador com a titularidade dos cartões junto aos bancos emissores. É uma parceria com a empresa Único, e é diferente e apartado do protocolo 3DS.
Principais benefícios:
- Sistema já integrado no Link de Pagamento e Checkout Cielo e sem custo adicional;
- Minimiza transações com fraudes.
Quando que a autenticação por biometria facial é acionada no pagamento?
No Link de Pagamento e Checkout, esse serviço de biometria facial é acionado apenas nos cenários em que os pedidos forem classificados como Alto Risco pelo sistema de antifraude já integrado na ferramenta.
Para quais formas de pagamento a autenticação facial é acionada?
- Cartão de crédito;
- Click to Pay.
Quais são os requisitos para um pedido passar pela biometria facial?
- O estabelecimento é elegível ao serviço;
- É um pedido pago com cartão de crédito e iniciado pelo portador no pagamento do Link ou Checkout (não considera os pedidos subsequentes cobrados de forma automática em uma recorrência);
- É um pedido feito por uma pessoa física com CPF válido;
- O pedido não foi analisado pelo protocolo 3DS;
- O pedido foi autorizado pelo banco emissor e bandeira;
- O pedido foi analisado pelo antifraude integrado e classificado como Alto Risco;
- O cartão é elegível ao serviço de autenticação facial.
Como conferir se um pedido da minha loja passou pelo sistema de biometria facial?
Acesse o site Cielo > E-commerce > Meus Links > Pedidos. Você pode filtrar pedidos que passaram pelo sistema usando o filtro Filtrar somente vendas autenticadas por biometria facial. Ou, selecione o pedido que deseja consultar, e clique no “+” para ver detalhes do pedido e o Status da autenticação facial:
A imagem a seguir é um exemplo dos detalhes do pedido:
Atenção: o usuário portador do cartão tem até 1 hora pra realizar a autenticação facial do pedido. Se não realizada, a transação será cancelada automaticamente para sua segurança. Então antes de liberar o produto ou serviço vendido, aguarde até que a autenticação seja finalizada, e a transação fique com o status Pago ou Autorizado (Autorizado para o caso de sua loja estar com a configuração de captura automática desabilitada).
Como é a experiência de pagamento com autenticação facial para o comprador?
No momento do pagamento, uma tela informará que é necessário validar a identidade do portador para prosseguir. Ao clicar em Confirmar identidade, o portador será redirecionado para uma tela onde realizará a autenticação, seguindo as orientações para capturar a selfie. Após concluir a autenticação, ele será levado a uma tela de Confirmação em andamento. Assim que a validação for processada, o status final do pagamento aparecerá na tela.
A imagem a seguir ilustra um exemplo de um cenário de pagamento com frete:
Se a pessoa realizando a compra não for a titular do cartão, haverá um botão que permitirá compartilhar o link de autenticação facial com o titular, via WhatsApp, e-mail ou outro meio de preferência. O titular do cartão terá até 1 hora para completar a autenticação.
A imagem a seguir é um exemplo:
Se o usuário estiver realizando o pagamento em um dispositivo desktop, durante a autenticação facial, ele terá a opção de continuar pelo desktop utilizando a webcam (se disponível) ou prosseguir com um dispositivo móvel. Caso opte pela segunda alternativa, um QR Code será exibido na tela para ser escaneado, permitindo que a jornada de autenticação continue normalmente no dispositivo móvel.
A imagem a seguir exemplifica o momento em que o QR Code é gerado:
É possível desabilitar a o serviço de autenticação por biometria facial?
Se desejar, você pode desativar o serviço. Para habilitar ou desabilitar o serviço, acesse o site Cielo > e-commerce > meus links > configurações > configurações da loja > procure pela flag de Biometria facial para transações de alto risco. Clique em Salvar no botão mais abaixo.
A imagem a seguir é um exemplo:
Updated 10 days ago