Boleto
Vá para a Referência da API para acessar os exemplos completos de requisição e resposta.
Boleto Registrado
Com o objetivo de promover maior controle e segurança ao transacional de boletos no e-commerce e garantir mais confiabilidade e comodidade aos usuários, a FEBRABAN em conjunto com os bancos lançou a Nova Plataforma de Cobrança.
Desde 21 de julho de 2018 todos os boletos emitidos no e-commerce, obrigatoriamente, precisam ser registrados. Clique aqui para acessar o comunicado completo. Nessa modalidade, o lojista cria o boleto informando os dados do comprador, como nome, CPF ou CNPJ e endereço. Os dados do boleto ficam registrados em uma plataforma unificada.
Abaixo seguem os procedimentos de configuração de boletos em cada banco:
- Bradesco
- Banco do Brasil
- Itaú API
- Itaú Shopline *está sendo descontinuado pelo Itaú
- Santander
- Citibank
Boleto Caixa está indisponível por tempo indeterminado.
*O boleto Itaú Shopline será descontinuado pelo Itaú em 29 de outubro de 2025.
Criando uma transação de boleto
Veja abaixo a representação de um fluxo transacional padrão na criação de uma transação com boleto:
Para gerar um boleto, inclusive em ambiente Sandbox, é necessário fornecer dados do comprador como CPF ou CNPJ e endereço. Confira na Referência da API os exemplos completos de requisição e resposta para boleto.
Os parâmetros Payment.FineRate e Payment.FineAmount não devem ser utilizados em conjunto. A mesma regra se aplica aos parâmetros Payment.InterestRate e Payment.InterestAmount.
Conciliação de boletos
Para atualizar o status de um boleto para Pago, o Gateway de Pagamento deve receber dos bancos os arquivos CNAB com as liquidações referentes. Para habilitar sua loja a receber os arquivos bancários, basta seguir o procedimento descrito neste link.
Tipo de conciliação disponível para cada integração de boleto no Gateway de Pagamento:
| Banco | Tipo de conciliação |
|---|---|
| Bradesco | Conciliação por API |
| Itaú Shopline | Conciliação por API |
| Banco do Brasil | Conciliação por arquivo |
| Itaú API | Conciliação por arquivo |
| Santander | Conciliação por arquivo |
| Citibank | Conciliação por arquivo |
Não é possível cancelar transações de boleto.
ImportanteHá regras específicas para cada banco emissor. Consulte o tópico Regras Específicas por Banco Emissor para mais informações.
Updated 4 days ago