Devolução Pix

Caso o lojista precise cancelar uma transferência Pix, é possível realizar uma operação chamada de devolução. É importante ressaltar que a devolução não é uma operação instantânea, podendo ser acatada ou não pelo provedor Pix. Quando uma devolução é acatada, uma notificação é recebida pela loja.

Fluxo transacional de devolução Pix
  • É necessário que o comprador (usuário pagador) solicite para a loja (usuário recebedor) a devolução total ou parcial de um pagamento realizado, via algum meio de comunicação adequado;
  • A loja (usuário recebedor) concorda e identifica o pagamento original realizado pelo Pix.

Quando posso solicitar uma devolução Pix?

É possível solicitar uma devolução Pix quando, por exemplo, houver devolução do produto, erro na cobrança e indisponibilidade do produto em estoque.

Quem solicita a devolução Pix pelo Gateway de Pagamento?

A loja (vendedor que recebeu a transação Pix) é quem solicita a devolução ao Gateway de Pagamento, em acordo com o comprador. É importante se atentar aos prazos (de acordo com regulamento do Banco Central).

Como solicitar à devolução Pix?

Via API Gateway de Pagamento.

Regras para devolução Pix

  • A devolução ocorrerá somente se houver saldo;
  • Para transferências, vendas e demais transações com o Pix o prazo para cancelamento é de 90 dias, conforme especificação do Banco Central.

Regras para devolução Pix pelo provedor Cielo

  • É necessário que a conta transitória de Pix na Cielo seja do tipo transferência programada;
  • Os clientes que optarem pela transferência automática não terão saldo em conta de pagamento. Com isso não será possível efetuar a devolução com sucesso, e o retorno será “Lojista com saldo insuficiente para devolução”.