Como funciona a autorização com autenticação 3DS?
O processo de autorização de cartão autenticada via 3DS 2.2 ocorre em duas etapas:
- Etapa de autenticação: por meio do protocolo 3DS, a bandeira ou o emissor autentica que o comprador é de fato o titular do cartão. O protocolo é integrado ao e-commerce por meio de um script em JavaScript, que retorna o resultado da autenticação e alguns parâmetros que devem ser enviados na autorização. Saiba mais em Integração do script;
- Etapa de autorização: a loja submete a transação para autorização, informando os parâmetros retornados pelo script na etapa de autenticação. Saiba mais em Autorização com Autenticação.
O fluxo a seguir descreve as etapas de autenticação em alto nível:
1. O comprador escolhe pagar com cartão de crédito ou débito;
2. A loja executa um script, solicitando à Cielo autenticação através da solução 3DS 2.2;
3. A loja envia requisição com dados do comprador para a bandeira;
4. A bandeira envia a requisição para avaliação de risco do emissor;
5. O emissor avalia as informações e determina se fluxo será com ou sem desafio ao portador;
5.1. Se o emissor solicitar desafio, cria e envia a URL para a loja;
5.2. A loja apresenta lightbox do desafio na página de checkout para obter resposta do comprador;
5.3. O comprador responde o desafio, completando a autenticação;
6. O emissor envia o resultado da autenticação para o 3DS Server;
7. O 3DS Server envia resultado da autenticação. A loja decide seguir ou não para autorização.
A loja pode optar por submeter uma transação não autenticada para autorização; no entanto, nesse caso, a loja será responsável pelo risco se houver chargeback.
Fluxo com desafio x fluxo sem desafio
- Com desafio (challenge): o emissor exige que o comprador passe por uma validação adicional, que pode ser por SMS, token, reconhecimento facial ou biometria;
- Sem desafio (frictionless): o emissor entende que as informações analisadas são suficientes para identificar e autenticar o titular do cartão ou negar a autenticação.
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