Facilitadores de pagamento

Acompanhe as regras gerais para transações feitas por facilitadores de pagamento

Facilitadores de pagamento são intermediários que fornecem serviços de processamento e liquidação financeira para receber os pagamentos em cartão. Ou seja, ajudam a intermediar transações financeiras entre compradores e vendedores e entre vendedores e as credenciadoras, como a Cielo.

Os facilitadores de pagamentos são registrados nas bandeiras de acordo com categorias. No e-commerce Cielo atendemos as seguintes categorias:

  • Subcredenciadores e marketplaces;
  • Wallets (carteiras digitais), que subdivididas em:
    • SDWO de arranjo de compra;
    • SDWO de arranjo de transferência de fundos;

⚠️

Os facilitadores de pagamento estão sujeitos a normas internas da Cielo assim como regras do Banco Central, da Abecs e das bandeiras de cartão. Cada uma dessas entidades pode atualizar as suas regras a qualquer momento e o facilitador tem a obrigação de se adequar às novas regras para continuar operando.

ℹ️

Adquirente Cielo

No processo de credenciamento, a Cielo realiza procedimentos para identificar e enquadrar o facilitador de acordo com a atividade exercida. O facilitador é enquadrado de acordo com modelo de negócio, bandeira e arranjo de pagamento e, de acordo com o enquadramento, é registrado nas bandeiras e está sujeito a regras distintas. Todo o processo de credenciamento é acompanhado pelo gestor comercial Cielo.


Criação de pagamentos

Ao submeter uma requisição para criação de um pagamento pelo Gateway de Pagamento, é necessário enviar os parâmetros descritos na documentação Cielo e realizar os testes de mensageria no sandbox especificado. Caso os campos específicos da categoria de facilitador de pagamento não sejam enviados na mensageria transacional, a resposta será “XML inválido”. Além disso, a Cielo ou adquirente de escolha poderá solicitar campos adicionais específicos relacionados a determinados produtos, a depender do modelo de negócio e enquadramento como MCC dinâmico e Soft Descriptor, conforme determinações das bandeiras, Banco Central e Abecs.

Confira a seguir as diferentes categorias de facilitadores de pagamentos.


Subcredenciadores e marketplaces

Os subcredenciadores são participantes que credenciam estabelecimentos comerciais de ramos de atividades específicos no intuito de oferecer soluções de captura mais adequados às suas necessidades. Para isso, o subcredenciador se conecta à Cielo (credenciadora) e opera como um intermediador entre a credenciadora e os estabelecimentos comerciais. É um modelo muito usado por estabelecimentos menores e negócios de nicho, pois conseguem oferecer serviços mais customizados.

Os marketplaces são empresas que anunciam produtos ou serviços de terceiros em seus sites, e precisam credenciar seus vendedores (sub-sellers) e repassar os valores das vendas aos seus clientes (vendedores).

ℹ️

Liquidação dos valores das vendas

A Cielo (credenciadora) liquida no domicílio bancário do subcredenciador ou marketplace e este repassa os valores aos seus clientes (repassa os valores das vendas a terceiros).

Para garantir a transparência e rastreabilidade das transações financeiras, subcredenciadores e marketplaces devem informar dados específicos na criação de pagamentos pelo e-commerce. É obrigatório enviar:

  • SoftDescriptor;
  • Nome do subestabelecimento;
  • Endereço completo (rua, cidade, estado, país) do subestabelecimento;
  • CNPJ/CPF do subestabelecimento;
  • Razão social
  • Telefone;
  • ID Facilitador, conforme registro da bandeira;
  • ID do subestabelecimento; e
  • MCC do subestabelecimento.

👉

Confira na Referência da API o exemplo de requisição com todos os campos obrigatórios para subcredenciadores e marketplaces.


Wallets (carteiras digitais)

As carteiras digitais (wallets) disponibilizam em suas plataformas a possibilidade de o comprador cadastrar o seu cartão de crédito ou débito e, por meio da plataforma, realizar o pagamento a clientes parceiros das carteiras. Permitem também fazer pagamentos por QR Code e usar o cartão para depositar saldo na carteira e usar esse dinheiro posteriormente.

Há duas classificações:

  • Staged Digital Wallet Operators (SDWO) - com arranjo de compra
  • Staged Digital Wallet Operators (SDWO) - com arranjo de transferência de fundos

ℹ️

O tipo Consumer Bill Pay Services (CBPS) da bandeira Visa passou a ser classificado como SDWO de arranjo de transferência de fundos.


SDWO de arranjo de transferência de fundos

É quando portador usa um cartão (cartão não presente) atrelado a uma carteira digital SDWO para retirar ou enviar recursos, sem o objetivo de adquirir bem ou serviço de forma imediata.

Alguns exemplos de transferência de fundos são recarga de celular, recarga de cartão de transporte público e bilhete de loteria, entre outros.

O Gateway de Pagamento suporta seis tipos de SDWO de arranjo de transferência de fundos. Para cada tipo é necessário enviar um [MCC específico, que pode variar conforme a bandeira].

TipoDescriçãoExemplo
Me2MeTransferência de fundos de um cartão para uma conta, de mesma titularidade, dentro da SDWO.Colocar saldo na sua carteira digital usando um cartão da bandeira (seja crédito ou débito).
P2PTransferência de fundos de um cartão para uma conta, seguida de transferência para outra conta de diferente titularidade, dentro da SDWOColocar saldo na carteira digital de outra pessoa usando um cartão da bandeira (seja crédito ou débito).
Transferência para outro arranjoTransferência de fundos de um cartão para uma conta SDWO, seguida de uma transferência para outro arranjo (ex. Pix ou outra SDWO).Colocar saldo na sua carteira digital (ou de outra pessoa), escolher a opção pagar com Pix mas o débito do Pix será feito em um cartão da bandeira (seja crédito ou débito).
Boleto não identificadoTransferência de fundos de um cartão para uma conta, com propósito de pagamento de um boleto, dentro da SDWO, cujo cedente não foi informado pela SDWO.Pagar um boleto com um cartão da bandeira (seja crédito ou débito) usando a carteira digital e o boleto não possui identificação.
Boleto identificadoTransferência de fundos de um cartão para uma conta, com propósito de pagamento de um boleto, dentro da SDWO, cujo cedente foi informado pela SDWO.Pagar um boleto com um cartão da bandeira (seja crédito ou débito) usando a carteira digital e o boleto possui identificação.
PedágioTransferência de fundos de um cartão para uma conta, de mesma titularidade, dentro da SDWO de pedágio.Colocar saldo na carteira de pedágio (conta pré-paga) usando um cartão da bandeira (seja crédito ou débito).

* Atualmente o Gateway de Pagamento não suporta SDWO de arranjo de transferência de fundos para criptomoedas.

👉

Confira na Referência da API o exemplo de requisição com todos os campos obrigatórios para SDWO de arranjo de transferência de fundos e a tabela com os valores de MCC para cada tipo de transferência.