Facilitadores de pagamento
Acompanhe as regras gerais para transações feitas por facilitadores de pagamento
Facilitadores de pagamento são intermediários que fornecem serviços de processamento e liquidação financeira para receber os pagamentos em cartão. Ou seja, ajudam a intermediar transações financeiras entre compradores e vendedores e entre vendedores e as credenciadoras, como a Cielo.
Os facilitadores de pagamentos são registrados nas bandeiras de acordo com categorias. No e-commerce Cielo atendemos as seguintes categorias:
- Subcredenciadores e marketplaces;
- Wallets (carteiras digitais), que subdivididas em:
- SDWO de arranjo de compra;
- SDWO de arranjo de transferência de fundos;
Os facilitadores de pagamento estão sujeitos a normas internas da Cielo assim como regras do Banco Central, da Abecs e das bandeiras de cartão. Cada uma dessas entidades pode atualizar as suas regras a qualquer momento e o facilitador tem a obrigação de se adequar às novas regras para continuar operando.
Adquirente Cielo
No processo de credenciamento, a Cielo realiza procedimentos para identificar e enquadrar o facilitador de acordo com a atividade exercida. O facilitador é enquadrado de acordo com modelo de negócio, bandeira e arranjo de pagamento e, de acordo com o enquadramento, é registrado nas bandeiras e está sujeito a regras distintas. Todo o processo de credenciamento é acompanhado pelo gestor comercial Cielo.
Criação de pagamentos
Ao submeter uma requisição para criação de um pagamento pelo Gateway de Pagamento, é necessário enviar os parâmetros descritos na documentação Cielo e realizar os testes de mensageria no sandbox especificado. Caso os campos específicos da categoria de facilitador de pagamento não sejam enviados na mensageria transacional, a resposta será “XML inválido”. Além disso, a Cielo ou adquirente de escolha poderá solicitar campos adicionais específicos relacionados a determinados produtos, a depender do modelo de negócio e enquadramento como MCC dinâmico e Soft Descriptor, conforme determinações das bandeiras, Banco Central e Abecs.
Confira a seguir as diferentes categorias de facilitadores de pagamentos.
Subcredenciadores e marketplaces
Os subcredenciadores são participantes que credenciam estabelecimentos comerciais de ramos de atividades específicos no intuito de oferecer soluções de captura mais adequados às suas necessidades. Para isso, o subcredenciador se conecta à Cielo (credenciadora) e opera como um intermediador entre a credenciadora e os estabelecimentos comerciais. É um modelo muito usado por estabelecimentos menores e negócios de nicho, pois conseguem oferecer serviços mais customizados.
Os marketplaces são empresas que anunciam produtos ou serviços de terceiros em seus sites, e precisam credenciar seus vendedores (sub-sellers) e repassar os valores das vendas aos seus clientes (vendedores).
Liquidação dos valores das vendas
A Cielo (credenciadora) liquida no domicílio bancário do subcredenciador ou marketplace e este repassa os valores aos seus clientes (repassa os valores das vendas a terceiros).
Para garantir a transparência e rastreabilidade das transações financeiras, subcredenciadores e marketplaces devem informar dados específicos na criação de pagamentos pelo e-commerce. É obrigatório enviar:
SoftDescriptor
;- Nome do subestabelecimento;
- Endereço completo (rua, cidade, estado, país) do subestabelecimento;
- CNPJ/CPF do subestabelecimento;
- Razão social
- Telefone;
- ID Facilitador, conforme registro da bandeira;
- ID do subestabelecimento; e
- MCC do subestabelecimento.
Confira na Referência da API o exemplo de requisição com todos os campos obrigatórios para subcredenciadores e marketplaces.
Wallets (carteiras digitais)
As carteiras digitais (wallets) disponibilizam em suas plataformas a possibilidade de o comprador cadastrar o seu cartão de crédito ou débito e, por meio da plataforma, realizar o pagamento a clientes parceiros das carteiras. Permitem também fazer pagamentos por QR Code e usar o cartão para depositar saldo na carteira e usar esse dinheiro posteriormente.
Há duas classificações:
- Staged Digital Wallet Operators (SDWO) - com arranjo de compra
- Staged Digital Wallet Operators (SDWO) - com arranjo de transferência de fundos
O tipo Consumer Bill Pay Services (CBPS) da bandeira Visa passou a ser classificado como SDWO de arranjo de transferência de fundos.
SDWO de arranjo de transferência de fundos
É quando portador usa um cartão (cartão não presente) atrelado a uma carteira digital SDWO para retirar ou enviar recursos, sem o objetivo de adquirir bem ou serviço de forma imediata.
Alguns exemplos de transferência de fundos são recarga de celular, recarga de cartão de transporte público e bilhete de loteria, entre outros.
O Gateway de Pagamento suporta seis tipos de SDWO de arranjo de transferência de fundos. Para cada tipo é necessário enviar um [MCC específico, que pode variar conforme a bandeira].
Tipo | Descrição | Exemplo |
---|---|---|
Me2Me | Transferência de fundos de um cartão para uma conta, de mesma titularidade, dentro da SDWO. | Colocar saldo na sua carteira digital usando um cartão da bandeira (seja crédito ou débito). |
P2P | Transferência de fundos de um cartão para uma conta, seguida de transferência para outra conta de diferente titularidade, dentro da SDWO | Colocar saldo na carteira digital de outra pessoa usando um cartão da bandeira (seja crédito ou débito). |
Transferência para outro arranjo | Transferência de fundos de um cartão para uma conta SDWO, seguida de uma transferência para outro arranjo (ex. Pix ou outra SDWO). | Colocar saldo na sua carteira digital (ou de outra pessoa), escolher a opção pagar com Pix mas o débito do Pix será feito em um cartão da bandeira (seja crédito ou débito). |
Boleto não identificado | Transferência de fundos de um cartão para uma conta, com propósito de pagamento de um boleto, dentro da SDWO, cujo cedente não foi informado pela SDWO. | Pagar um boleto com um cartão da bandeira (seja crédito ou débito) usando a carteira digital e o boleto não possui identificação. |
Boleto identificado | Transferência de fundos de um cartão para uma conta, com propósito de pagamento de um boleto, dentro da SDWO, cujo cedente foi informado pela SDWO. | Pagar um boleto com um cartão da bandeira (seja crédito ou débito) usando a carteira digital e o boleto possui identificação. |
Pedágio | Transferência de fundos de um cartão para uma conta, de mesma titularidade, dentro da SDWO de pedágio. | Colocar saldo na carteira de pedágio (conta pré-paga) usando um cartão da bandeira (seja crédito ou débito). |
* Atualmente o Gateway de Pagamento não suporta SDWO de arranjo de transferência de fundos para criptomoedas.
Confira na Referência da API o exemplo de requisição com todos os campos obrigatórios para SDWO de arranjo de transferência de fundos e a tabela com os valores de MCC para cada tipo de transferência.
Updated about 2 hours ago