Google Pay

O Google Pay é uma carteira virtual. Ele permite que os compradores realizem pagamentos em lojas virtuais e apps utilizando, de forma prática e segura, seus cartões de crédito e débito armazenados em suas contas "Google Account" e dispositivos Android.

Pré-Requisitos

Para utilização do Google Pay, é necessário que a loja já possua cadastro e integração Google Pay. Além disso, você deve:

  1. Concordar com os termos de serviço do Google Pay.
  2. Seguir os passos dessa documentação para completar a integração junto à Google Pay.
  3. Contratar o Pagador API REST como gateway de pagamento.
  4. Contratar o Cielo 3.0 como adquirência.
  5. Integrar com o Pagador API REST

ETAPA 1: Integração com Google Pay

Nesta etapa inicial, você deverá configurar seu projeto e implementar o Google Pay em seu aplicativo Android.

Passo 1 - Configuração do Projeto

Para configurar seu projeto, siga as instruções descritas no Guia de Configuração do Google Pay.
Neste passo, você deverá adicionar dependências importando a biblioteca do Google Play Services ou então escolhendo as APIs que deseja compilar. E então, para ativar o Google Pay no seu aplicativo Android, você deverá modificar o arquivo "AndroidManifest.xml" do seu projeto de acordo com as instruções dadas na página.

Passo 2 - Implementação do Google Pay

Para integrar o Google Pay em seu aplicativo, siga todos os passos indicados no Tutorial de Implementação do Google Pay.

Para a correta integração do Google Pay via Braspag, é necessário se atentar aos pontos abaixo:

Definição do Gateway

No passo "Step 2: Request a payment token for your payment provider", siga o modelo indicado como "GATEWAY" e atribua o valor "PAYMENT_GATEWAY" ao parâmetro type e o valor "cielo" ao parâmetro gateway

Definição das Bandeiras

No passo "Step 3: Define supported payment card networks", seguir com as bandeiras aceitas: "VISA", "MASTERCARD", "AMEX", "DISCOVER" e "JCB".

Definição do Ambiente

No passo "Step 5: Create a PaymentsClient instance", utilize o valor "WalletConstants.ENVIRONMENT_TEST" para o ambiente de testes.

Definição dos Dados de Compra

No passo "Step 7: Create a PaymentDataRequest object", utilize o valor "BRL" para o parâmetro currencyCode. O campo merchantName é o nome que o comprador visualizará durante o pagamento com Google Pay e recomenda-se, desta forma, colocar-se um nome amigável e reconhecido.

Recuperação dos Dados de Pagamento

No passo "Step 9: Handle the response object", está descrito o evento Activity.RESULT_OK, onde é retornado um objeto com todos os dados referentes ao dados de pagamento, inclusive o token de pagamento.

A partir do PaymentData, obtém-se o objeto PaymentMethodToken, através da chamada do método getPaymentMethodToken(). Clique aqui para mais informações.

Na sequência, deve-se obter a string que contém tokens de pagamento a partir do método GetToken() do objeto PaymentMethodToken. Clique aqui para mais informações.

A string obtida no passo anterior possui uma estrutura. Cliquei aqui para mais informações.

ETAPA 2: Autorização com Token

A autorização com o token do Google Pay acontece da mesma forma que a autorização padrão de um cartão de crédito. Porém, ao invés de se fornecer os dados do cartão abertamente, deverá ser fornecido o token recebido pelo Google Pay.

ETAPA 3: Solicitação de Dados de Produção

Para finalizar o processo, é necessário validar os passos das etapas anteriores e então solicitar as credenciais de acesso para entrar em produção.

Passo 1 - Branding Guideline

Verifique se todas as diretrizes de branding foram seguidas conforme descrito no Guia Diretrizes de Marca.

Passo 2 - Checklist e Solicitação de Credenciais

Verifique se todos os itens do checklist de integração foram atendidos. Após tudo validado, solicite os dados de acesso produtivos.