Cartão de débito

ℹ️

Vá para a Referência da API para acessar os exemplos completos de requisição e resposta.

Uma transação com cartão de débito se efetua de forma semelhante à com cartão de crédito. É obrigatório, porém, submetê-la ao processo de autenticação.

Todas as transações de débito devem ser autenticadas por exigência dos bancos emissores e bandeiras, com o objetivo de promover maior segurança. Para autenticar uma transação de débito, usamos o protocolo EMV 3DS 2.2. Esse protocolo é um script integrado ao website do e-commerce que verifica a identidade do portador do cartão enquanto mantém uma boa experiência de compra ao consumidor e reduz o risco de fraude.

Para integrar o método de autenticação, consulte a documentação do 3DS 2.2

Veja abaixo a representação de um fluxo transacional padrão na criação de uma transação de débito, com as etapas de autenticação e autorização:

Fluxo transação débito com 3DS Server

Transações de débito Mastercard e Hipercard com credenciais armazenadas: a bandeira Mastercard e Hipercard exige o envio do Indicador de Início da Transação para compras de cartão de crédito e débito que usam os dados armazenados de um cartão. O objetivo é indicar se a transação foi iniciada pelo comprador (titular do cartão) ou pela loja. Nesse cenário é obrigatório o envio do nó InitiatedTransactionIndicator com os parâmetros Category e SubCategory para transações Mastercard e Hipercard, dentro do nó Payment. Confira a lista de categorias na descrição do parâmetro Category e a tabela completa de subcategorias em Indicador de Início da Transação.


Criando uma transação de débito sem autenticação

É possível processar um cartão de débito sem a necessidade de submeter o comprador ao processo de autenticação. Confira o artigo Débito sem Senha (Autenticação) para mais detalhes a respeito desse tipo de transação.