O que é o Split de Pagamento

O Split de Pagamento divide o valor de uma venda entre diferentes participantes de forma descomplicada e transparente.

No momento em que o comprador efetiva a compra:

  • O valor do pedido é automaticamente dividido entre os diferentes estabelecimentos participantes;
  • A divisão segue regras customizadas;
  • Cada participante recebe sua respectiva parte em contas nominais.

A pessoa que está comprando faz apenas um pedido e o pagamento de todas as suas compras é unificado e visualizado na sua fatura como um único participante.

O comprador faz o pagamento para o master (estabelecimento principal). O master é responsável por enviar a venda para o Split de Pagamento (por API ou pela maquininha). O Split de Pagamento processa a venda e liquida os valores na conta de cada seller e do master.

O comprador faz o pedido na plataforma do master (estabelecimento principal), que é responsável por enviar a venda para o Split de Pagamento (por API ou pela maquininha). O Split de Pagamento processa a venda e liquida os valores na conta de cada seller e do master.



Por que usar o Split de Pagamento?

Ao dividir o valor da venda entre o master (estabelecimento principal) e seus diferentes sellers (vendedores), o Split de Pagamento:

  • Possibilita a cobrança pelos serviços do estabelecimento principal: o master pode cobrar taxas de seus sellers a cada venda;
  • Divide os valores no momento da autorização ou após a captura*;
  • Permite a liquidação diretamente na conta de cada vendedor;
  • Antecipa o pagamento de recebíveis para o master ou seller;
  • Oferece sistema para tratamento de contestações (chargebacks).


Quem pode usar o Split de Pagamento?

Qualquer modelo de negócio que seja responsável por dividir o valor da venda com um mais vendedores:

  • Marketplace: variados marketplaces, além de outros fornecedores de produtos e serviços logísticos;
  • Prateleira infinita: estabelecimentos com múltiplas unidades, onde a venda do produto beneficia ambos os estabelecimentos;
  • Eventos e tickets: intermediação entre marketplaces de ingressos, idealizadores e produtores de eventos;
  • Franquias: comissão do franqueado e franqueador garantida com a divisão da venda;
  • Turismo: agências de viagem e sites de reserva de hotéis;
  • Consultores: corretores de seguro, revendedores de vestuário e cosméticos;
  • Clínicas de saúde e estética e salões de beleza: vários profissionais prestam serviços sob uma marca ou estrutura única, e o pagamento precisa ser dividido entre esses profissionais e o estabelecimento principal;
  • Pick-up store (retirada na loja): compras online com opção de retirada em loja física.


Canais de captura

O Split de Pagamento permite realizar vendas por diferentes canais, seja maquininha (mundo físico) ou e-commerce (pagamentos online):

Maquininhas

É possível usar o Split de Pagamento nas seguintes maquininhas da Cielo:

Para que o Split de Pagamento aconteça é necessário já ter uma maquininha e ela precisa estar habilitada para o seller transacionar com Split de Pagamento. Para habilitar basta acionar o nosso atendimento e informar o número de identificação do terminal.

E-commerce

No e-commerce, é possível usar o Split de Pagamento usando qualquer uma das seguintes soluções Cielo:

Ao contratar o Split de Pagamento, o usuário (master) receberá as credenciais para integração com as nossas APIs, bem como acesso ao portal e-commerce, antes de iniciar as transações.


Em qual momento o valor da venda é dividido?

A venda pode ser dividida:

  • No momento da autorização;
  • Ou até 01h00 do dia posterior à captura (Split pós-transacional/redivisão).
ℹ️

Saiba como funciona a divisão para o e-commerce e maquininhas em modelos de divisão

Fluxo simplificado do Split de Pagamento


EtapaDescrição
1. Contratação da soluçãoO master (estabelecimento principal) contrata o Split de Pagamento para gerenciar a divisão de valores com seus sellers (vendedores parceiros).
2. Onboarding e integraçãoO master recebe acesso ao portal e credenciais das APIs e inicia a integração.
3. Cadastro dos sellersO master cadastra os sellers (pelo portal e-commerce ou pela API), configurando as taxas que irá cobrar de cada um.
4. Validação dos sellersO Split de Pagamento faz análise de Know Your Customer (KYC) e validação de domicílio bancário do seller e envia notificação de que o seller está apto para participar das vendas.
5. Vendas com a divisão dos valoresO master realiza vendas próprias e dos sellers, usando uma taxa pré-configurada ou informando a taxa a cada venda.

A definição da taxa a cada venda está disponível somente para o e-commerce.
6. Liquidação dos pagamentosO Split exibe os valores a receber na agenda financeira e liquida na conta de cada participante, de acordo com as regras para cada meio de pagamento.
ℹ️

Veja mais em Como começar com o Split de Pagamento

Meios de pagamento e bandeiras


Meios de pagamento aceitos no e-commerce

Meio de PagamentoBandeiras e provedores
Cartão de créditoVisa, Mastercard, Elo, American Express e Diners Club
Cartão de débitoVisa, Mastercard e Elo
BoletoPara integrações via API E-commerce: Bradesco e Banco do Brasil
Para integrações via Gateway de Pagamento: Braspag, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú Shopline, Itaú, Santander e CitiBank
PixCielo

Meios de pagamento aceitos na maquininha

Meio de PagamentoBandeiras
Cartão de créditoVisa, Mastercard, Elo, American Express e Diners Club
Cartão de débitoVisa, Mastercard e Elo