Fluxo de conciliação

A API do Split de Pagamento permite consultar a agenda e as unidades de recebíveis para vendas que passaram pelo Split de Pagamento.

Em breve a consulta de transações também estará disponível.

Para que você possa aproveitar melhor todos os recursos disponíveis em nossa API, é importante conhecer alguns termos envolvidos no processo de conciliação:

TERMODEFINIÇÃO
TransaçãoÉ o evento que representa uma venda.
Evento transacionalSão eventos que podem ocorrer no processo de uma transação, como a transação, cancelamento, estorno e chargeback.
AgendaA agenda apresenta uma previsão de data para execução do pagamento ou cobrança dos eventos de agenda.
Evento de agendaÉ aquilo que discrimina o valor que vai ser creditado ou debitado na agenda. São eventos de agenda: créditos de transação, débitos de taxa de antifraude, débitos de estorno e chargeback, entre outros.
Arranjo de pagamentoÉ a combinação entre o produto (cartão de crédito, cartão de débito ou boleto) e a bandeira.
ChargebackOcorre quando o portador do cartão contesta uma compra junto ao emissor.
Unidade de Recebível (UR)É a soma de todos os valores que um CPF ou CNPJ tem a receber em determinado dia por arranjo de pagamento.

Fluxo da transação até o pagamento

A captura de uma transação é a confirmação de que aquela venda foi realizada com sucesso. Assim, após a captura, uma agenda é gerada para cada evento transacional e para cada um de seus participantes (master e sellers).

A agenda apresenta a previsão de pagamento de eventos de crédito e débito. A agenda é atualizada de acordo com os eventos transacionais.

Para fins de pagamento (liquidação) são geradas as Unidade de Recebíveis (URs), compostas pelo CPF/CNPJ do recebedor, arranjo de pagamento e data da previsão de pagamento.


A partir das URs, é possível consultar a agenda que foi gerada para aquele dia e identificar as transações que originaram o valor da UR.