Recorrência com Pix Automático

Ofereça o Pix Automático como meio de pagamento para assinaturas e mensalidades

O que é o Pix Automático?

O Pix Automático é a nova solução do Banco Central que permite o pagamento de cobranças recorrentes via Pix. O Pix Automático é indicado para pagamentos que se repetem em um determinado período, como:

  • Contas de consumo, como água ou luz;
  • Assinatura de plataformas de streaming;
  • Mensalidades de escolas, academias etc.

Quando a pessoa que está comprando autoriza uma cobrança de Pix Automático, a loja pode fazer cobranças periódicas diretamente na conta da pessoa pagadora, sem a necessidade de apresentar um novo QR Code a cada transação.

Benefícios

O estabelecimento que oferece o Pix Automático como forma de pagamento tem como benefícios:

  • Praticidade na autorização e gestão das cobranças;
  • Recebimento em segundos;
  • Redução no custo com emissão de boletos.

Além disso, não há cobrança de tarifas para a pessoa que está comprando.

Pré-requisitos para o Pix Automático no e-commerce Cielo

Há três condições que precisam ser cumpridas para o estabelecimento usar o Pix Automático pelo Gateway de Pagamento:

  1. Usar a nova integração Pix (Payment.Provider = “Cielo2”);
  2. Configurar o Post de Notificação (webhook) para receber as notificações de atualização de status da transação e da recorrência;
  3. Criar o QR Code Pix e enviar as cobranças recorrentes: a criação das transações subsequentes cobranças recorrentes) é responsabilidade do estabelecimento (recorrência própria)*.

Como funciona?

O processo é dividido em três etapas principais:

  1. Criação da recorrência: a loja gera um QR Code com os dados da autorização e, opcionalmente, um pagamento inicial;
  2. Autorização do cliente: o comprador lê o QR Code e autoriza a recorrência no aplicativo do banco;
  3. Cobranças recorrentes: a loja envia as cobranças conforme o intervalo definido, sem necessidade de nova interação do comprador.

Caso uma das cobranças não seja paga, é possível retentar uma cobrança até três vezes em sete dias.

ℹ️

As regras do Pix Automático seguem as especificações do Banco Central do Brasil.


Jornadas de autorização

O Gateway de Pagamento oferece duas jornadas de autorização possíveis para o Pix Automático. A loja deverá determinar qual jornada irá aplicar para cada venda:

  • Criar QR Code para autorização de Pix Automático: nessa opção, o comprador irá ler o QR Code para confirmar a autorização de uma série de cobranças de Pix Automático para o futuro. Não há cobrança nesse momento. Esta é a Jornada 2 indicada pelo Banco Central do Brasil.

ou

  • Criar QR Code para autorização e pagamento de Pix Automático: nessa opção, o comprador irá ler o QR Code, realizar o pagamento imediato da primeira cobrança e confirmar a autorização para uma série de cobranças de Pix Automático para o futuro. Esta é a Jornada 3 indicada pelo Banco Central do Brasil.

Criar QR Code para autorização de Pix Automático (jornada 2)

Quando há apenas a autorização do Pix Automático, é necessário indicar que não haverá cobrança no momento da criação do QR Code com Payment.RecurrentPayment.AuthorizeNow = false.

Quando usar:

  • Quando a cobrança será iniciada em uma data futura;
  • Quando o comprador precisa apenas autorizar a recorrência, sem realizar pagamento imediato da recorrência.

Etapa: criação do QR Code

1. O comprador (usuário pagador) escolhe pagar uma cobrança recorrente com Pix Automático;

2. A loja solicita a criação do QR Code do Pix Automático para o Gateway de Pagamento;

3. O Gateway de Pagamento retorna o QR Code composto para autorização do Pix Automático;

4. A loja exibe o QR Code composto para o comprador;

Etapa: autorização

5. O comprador lê o QR Code no aplicativo do banco (ou Pix copia-e-cola) e autoriza a recorrência por Pix Automático;

6. O banco retorna o status da autorização da recorrência para o Gateway de Pagamento via ecossistema Pix;

7. O Gateway de Pagamento envia a notificação de status da autorização da recorrência pelo webhook;

Etapa: criação da cobrança recorrente

8. A loja envia a requisição de criação da cobrança recorrente para o Gateway de Pagamento;

9. O Gateway de Pagamento retorna resposta da cobrança recorrente;

Etapa: envio da retentativa

10. Se a cobrança tiver sido negada, a loja envia a retentativa para o Gateway de Pagamento (até três retentativas no período de sete dias);

11. O Gateway de Pagamento retorna a resposta da retentativa.

Criar QR Code para autorização de Pix Automático com pagamento imediato (jornada 3)

Para indicar que a primeira cobrança será realizada no momento da criação do QR Code envie Payment.RecurrentPayment.AuthorizeNow = true.

Quando usar

  • Quando o uso do serviço ou produto começa imediatamente;
  • Quando o primeiro pagamento precisa ocorrer no ato da contratação;
  • Quando há uma cobrança inicial, como taxa de matrícula.

Etapa: criação do QR Code

1. O comprador (usuário pagador) escolhe pagar uma cobrança recorrente com Pix Automático;

2. A loja solicita a criação do QR Code do Pix Automático para o Gateway de Pagamento;

3. O Gateway de Pagamento retorna o QR Code composto para autorização do Pix Automático;

4. A loja exibe o QR Code composto para o comprador;

Etapa: autorização

5. O comprador lê o QR Code no aplicativo do banco (ou Pix copia-e-cola) e autoriza a recorrência por Pix Automático;

6. O banco retorna o status da autorização da recorrência para o Gateway de Pagamento via ecossistema Pix;

7. O Gateway de Pagamento envia a notificação de status da autorização da recorrência e a notificação de status da transação* pelo webhook;

Etapa: criação da cobrança recorrente

8. A loja envia a requisição de criação da cobrança recorrente para o Gateway de Pagamento;

9. O Gateway de Pagamento retorna resposta da cobrança recorrente;

Etapa: envio da retentativa

10. Se a cobrança tiver sido negada, a loja envia a retentativa para o Gateway de Pagamento (até três retentativas no período de sete dias);

11. O Gateway de Pagamento retorna a resposta da retentativa.

*A notificação de status da recorrência irá exibir o status da recorrência na própria notificação. A notificação de mudança de status da transação exibe apenas o PaymentId e informa que houve uma mudança de status pelo ChangeType. É necessário fazer uma consulta por PaymentId para verificar todos os detalhes e o novo status da transação.


Papéis da pessoa compradora e do estabelecimento recebedor

A pessoa que está comprando pode:

  • Definir o valor máximo da cobrança;
  • Usar linha de crédito;
  • Receber notificações de agendamento;
  • Consultar e cancelar autorizações de cobranças;
  • Consultar histórico de cobranças autorizadas;
  • Consultar e cancelar cobranças futuras agendadas.

Usando a API do Gateway de Pagamento, o estabelecimento recebedor pode:

  • Criar, consultar e cancelar uma cobrança associada à uma recorrência;
  • Realizar a retentativa de transações negadas;
  • Receber notificações da recorrência.

Status e notificações do Pix Automático

É necessário que o estabelecimento cadastre a URL de notificação para configuração do webhook. Quando houver uma alteração no status da recorrência ou da transação de Pix, a Cielo irá enviar uma notificação.

Status de cada etapa da jornada com Pix Automático

O Pix Automático no e-commerce Cielo pode ter dois tipos de status, o primeiro é referente à transação e o segundo é referente à recorrência.

Tipo de statusDescriçãoParâmetroOnde visualizar
Status da transaçãoÉ a situação da transação no momento. Pode ser pendente, paga ou negada, por exemplo. Confira todos os valores possíveis para Pix em Status transacional.Payment.StatusÉ retornado na resposta da criação do QRCode das jornadas 2 e 3, da cobrança, da retentativa e na Consulta por PaymentId.
Status da recorrênciaÉ a situação da recorrência por Pix Automático no momento (criada, autorizada, rejeitada, expirada ou cancelada).StatusNa notificação enviada por webhook, junto com o RecurrenceId e o ChangeType = 26.

Confira a seguir os status esperados para a transação e para a recorrência em cada etapa do fluxo de Pix Automático:


Jornada 2

A jornada 2 corresponde à criação de QR Code para autorização de Pix Automático:

ResponsávelEtapaStatus da transaçãoStatus da recorrência
LojaCria o QR Code12 - Pendente1 - Recorrência criada
CompradorAutoriza a recorrência por Pix AutomáticoN/A2 - Recorrência autorizada
LojaEnvia cobrança periodicamente12 - Pendente2 - Recorrência autorizada
CompradorCobrança realizada2- Pago2 - Recorrência autorizada
CompradorFalha na cobrança3 - Negado2 - Recorrência autorizada
LojaEnvia retentativa3 - Negado ou 2- Pago2 - Recorrência autorizada
LojaRecorrência por Pix Automático chega na data final (EndDate)N/A2 - Recorrência autorizada
Loja ou compradorRecorrência por Pix Automático é canceladaN/A5 - Recorrência cancelada

Jornada 3

A jornada 3 corresponde à criação de QR Code para autorização de Pix Automático com pagamento imediato:

ResponsávelEtapaStatus da transaçãoStatus da recorrência
LojaCria o QR Code12 - Pendente1 - Recorrência criada
CompradorAutoriza a recorrência por Pix AutomáticoN/A2 - Recorrência autorizada
LojaEnvia cobrança periodicamente12 - Pendente2 - Recorrência autorizada
CompradorCobrança realizada2- Pago2 - Recorrência autorizada
CompradorFalha na cobrança3 - Negado2 - Recorrência autorizada
LojaEnvia retentativa3 - Negado ou 2- Pago2 - Recorrência autorizada
LojaRecorrência por Pix Automático chega na data final (EndDate)N/A2 - Recorrência autorizada
Loja ou compradorRecorrência por Pix Automático é canceladaN/A5 - Recorrência cancelada

Status da recorrência por Pix Automático

A atualização do status da recorrência é informado na notificação segundo o modelo:

{
    "RecurrenceId": "310ad23f-af11-4ebd-b8d5-98c12ee5f4gh",
    "ChangeType": 26,
    "Status": 2
}

Onde:

  • RecurrenceId é o identificador da recorrência retornado na criação do QR Code das jornadas 2 e 3;
  • ChangeType é o tipo da atualização. O ChangeType igual à 26 corresponde à atualização do status da recorrência;
  • Status é o valor correspondente ao status da recorrência. Confira a tabela a seguir:
ValorStatus da recorrência por Pix AutomáticoSignificado
1CriadaA recorrência por Pix Automático foi criada.
2AutorizadaA recorrência por Pix Automático foi autorizada pelo usuário pagador.
3RejeitadaA recorrência por Pix Automático não foi aprovada pelo usuário pagador*.
4ExpiradaA recorrência por Pix Automático chegou à data final estabelecida.
5CanceladaA recorrência foi cancelada pelo comprador (usuário pagador) ou pelo estabelecimento (usuário recebedor).
ℹ️

Importante

A notificação de status da transação apenas apresenta o PaymentId e informa o ChangeType. Para saber mais detalhes sobre o status da transação, é necessário fazer uma Consulta por PaymentId .

Saiba mais sobre o webhook em Post de Notificação

Operações da API

Acesse as páginas de cada operação da API para mais detalhes da integração:

MétodoEndpointLink para a Referência da API
{API Gateway de Pagamento}/v2/salesJornada 2: criar QR Code para autorização de Pix Automático
{API Gateway de Pagamento}/v2/salesJornada 3: criar QR Code para autorização e pagamento de Pix Automático
{API Gateway de Pagamento}/v2/salesEnviar cobrança recorrente com Pix Automático
{API Gateway de Pagamento}/v2/salesRetentar cobrança de Pix Automático
{API Gateway de Pagamento}/v2/RecurrentPayment/{RecurrenceId}/deactivateCancelar recorrência de Pix Automático
{API Gateway de Pagamento}/v2/sales/{PaymentId}/voidSolicitar devolução da transação Pix
https://apiquerysandbox.braspag.com.br/v2/sales/{PaymentId}Consultar transação Pix

Tratamento de erros

Confira os principais retornos e como tratá-los em Tratamento de erros para o Pix Automático.