Recorrência com Pix Automático
Ofereça o Pix Automático como meio de pagamento para assinaturas e mensalidades
O que é o Pix Automático?
O Pix Automático é a nova solução do Banco Central que permite o pagamento de cobranças recorrentes via Pix. O Pix Automático é indicado para pagamentos que se repetem em um determinado período, como:
- Contas de consumo, como água ou luz;
- Assinatura de plataformas de streaming;
- Mensalidades de escolas, academias etc.
Quando a pessoa que está comprando autoriza uma cobrança de Pix Automático, a loja pode fazer cobranças periódicas diretamente na conta da pessoa pagadora, sem a necessidade de apresentar um novo QR Code a cada transação.
Benefícios
O estabelecimento que oferece o Pix Automático como forma de pagamento tem como benefícios:
- Praticidade na autorização e gestão das cobranças;
- Recebimento em segundos;
- Redução no custo com emissão de boletos.
Além disso, não há cobrança de tarifas para a pessoa que está comprando.
Pré-requisitos para o Pix Automático no e-commerce Cielo
Há três condições que precisam ser cumpridas para o estabelecimento usar o Pix Automático pelo Gateway de Pagamento:
- Usar a nova integração Pix (
Payment.Provider= “Cielo2”); - Configurar o Post de Notificação (webhook) para receber as notificações de atualização de status da transação e da recorrência;
- Criar o QR Code Pix e enviar as cobranças recorrentes: a criação das transações subsequentes cobranças recorrentes) é responsabilidade do estabelecimento (recorrência própria)*.
Como funciona?
O processo é dividido em três etapas principais:
- Criação da recorrência: a loja gera um QR Code com os dados da autorização e, opcionalmente, um pagamento inicial;
- Autorização do cliente: o comprador lê o QR Code e autoriza a recorrência no aplicativo do banco;
- Cobranças recorrentes: a loja envia as cobranças conforme o intervalo definido, sem necessidade de nova interação do comprador.
Caso uma das cobranças não seja paga, é possível retentar uma cobrança até três vezes em sete dias.
As regras do Pix Automático seguem as especificações do Banco Central do Brasil.
Jornadas de autorização
O Gateway de Pagamento oferece duas jornadas de autorização possíveis para o Pix Automático. A loja deverá determinar qual jornada irá aplicar para cada venda:
- Criar QR Code para autorização de Pix Automático: nessa opção, o comprador irá ler o QR Code para confirmar a autorização de uma série de cobranças de Pix Automático para o futuro. Não há cobrança nesse momento. Esta é a Jornada 2 indicada pelo Banco Central do Brasil.
ou
- Criar QR Code para autorização e pagamento de Pix Automático: nessa opção, o comprador irá ler o QR Code, realizar o pagamento imediato da primeira cobrança e confirmar a autorização para uma série de cobranças de Pix Automático para o futuro. Esta é a Jornada 3 indicada pelo Banco Central do Brasil.
Criar QR Code para autorização de Pix Automático (jornada 2)
Quando há apenas a autorização do Pix Automático, é necessário indicar que não haverá cobrança no momento da criação do QR Code com Payment.RecurrentPayment.AuthorizeNow = false.
Quando usar:
- Quando a cobrança será iniciada em uma data futura;
- Quando o comprador precisa apenas autorizar a recorrência, sem realizar pagamento imediato da recorrência.
Etapa: criação do QR Code
1. O comprador (usuário pagador) escolhe pagar uma cobrança recorrente com Pix Automático;
2. A loja solicita a criação do QR Code do Pix Automático para o Gateway de Pagamento;
3. O Gateway de Pagamento retorna o QR Code composto para autorização do Pix Automático;
4. A loja exibe o QR Code composto para o comprador;
Etapa: autorização
5. O comprador lê o QR Code no aplicativo do banco (ou Pix copia-e-cola) e autoriza a recorrência por Pix Automático;
6. O banco retorna o status da autorização da recorrência para o Gateway de Pagamento via ecossistema Pix;
7. O Gateway de Pagamento envia a notificação de status da autorização da recorrência pelo webhook;
Etapa: criação da cobrança recorrente
8. A loja envia a requisição de criação da cobrança recorrente para o Gateway de Pagamento;
9. O Gateway de Pagamento retorna resposta da cobrança recorrente;
Etapa: envio da retentativa
10. Se a cobrança tiver sido negada, a loja envia a retentativa para o Gateway de Pagamento (até três retentativas no período de sete dias);
11. O Gateway de Pagamento retorna a resposta da retentativa.
Criar QR Code para autorização de Pix Automático com pagamento imediato (jornada 3)
Para indicar que a primeira cobrança será realizada no momento da criação do QR Code envie Payment.RecurrentPayment.AuthorizeNow = true.
Quando usar
- Quando o uso do serviço ou produto começa imediatamente;
- Quando o primeiro pagamento precisa ocorrer no ato da contratação;
- Quando há uma cobrança inicial, como taxa de matrícula.
Etapa: criação do QR Code
1. O comprador (usuário pagador) escolhe pagar uma cobrança recorrente com Pix Automático;
2. A loja solicita a criação do QR Code do Pix Automático para o Gateway de Pagamento;
3. O Gateway de Pagamento retorna o QR Code composto para autorização do Pix Automático;
4. A loja exibe o QR Code composto para o comprador;
Etapa: autorização
5. O comprador lê o QR Code no aplicativo do banco (ou Pix copia-e-cola) e autoriza a recorrência por Pix Automático;
6. O banco retorna o status da autorização da recorrência para o Gateway de Pagamento via ecossistema Pix;
7. O Gateway de Pagamento envia a notificação de status da autorização da recorrência e a notificação de status da transação* pelo webhook;
Etapa: criação da cobrança recorrente
8. A loja envia a requisição de criação da cobrança recorrente para o Gateway de Pagamento;
9. O Gateway de Pagamento retorna resposta da cobrança recorrente;
Etapa: envio da retentativa
10. Se a cobrança tiver sido negada, a loja envia a retentativa para o Gateway de Pagamento (até três retentativas no período de sete dias);
11. O Gateway de Pagamento retorna a resposta da retentativa.
*A notificação de status da recorrência irá exibir o status da recorrência na própria notificação. A notificação de mudança de status da transação exibe apenas o PaymentId e informa que houve uma mudança de status pelo ChangeType. É necessário fazer uma consulta por PaymentId para verificar todos os detalhes e o novo status da transação.
Papéis da pessoa compradora e do estabelecimento recebedor
A pessoa que está comprando pode:
- Definir o valor máximo da cobrança;
- Usar linha de crédito;
- Receber notificações de agendamento;
- Consultar e cancelar autorizações de cobranças;
- Consultar histórico de cobranças autorizadas;
- Consultar e cancelar cobranças futuras agendadas.
Usando a API do Gateway de Pagamento, o estabelecimento recebedor pode:
- Criar, consultar e cancelar uma cobrança associada à uma recorrência;
- Realizar a retentativa de transações negadas;
- Receber notificações da recorrência.
Status e notificações do Pix Automático
É necessário que o estabelecimento cadastre a URL de notificação para configuração do webhook. Quando houver uma alteração no status da recorrência ou da transação de Pix, a Cielo irá enviar uma notificação.
Status de cada etapa da jornada com Pix Automático
O Pix Automático no e-commerce Cielo pode ter dois tipos de status, o primeiro é referente à transação e o segundo é referente à recorrência.
| Tipo de status | Descrição | Parâmetro | Onde visualizar |
|---|---|---|---|
| Status da transação | É a situação da transação no momento. Pode ser pendente, paga ou negada, por exemplo. Confira todos os valores possíveis para Pix em Status transacional. | Payment.Status | É retornado na resposta da criação do QRCode das jornadas 2 e 3, da cobrança, da retentativa e na Consulta por PaymentId. |
| Status da recorrência | É a situação da recorrência por Pix Automático no momento (criada, autorizada, rejeitada, expirada ou cancelada). | Status | Na notificação enviada por webhook, junto com o RecurrenceId e o ChangeType = 26. |
Confira a seguir os status esperados para a transação e para a recorrência em cada etapa do fluxo de Pix Automático:
Jornada 2
A jornada 2 corresponde à criação de QR Code para autorização de Pix Automático:
| Responsável | Etapa | Status da transação | Status da recorrência |
|---|---|---|---|
| Loja | Cria o QR Code | 12 - Pendente | 1 - Recorrência criada |
| Comprador | Autoriza a recorrência por Pix Automático | N/A | 2 - Recorrência autorizada |
| Loja | Envia cobrança periodicamente | 12 - Pendente | 2 - Recorrência autorizada |
| Comprador | Cobrança realizada | 2- Pago | 2 - Recorrência autorizada |
| Comprador | Falha na cobrança | 3 - Negado | 2 - Recorrência autorizada |
| Loja | Envia retentativa | 3 - Negado ou 2- Pago | 2 - Recorrência autorizada |
| Loja | Recorrência por Pix Automático chega na data final (EndDate) | N/A | 2 - Recorrência autorizada |
| Loja ou comprador | Recorrência por Pix Automático é cancelada | N/A | 5 - Recorrência cancelada |
Jornada 3
A jornada 3 corresponde à criação de QR Code para autorização de Pix Automático com pagamento imediato:
| Responsável | Etapa | Status da transação | Status da recorrência |
|---|---|---|---|
| Loja | Cria o QR Code | 12 - Pendente | 1 - Recorrência criada |
| Comprador | Autoriza a recorrência por Pix Automático | N/A | 2 - Recorrência autorizada |
| Loja | Envia cobrança periodicamente | 12 - Pendente | 2 - Recorrência autorizada |
| Comprador | Cobrança realizada | 2- Pago | 2 - Recorrência autorizada |
| Comprador | Falha na cobrança | 3 - Negado | 2 - Recorrência autorizada |
| Loja | Envia retentativa | 3 - Negado ou 2- Pago | 2 - Recorrência autorizada |
| Loja | Recorrência por Pix Automático chega na data final (EndDate) | N/A | 2 - Recorrência autorizada |
| Loja ou comprador | Recorrência por Pix Automático é cancelada | N/A | 5 - Recorrência cancelada |
Status da recorrência por Pix Automático
A atualização do status da recorrência é informado na notificação segundo o modelo:
{
"RecurrenceId": "310ad23f-af11-4ebd-b8d5-98c12ee5f4gh",
"ChangeType": 26,
"Status": 2
}Onde:
RecurrenceIdé o identificador da recorrência retornado na criação do QR Code das jornadas 2 e 3;ChangeTypeé o tipo da atualização. OChangeTypeigual à 26 corresponde à atualização do status da recorrência;Statusé o valor correspondente ao status da recorrência. Confira a tabela a seguir:
| Valor | Status da recorrência por Pix Automático | Significado |
|---|---|---|
| 1 | Criada | A recorrência por Pix Automático foi criada. |
| 2 | Autorizada | A recorrência por Pix Automático foi autorizada pelo usuário pagador. |
| 3 | Rejeitada | A recorrência por Pix Automático não foi aprovada pelo usuário pagador*. |
| 4 | Expirada | A recorrência por Pix Automático chegou à data final estabelecida. |
| 5 | Cancelada | A recorrência foi cancelada pelo comprador (usuário pagador) ou pelo estabelecimento (usuário recebedor). |
Importante
A notificação de status da transação apenas apresenta o
PaymentIde informa oChangeType. Para saber mais detalhes sobre o status da transação, é necessário fazer uma Consulta porPaymentId.Saiba mais sobre o webhook em Post de Notificação
Operações da API
Acesse as páginas de cada operação da API para mais detalhes da integração:
| Método | Endpoint | Link para a Referência da API |
|---|---|---|
post | {API Gateway de Pagamento}/v2/sales | Jornada 2: criar QR Code para autorização de Pix Automático |
post | {API Gateway de Pagamento}/v2/sales | Jornada 3: criar QR Code para autorização e pagamento de Pix Automático |
post | {API Gateway de Pagamento}/v2/sales | Enviar cobrança recorrente com Pix Automático |
post | {API Gateway de Pagamento}/v2/sales | Retentar cobrança de Pix Automático |
put | {API Gateway de Pagamento}/v2/RecurrentPayment/{RecurrenceId}/deactivate | Cancelar recorrência de Pix Automático |
put | {API Gateway de Pagamento}/v2/sales/{PaymentId}/void | Solicitar devolução da transação Pix |
get | https://apiquerysandbox.braspag.com.br/v2/sales/{PaymentId} | Consultar transação Pix |
Tratamento de erros
Confira os principais retornos e como tratá-los em Tratamento de erros para o Pix Automático.
Updated about 1 month ago