Como o Split de Pagamento funciona
O Split de Pagamento funciona de maneira integrada a uma solução de pagamentos para o e-commerce (Gateway de Pagamento ou API E-commerce Cielo).
No momento em que o cliente efetiva a compra, o valor do pedido é automaticamente dividido entre os diferentes agentes envolvidos em uma transação, seguindo as regras customizadas que foram previamente definidas. Dessa forma, cada participante recebe sua respectiva parte em contas nominais.
Para o cliente final, toda essa operação é transparente. O cliente consegue realizar um único pedido unificando o pagamento de todas as suas compras e visualizando na sua fatura um único participante.
Os possíveis participantes de uma venda são: master, seller e Split de Pagamento.
PARTICIPANTES | DESCRIÇÃO |
---|---|
Master | - É o responsável pelo carrinho; - Possui acordos com sellers que fornecem os produtos presentes no carrinho; - Define as taxas a serem descontadas sobre a venda de cada seller; - Pode participar de uma venda fornecendo seus próprios produtos. |
Seller | - É o fornecedor dos produtos que compõem o carrinho; - Recebe parte do valor da venda; - Tem o desconto das taxas acordadas com o master. |
Split de Pagamento | - É responsável pelo fluxo transacional, funcionando como uma subadquirente; - Define as taxas a serem descontadas sobre o valor total da venda realizada pelo master; - É responsável pela liquidação dos pagamentos para os sellers e master. |
Ao contratar o Split de Pagamento, o usuário master receberá as credenciais para integração com as nossas APIs (MerchantId
, MerchantKey
e ClientSecret
), além do seu login no portal Backoffice Split de Pagamento.
Nesta documentação, mostramos o passo a passo da integração via API. Para saber como usar o Backoffice Split de Pagamento, consulte os artigos na nossa página de Suporte.
Antes de começar a transacionar, você precisa cadastrar os seus sellers. Para isso, leia a documentação Onboarding de Sellers.
Como master, o primeiro passo é fazer a sua integração com a API Cielo E-commerce 3.0 ou com o Gateway de Pagamentos.
Para cada transação, você poderá informar como será a divisão entre cada participante, podendo ser no momento de captura (Split de Pagamento transacional) ou em um momento posterior (Split de Pagamento pós-transacional).
Com a transação capturada, o Split de Pagamento calcula o valor destinado a cada participante e repassa esses valores para cada envolvido na transação. O Regime de Pagamento é o prazo estabelecido para liquidação de acordo com o produto (crédito ou débito) e bandeira.
Regime de pagamento
Crédito: em até 31 dias;
Crédito Parcelado: 1ª parcela em até 31 dias, demais a cada 30 dias;
Débito: em até 2 dias úteis;
Boleto: em até 2 dias úteis após a confirmação do pagamento.
Na divisão de uma transação, você deve informar:
- Os identificadores (
MerchantId
) dos sellers e do master, caso também participe da venda; - Os valores correspondentes a cada participante. O somatório deverá ser igual ao valor total da transação;
- As taxas a serem aplicadas sobre o valor de cada seller destinadas ao master. Essas taxas deverão ser acordadas previamente entre master e seller.
O master pode ter seus próprios produtos no carrinho e participar da divisão.
Updated 14 days ago