Como o Split funciona

O Split de Pagamentos funciona de maneira integrada a uma solução de pagamentos para o e-commerce (Gateway de Pagamentos ou API E-commerce Cielo).

No momento em que o cliente efetiva a compra, o valor do pedido é automaticamente dividido entre os diferentes agentes envolvidos em uma transação, seguindo as regras customizadas que foram previamente definidas. Dessa forma, cada participante recebe sua respectiva parte em contas nominais.

Para o cliente final, toda essa operação é transparente. O cliente consegue realizar um único pedido unificando o pagamento de todas as suas compras e visualizando na sua fatura um único participante.

Os possíveis participantes de uma venda são: master, seller e Split de Pagamentos.

PARTICIPANTESDESCRIÇÃO
Master- É o responsável pelo carrinho; - Possui acordos com sellers que fornecem os produtos presentes no carrinho; - Define as taxas a serem descontadas sobre a venda de cada seller; - Pode participar de uma venda fornecendo seus próprios produtos.
Seller- É o fornecedor dos produtos que compõem o carrinho; - Recebe parte do valor da venda; - Tem o desconto das taxas acordadas com o master.
Split de Pagamentos- É responsável pelo fluxo transacional, funcionando como uma subadquirente; - Define as taxas a serem descontadas sobre o valor total da venda realizada pelo master; - É responsável pela liquidação dos pagamentos para os sellers e master.

Ao contratar o Split de Pagamentos, o usuário master receberá as credenciais para integração com as nossas APIs (MerchantId, MerchantKey e ClientSecret), além do seu login no portal Backoffice Split.

Nesta documentação, mostramos o passo a passo da integração via API. Para saber como usar o Backoffice Split, consulte os artigos na nossa página de Suporte.

Antes de começar a transacionar, você precisa cadastrar os seus sellers. Para isso, leia a documentação Onboarding de Sellers.

Como master, o primeiro passo é fazer a sua integração com a API Cielo E-commerce 3.0 ou com o Gateway de Pagamentos.

Para cada transação, você poderá informar como será a divisão entre cada participante, podendo ser no momento de captura (Split transacional) ou em um momento posterior (Split pós-transacional).

Com a transação capturada, o Split calcula o valor destinado a cada participante e repassa esses valores para cada envolvido na transação. O Regime de Pagamento é o prazo estabelecido para liquidação de acordo com o produto (crédito ou débito) e bandeira.

ℹ️

Regime de pagamento

Crédito: em até 31 dias;
Crédito Parcelado: 1ª parcela em até 31 dias, demais a cada 30 dias;
Débito: em até 2 dias úteis;
Boleto: em até 2 dias úteis após a confirmação do pagamento.

Na divisão de uma transação, você deve informar:

  • Os identificadores (MerchantId) dos sellers e do master, caso também participe da venda;
  • Os valores correspondentes a cada participante. O somatório deverá ser igual ao valor total da transação;
  • As taxas a serem aplicadas sobre o valor de cada seller destinadas ao master. Essas taxas deverão ser acordadas previamente entre master e seller.

O master pode ter seus próprios produtos no carrinho e participar da divisão.