Dúvidas frequentes sobre Sales App via VTEX
Integração
Como eu faço para usar a Cielo no Sales App?
A Cielo integra com o SalesApp de duas formas: com o e-commerce, e através da Cielo Smart (antiga LIO).
- Para usar Sales App com Cielo para e-commerce, tenha suas chaves em mãos para configurar o Conector E-commerce. Configure os meios de pagamento e as funcionalidades desejadas. Configure o Sales App para que o meio de pagamento Social Selling ou Link de Pagamento habilitado e configurado pela VTEX.
- Para usar Sales App com Cielo Smart (antiga LIO), você precisa ter a maquininha em mãos para acessar os dados necessários para criação das chaves. As chaves podem levar até dois dias úteis para serem disponibilizadas no Portal do Desenvolvedor Cielo. Assim que receber as chaves
MerchantId
,AccessToken
eCieloLIOClientId
, configure o conector e os meios de pagamento.
Quando eu configuro o Sales App no meu painel da VTEX não aparece a Cielo para configurar, só aparecem outros provedores, o que faço?
A Cielo está sendo homologada na plataforma e em breve será exibida na página inicial de configuração do Sales App.
Como eu sei que minha configuração foi feita corretamente?
Faça uma transação com a Cielo Smart com pagamento por débito ou crédito. Ao final da venda no Sales App, uma tela aparecerá com a informação Aguardando terminal.
A máquina deve mostrar a ordem de pagamento e será possível identificá-la pelo nome do cliente, valor da compra e número do pedido. Caso a máquina não exiba essas informações, force a atualização tocando no símbolo de atualizar no canto direito da tela da máquina.
Após fazer o pagamento na máquina, o comprovante será impresso e a tela do Sales App mostrará a confirmação do pagamento.
Estou com problemas para testar Sales App com Cielo Smart, o que posso fazer?
Considere os seguintes fatores:
- O aplicativo Sales App foi instalado corretamente no painel VTEX da loja?
- O conector CieloEcommerce foi criado no mesmo painel administrativo em que o Sales App está vinculado?
- As chaves
MerchantId
,Access Token
eClient ID
utilizadas na configuração do conector são as mesmas geradas pelo Portal do Desenvolvedor? - Todos os campos do conector estão preenchidos de acordo com a documentação?
- O conector está em modo de produção? O modo teste está desativado?
- O conector foi instalado conforme indicado na plataforma?
- Os meios de pagamento Venda Direta Débito e Venda Direta Crédito foram ativados com o conector correto? Não existe mais de uma configuração ativa?
- A máquina Cielo Smart está ligada, carregada e com conexão estável com a internet?
- Os meios de pagamento estão habilitados corretamente no Sales App?
Cielo Smart (antiga LIO)
Tenho uma máquina da Cielo mas não é Cielo Smart (antiga LIO). Posso usar o Sales App?
Não, é essencial que a máquina seja a Cielo Smart (antiga LIO).
Já tenho uma Cielo Smart (antiga LIO). Posso usá-la?
Sim.
Minha máquina é LIO e não uma Cielo Smart, posso usar o Sale App?
Ainda não, em breve a Cielo orientará sobre a migração das LIOs para a nova plataforma Cielo Smart.
Preciso instalar algum aplicativo na Cielo Smart (antiga LIO) para usar o Sales App?
Não. O SalesApp é um produto da VTEX e a integração com o conector Cielo Conector faz com que que os pagamentos sejam identificados corretamente, seja via e-commerce ou Cielo Smart.
Tenho outros aplicativos instalados na minha Cielo Smart (antiga LIO), terei algum problema para usar o Sales App?
Não há conflitos entre a integração com o Sales App e outros aplicativos instalados na Cielo Smart (antiga LIO).
É possível "bloquear" minha Cielo Smart para que ela receba somente transações do Sales App?
Não é possível.
Chaves para integração
Onde eu encontro o número do EC para criar a chave e integrar a minha Cielo Smart (antiga LIO)?
Na página inicial da sua máquina, toque no ícone Configurações e role a página até o final, localize a aba Sistema e o item Sobre a Máquina. Nesta página constam todos os dados relevantes à sua Cielo Smart, incluindo o EC vinculado à ela.
Não recebi a máquina ainda, posso gerar as chaves com outra informação para agilizar a integração com a Cielo Smart (antiga LIO)?
Não. As chaves necessárias para integração precisam estar vinculadas ao número do Estabelecimento Comercial (EC) da máquina, que só é acessível ao receber a máquina.
Já sou cliente da API E-commerce Cielo, posso usar as mesmas chaves MerchantID
e MerchantKey
?
Sim, mas somente para o Sales App com a Cielo no e-commerce. Para usar Sales App com Cielo Smart, serão necessárias as chaves específicas da máquina.
Meios de pagamento
Quais formas de pagamento estão disponíveis para o Sales App com Cielo?
No e-commerce, estão disponíveis:
- Pix;
- cartão de débito;
- cartão de crédito;
- carteiras digitais;
- pagamentos customizados.
Na Cielo Smart, estão disponíveis:
- cartão de débito;
- cartão de crédito.
Posso fazer pagamentos com mais de um cartão?
Por enquanto, não.
Não sou cliente API E-commerce Cielo, mas o Pix está disponível na minha Cielo Smart. Posso fazer vendas com Pix?
Não. Vendas através do Pix na máquina não serão identificadas no painel VTEX e a transação não será completada pelo Sales App. Para fazer uma venda com Pix, o QR Code deve ser gerado na tela do Sales App.
Funcionalidades
Como faço Split de Pagamento com a Cielo no Sales App?
Ainda não é possível.
Posso usar minha solução de Antifraude ou 3DS em conjuntos com o Sales App?
Sim, apenas para e-commerce com o Social Selling/Link de Pagamento.
Integração para mais de uma loja
Tenho mais de uma loja, precisarei fazer a configuração para cada uma das minhas lojas?
Depende do modelo das suas lojas:
- Caso tenha várias lojas e a instalação do Sales App foi realizada em todas com a VTEX, será necessário criar as chaves e configurar o conector e os meios de pagamento em cada uma delas separadamente;
- Caso tenha uma loja principal com várias filiais, o Sales App será instalado somente no painel administrativo da loja principal e a configuração será realizada apenas uma vez. As máquinas terão um EC único e as transações ficarão visíveis em todas as máquinas vinculadas, com rastreabilidade dos pedidos disponível apenas no admin da loja principal.
Tenho uma loja principal com filiais associadas, cada loja pode ter uma configuração única?
Não é possível que cada loja filial tenha um cadastro próprio.
Updated 9 days ago