Recorrência própria
A recorrência própria é uma configuração da API E-commerce Cielo que permite que uma loja use um sistema de recorrência interno específico às suas necessidades de negócio.
Nesse modelo, o sistema da loja é encarregado por definir o período, os dados transacionais e, quando necessário, nos enviar a transação de recorrência.
Nesse modelo, a loja é responsável por criar a inteligência necessária para:
- Salvar os dados da transação : a loja precisará armazenar os dados para repetição da transação e dados do pagamento;
- Criar repetição transacional:a loja deverá enviar uma nova transação sempre que necessitar de uma autorização;
- Comportamento para transação negada: a loja deve criar o seu próprio fluxo de decisão caso uma das transações seja negada, e a loja é responsável por retentar uma nova autorização.
A recorrência própria segue o padrão para a criação de um pagamento de cartão de crédito; a única diferença é a necessidade de enviar um parâmetro adicional que a define como Recorrência Própria:
Parâmetro:
Payment.Recurrent
= "true".

Caso de uso
Recorrência Própria + Tokenização Cielo
A academia CleverFit possui um sistema de cobrança diferenciado onde a matrícula é cobrada quinzenalmente, mas nunca nos fins de semana.
Por ser um modelo altamente customizado, a CleverFit possui um sistema de recorrência própria, usando a API E-commerce Cielo via dois mecanismos:
- Recorrência Própria: a CleverFit envia os dados da transação como uma venda normal, e identificando que é uma recorrência (
Payment.Recurrent
= "true"). A API E-commerce Cielo irá aplicar regras de autorização diferenciadas ao pedido; - Cartão Tokenizado: a CleverFit mantém os cartões salvos de forma tokenizada na Cielo, de acordo com as regras de segurança, evitando armazenar dados de cartões em seu sistema.
A CleverFit envia a transação quinzenalmente para a API E-commerce Cielo, usando os tokens salvos na própria API e optando pela Recorrência Própria, que altera a regra de autorização para se adequar ao seu modelo de cobrança.
Updated 10 days ago