Consulta BIN

Retorna informações do cartão.

ℹ️

Vá para a Referência da API para acessar os exemplos completos de requisição e resposta.

O que é a Consulta BIN?

A Consulta BIN é um serviço de pesquisa de dados do cartão, que identifica características do cartão de crédito ou débito com base no BIN (6 a 9 primeiros dígitos) e retorna informações que permitem validar os dados preenchidos na tela de pagamento.

  • Bandeira do cartão: nome da bandeira;
  • Tipo de cartão: crédito, débito ou múltiplo (crédito e débito);
  • Nacionalidade do cartão: estrangeiro ou nacional;
  • Cartão Corporativo: se o cartão é ou não é corporativo;
  • Banco Emissor: código e nome do emissor;
  • Cartão pré-pago: se o cartão é ou não é pré-pago.

Consulta BIN

Qual é o impacto do uso no meu negócio?

Com as informações retornadas pela Consulta BIN o estabelecimento pode tomar ações como:

  • Oferecer descontos e promoções para cartões específicos;
  • Deixar a página de pagamento mais moderna com a identificação automática da bandeira do cartão a partir da digitação do BIN e evitar erros por preenchimento indevido da bandeira,
  • Confirmar o tipo de cartão, como por exemplo identificar um cartão que é puro débito e notificar o portador caso ele tente passar uma transação no crédito.

Como vantagens temos: fornece dados para o estabelecimento tomar ações para converter vendas e pode ser utilizado antes da autorização.

Como usar a Consulta BIN?

Com base no resultado da Consulta BIN você pode desenvolver funcionalidades no seu checkout para melhorar a usabilidade para quem está comprando e, assim, ajudar na recuperação de carrinhos e na melhor conversão da sua loja.

1. Evitar erros referentes à bandeira ou ao tipo de cartão:

  • A consulta BIN retorna a bandeira correta do cartão uma vez que está associada à base de BINS das bandeiras; esse é um método muito mais seguro do que se basear em algoritmos no formulário;

  • No checkout da sua loja, você pode criar uma mensagem para avisar ao consumidor se ele está usando um cartão de débito quando na verdade deveria usar um de crédito.

2. Oferecer recuperação de carrinhos online

Você pode desenvolver um fluxo no seu checkout para que, caso um cartão informado na tela de pagamento seja múltiplo (crédito e débito), a sua loja pode reter os dados do cartão e, caso a transação de crédito falhe, oferecer automaticamente ao consumidor uma transação de débito com o mesmo cartão.

3. Alertar sobre cartões internacionais ou pré-pagos

A Consulta BIN no carrinho pode indicar a tentativa de uso de um cartão internacional ou pré-pago. Se a sua loja não deseja receber pagamentos internacionais ou de cartões pré-pagos, você pode configurar o seu checkout para informar ao consumidor que a loja não aceita o cartão informado.

O que não fazer?

Não realize a consulta de forma excessiva, sem estar vinculada a uma transação ou armazenamento do cartão.

📘

IMPORTANTE:

  • Para habilitar a Consulta BIN, entre em contato com a equipe de suporte da Cielo;
  • Alguns BINs ou bandeiras podem não ter o retorno das informações do cartão.

Entre em contato com o suporte se sua API exibir a mensagem de erro 323.