Devolução Pix
Caso a sua loja precise cancelar uma transferência Pix, é possível realizar uma operação chamada de devolução. É importante ressaltar que a devolução não é uma operação instantânea, podendo ser acatada ou não pelo provedor Pix. Quando uma devolução é acatada, uma notificação será enviada para a sua loja.
- É necessário que o comprador (usuário pagador) solicite para a loja (usuário recebedor) a devolução total ou parcial de um pagamento realizado, via algum meio de comunicação adequado;
- A loja (usuário recebedor) concorda e identifica o pagamento original realizado pelo Pix.
Quando posso solicitar uma devolução Pix?
É possível solicitar uma devolução Pix quando, por exemplo, houver devolução do produto, erro na cobrança e indisponibilidade do produto em estoque.
Quem solicita a devolução Pix pela API E-commerce Cielo?
A loja (vendedor que recebeu a transação Pix) é quem solicita a devolução à API E-commerce Cielo, em acordo com o comprador. É importante se atentar aos prazos (de acordo com regulamento do Banco Central).
Como solicitar à devolução Pix?
Via API E-commerce Cielo ou App Cielo Gestão.
Regras para devolução Pix
- A devolução ocorrerá somente se houver saldo;
- Para transferências, vendas e demais transações com o Pix o prazo para cancelamento é de 90 dias, conforme especificação do BACEN;
- É necessário que a conta transitória de Pix na Cielo seja do tipo transferência programada;
- Os clientes que optarem pela transferência automática não terão saldo em conta de pagamento. Com isso não será possível efetuar a devolução com sucesso, e o retorno será “Lojista com saldo insuficiente para devolução”.
Updated 12 days ago