Post de Notificação

O Post de Notificação é um webhook que envia notificações sobre mudanças no status da transação ou sobre criação de pedido recorrente.

Durante seu cadastro na Cielo, você deve configurar um endpoint para que a Cielo envie as notificações e pode também configurar os eventos para os quais deseja receber notificações.

Eventos Notificados

Os eventos passíveis de notificação por meio de pagamento são:

Meio de PagamentoEventos que podem ser notificados
Cartão de CréditoCaptura;
Cancelamento;
Sondagem.
Cartão de débitoCaptura;
Sondagem.
BoletoConciliação;
Cancelamento manual.
Transferência eletrônicaConfirmadas.

A notificação ocorre também ocorre em eventos relacionados a Recorrência Programada Cielo

Eventos da Recorrência
Desabilitado ao atingir número máximo de tentativas (transações negadas)
Reabilitação
Finalizado / Data de finalização atingida
Desativação
Criação da transação de recorrência do pedido recorrente.

Os eventos só são notificados quando se você solicitar o recebimento desse tipo de notificação ao Suporte Cielo.


Endpoint de Notificação

Você deve informar um endpoint (URL Status Pagamento) ao Suporte Cielo, para que o Post de Notificação seja executado.

Características da URL Status Pagamento

  • Deve ser estática;
  • Limite de 255 caracteres.

Características do Post de notificação

  • É disparado a cada 30 minutos;
  • Em caso de falha, são realizadas três novas tentativas.

Para aumentar a segurança, é possível cadastrar uma informação para retorno do header para o seu endpoint. Com isso, seu endpoint só vai aceitar a notificação se a Cielo enviar o header.

Para configurar as informações do header, informe ao Suporte Cielo os itens a seguir:

  • KEY - Nome do parâmetro
  • VALUE - Valor estático a ser retornado

Você pode cadastrar até 3 tipos de informação de retorno no header.

A loja deverá retornar como resposta à notificação: HTTP Status Code 200 OK.

O conteúdo da notificação será formado por três campos:

  • RecurrentPaymentId: identificador que representa um conjunto de transações recorrentes;
  • PaymentId: número de identificação do pagamento;
  • ChangeType: especifica o tipo de notificação.

Com os dados acima, você poderá identificar a transação via PaymentId ou RecurrentPaymentId e a mudança ocorrida. A partir da notificação, você pode consultar mais detalhes sobre a transação na Consulta por PaymentId ou na Consulta de Recorrência.

Veja o exemplo do conteúdo do Post de Notificação:

{
  "RecurrentPaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
  "PaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
  "ChangeType": 2
}
curl
--header "key: value"
{
   "RecurrentPaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
   "PaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
   "ChangeType": 2
}
PropriedadeDescriçãoTipoTamanhoObrigatório
RecurrentPaymentIdIdentificador que representa o pedido Recorrente (aplicável somente para ChangeType 2 ou 4).GUID36Não
PaymentIdNúmero de identificação do pagamento.GUID36Sim
ChangeTypeEspecifica o tipo de notificação. Veja a tabela de Changetype abaixo.Número1Sim

Tabela de ChangeType

ChangeTypeDescrição
1Mudança de status do pagamento
2Recorrência criada
3Mudança de status do Antifraude. Exclusivo para clientes integrados ao Antifraude.
4Mudança de status do pagamento recorrente (Ex. desativação automática)
5cancelamento negado
7Notificação de chargeback. Exclusivo para clientes integrados à Risk Notification API
8Alerta de fraude