Post de Notificação
O Post de Notificação é um webhook que envia notificações sobre mudanças no status da transação ou sobre criação de pedido recorrente.
Durante seu cadastro na Cielo, você deve configurar um endpoint para que a Cielo envie as notificações e pode também configurar os eventos para os quais deseja receber notificações.
Eventos Notificados
Os eventos passíveis de notificação por meio de pagamento são:
Meio de Pagamento | Eventos que podem ser notificados |
---|---|
Cartão de Crédito | Captura; Cancelamento; Sondagem. |
Cartão de débito | Captura; Sondagem. |
Boleto | Conciliação; Cancelamento manual. |
Transferência eletrônica | Confirmadas. |
A notificação ocorre também ocorre em eventos relacionados a Recorrência Programada Cielo
Eventos da Recorrência |
---|
Desabilitado ao atingir número máximo de tentativas (transações negadas) |
Reabilitação |
Finalizado / Data de finalização atingida |
Desativação |
Criação da transação de recorrência do pedido recorrente. |
Os eventos só são notificados quando se você solicitar o recebimento desse tipo de notificação ao Suporte Cielo.
Endpoint de Notificação
Você deve informar um endpoint (URL Status Pagamento
) ao Suporte Cielo, para que o Post de Notificação seja executado.
Características da URL Status Pagamento
- Deve ser estática;
- Limite de 255 caracteres.
Características do Post de notificação
- É disparado a cada 30 minutos;
- Em caso de falha, são realizadas três novas tentativas.
Para aumentar a segurança, é possível cadastrar uma informação para retorno do header para o seu endpoint. Com isso, seu endpoint só vai aceitar a notificação se a Cielo enviar o header.
Para configurar as informações do header, informe ao Suporte Cielo os itens a seguir:
KEY
- Nome do parâmetroVALUE
- Valor estático a ser retornado
Você pode cadastrar até 3 tipos de informação de retorno no header.
A loja deverá retornar como resposta à notificação: HTTP Status Code 200 OK.
O conteúdo da notificação será formado por três campos:
RecurrentPaymentId
: identificador que representa um conjunto de transações recorrentes;PaymentId
: número de identificação do pagamento;ChangeType
: especifica o tipo de notificação.
Com os dados acima, você poderá identificar a transação via PaymentId
ou RecurrentPaymentId
e a mudança ocorrida. A partir da notificação, você pode consultar mais detalhes sobre a transação na Consulta por PaymentId ou na Consulta de Recorrência.
Veja o exemplo do conteúdo do Post de Notificação:
{
"RecurrentPaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
"PaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
"ChangeType": 2
}
curl
--header "key: value"
{
"RecurrentPaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
"PaymentId": "xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx",
"ChangeType": 2
}
Propriedade | Descrição | Tipo | Tamanho | Obrigatório |
---|---|---|---|---|
RecurrentPaymentId | Identificador que representa o pedido Recorrente (aplicável somente para ChangeType 2 ou 4). | GUID | 36 | Não |
PaymentId | Número de identificação do pagamento. | GUID | 36 | Sim |
ChangeType | Especifica o tipo de notificação. Veja a tabela de Changetype abaixo. | Número | 1 | Sim |
Tabela de ChangeType
ChangeType | Descrição |
---|---|
1 | Mudança de status do pagamento. |
2 | Recorrência criada. |
3 | Mudança de status do Antifraude. Exclusivo para clientes integrados ao Antifraude. |
4 | Mudança de status do pagamento recorrente (Ex. desativação automática). |
5 | Cancelamento negado. |
7 | Notificação de chargeback. Exclusivo para clientes integrados à Risk Notification API (legado)* |
8 | Alerta de fraude. |
A API Risk Notification está sendo descontinuada. O novo serviço de consulta, aceite e disputa de chargebacks da Cielo é a API de Chargeback.
Updated 9 days ago