Sobre a recorrência

O que é a recorrência?

A recorrência é um modelo de cobrança periódica, geralmente mensal, e usada para serviços ou produtos programados/contínuos, como serviços de streaming, assinaturas e mensalidades para cobrar seus clientes de forma mais prática.

Qual é o impacto do uso no meu negócio?

Ao usar a recorrência, a loja tem a facilidade de gerar cobranças periódicas sem a necessidade do portador do cartão participar do processo mais do que uma vez. Com isso, a recorrência pode aumentar a conversão.

Como usar a recorrência?

Existem dois tipos de recorrência:

  • Recorrência própria: quando a loja cria a própria inteligência de repetição de compra e armazena os dados do cartão. A loja deve criar a transação recorrente nas datas acordadas com o comprador. As transações recorrentes enviadas pela loja precisam ter a marcação de recorrência (Payment.Recurrent igual a true);
  • Recorrência programada Cielo: quando a Cielo é responsável pela inteligência da repetição e armazenamento dos dados do cartão. A loja envia os detalhes de cobrança, período (mensal, semestral, anual etc) e a data final de recorrência. Com estas informações, a Cielo cria a recorrência e o valor da transação será cobrado na periodicidade escolhida até a data final.

Saiba mais sobre Recorrência Própria e Recorrência Programada.

Solicite a habilitação da funcionalidade para Suporte E-commerce.

O que não fazer?

  • Não envie a primeira transação da recorrência sem o CVV ou o CardOnFile: a primeira transação da recorrência deve obrigatoriamente informar o CVV ou o CardOnFile;
  • Não envie a transação com a função parcelada (mais de uma parcela) e recorrente ao mesmo tempo;
  • Não envie pedidos recorrentes sem a marcação de recorrência (Payment.Recurrent para recorrência própria e RecurrentPayment para recorrência programada);
  • Não envie uma transação recorrente usando cartão inválido: sempre valide o cartão no Zero Auth antes de criar a recorrência.

ℹ️

Importante

O motor de recorrência Cielo possui configurações de retentativas, podendo reprocessar transações negadas (exceto as irreversíveis) já considerando as regras do Programa de Retentativa das Bandeiras.