Captura

A captura é procedimento exclusivo para transações de cartões de crédito. Há dois tipos de captura:

  • Captura automática: é solicitada na mesma requisição de autorização da transação de crédito enviando o Payment.Capture como "true".
  • Captura posterior: é solicitada depois do envio da requisição de autorização da transação de crédito.
    Nesta seção, apresentamos as orientações para fazer a captura posterior.

Ao realizar uma captura, o lojista confirma que o valor autorizado no cartão poderá ser cobrado pela instituição financeira emissora do cartão.

Importante:

  • A captura executa a cobrança do cartão;
  • A captura inclui o valor da venda na fatura do comprador;
  • O lojista paga à Cielo somente as transações capturadas.

⚠️

Atenção

A captura é um processo com prazo de execução padrão de 07 dias. Verifique seu cadastro Cielo para confirmar o limite habilitado para a sua afiliação. Após esse período, não é possível realiza a captura da transação. Se a transação não for capturada, a autorização vai expirar e assim não haverá cobrança no cartão do portador e o limite será liberado.

ℹ️

  • Só é possível capturar transações com status 1. A transação com status 1 (Authorized) foi aprovada pelo emissor, mas o valor ainda não foi cobrado no cartão do comprador. A captura é o próximo passo para transferir o valor para a conta da loja;
  • Após capturada, a transação terá o status 2 (PaymentConfirmed). A captura indica que o valor da compra foi efetivamente cobrado no cartão do comprador e transferido para a conta da loja;
  • É possível fazer a captura total do valor autorizado, ou a captura parcial, cobrindo apenas uma parte do valor autorizado;
  • Após a captura, não é possível realizar capturas adicionais na mesma transação.

A captura parcial é o ato de capturar um valor menor que o valor autorizado. Esse modelo de captura pode ocorrer apenas uma vez por transação.

Após a captura, não é possível realizar capturas adicionais no mesmo pedido.

  • Para captura parcial, envie o campo Amount na requisição de captura com o valor desejado a capturar;
  • Para captura total, não envie o campo Amount. Será considerado o valor total da autorização.

ℹ️

Importante

Transações com valor inferior a 20 centavos na agenda financeira não são liquidadas. Não recomendamos realizar a captura de valores menores que 20 centavos.

⚠️

Atenção

O campo ServiceTaxAmount é exclusivo para empresas aéreas.