Data Only – somente notificação

O que é Data Only?

O Data Only é um campo opcional que pode ser utilizado para contribuir para o banco de dados da bandeira e emissor, melhorando a performance da autenticação. As transações do tipo Data Only fazem parte do protocolo 3DS, mas excluem a etapa de pedido de autenticação por desafio. Assim, o fluxo de transação do Data Only sempre será sem atrito (frictionless) e sem liability shift (o risco em caso de chargeback permanece com a loja).

Quando usar Data Only?

O Data Only pode ser usado para compartilhar os dados de uma transação com o emissor, sem que exista o desafio. Nesse caso, se o campo do Data Only foi parametrizado no script, a bandeira vai receber os dados parametrizados e vai compartilhar essas informações com o emissor. Com o tempo, o emissor terá mais dados de transações daquele cartão e da pessoa titular do cartão e terá mais elementos para realizar a autenticação.

De quem é a responsabilidade em caso de chargeback?

Em transações Data Only, a loja é responsável em caso de chargeback.

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  • 3DS padrão: para transações autenticadas, a responsabilidade em caso de chargeback é do emissor do cartão (existe o liability shift);
  • Data Only: para transações autenticadas, a responsabilidade em caso de chargeback é da loja (não há o liability shift).

Como usar o Data Only?

Basta parametrizar o bpmpi_auth_notifyonly. A autorização ocorre da mesma forma que qualquer Autorização com Autenticação.

Para usar o Data Only, na Integração do script parametrize o campo bpmpi_auth_notifyonly descrito no item Etapa de Autenticação – passo 3 – Mapeamento de classes.

No modelo Data Only, os campos adicionais do 3DS 2.0 são mapeados da mesma forma, e enviados para a bandeira, porém, sem solicitar a autenticação.

Quais bandeiras aceitam Data Only?

O Data Only é válido para as bandeiras Mastercard e Visa.

Para Data Only Mastercard, o ECI será sempre 4;
Para Data Only Visa, o ECI será sempre 7.

Quais são os benefícios do Data Only?

  • Zerar qualquer tipo de fricção com o comprador, pois não há apresentação do desafio;
  • Melhorar a conversão por enriquecimento da base de dados do emissor.

Quais são as diferenças entre as transações 3DS padrão e 3DS Data Only?

Característica3DS padrão3DS Data Only
Experiência sem atrito (frictionless)Com ou sem atrito (desafio)Sempre sem atrito (não há desafio)
Latência na transaçãoMaiorMenor ou nenhuma
Responsabilidade em caso de chargebackBandeira ou emissor, se autenticada com sucesso*Loja
Influência na aprovação do emissorSimSim
Ciclo de autenticaçãoSimNão

*É importante verificar o valor do ECI para garantir se a transação foi autenticada ou não.

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Importante

  • Nas transações Data Only o risco de chargeback por fraude permanece com a loja;
  • É possível usar Antifraude nas transações de Autenticação 3DS com Data Only.