Pix

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Vá para a Referência da API para acessar os exemplos completos de requisição e resposta.

No Pix, a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o recebedor ocorrem em tempo real, 24 horas por dia e sem a necessidade de intermediários. Sendo assim, é um meio que viabiliza pagamentos rápidos e com menores custos de transação.

Antes de usar o Pix em produção, certifique-se de que o pix está liberado em seu cadastro. Para confirmar basta acessar o portal Cielo na área logada em Meu Cadastro > Autorizações > PIX

Para habilitar o Pix no ambiente sandbox entre em contato com nosso canal de suporte e-commerce pelo e-mail [email protected];

Conheça o ciclo de vida de uma transação Pix:

SEQUÊNCIARESPONSÁVELDESCRIÇÃOSTATUS DA TRANSAÇÃO
1LojaGeração do QR code.12 - Pendente
2CompradorPagamento do QR code.2 - Pago
3LojaRecebimento da notificação de confirmação do pagamento.2 - Pago
4LojaConsulta ao status da transação.2 - Pago
5LojaLiberação do pedido.2 - Pago
6LojaCaso necessário, solicitação da devolução da transação Pix (semelhante ao estorno do cartão).2 - Pago
7LojaRecebimento da notificação de confirmação de devolução.11 - Estornado
8LojaConsulta ao status da transação.11 - Estornado

Gerar o QR Code Pix

Para gerar um QR code Pix através da API Cielo E-commerce, basta realizar a integração conforme a especificação a seguir.

O campo obrigatório Payment.Type deve ser enviado como "Pix". Na resposta da requisição será retornado o código base64 da imagem do QR Code Pix, que você deverá disponibilizar ao comprador.

Confira a representação do fluxo transacional na geração do QR Code Pix:

O comprador então realiza a leitura do QR code através de um dos aplicativos habilitados para o pagamento Pix e efetiva o pagamento. Nesta etapa não há participação da loja nem da API E-commerce Cielo, conforme demonstrado no fluxo:

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Atenção

O tempo de expiração do QRCode Pix Cielo é de duas horas.

Devolução Pix

Caso a sua loja precise cancelar uma transferência Pix, é possível realizar uma operação chamada de devolução. É importante ressaltar que a devolução não é uma operação instantânea, podendo ser acatada ou não pelo provedor Pix. Quando uma devolução é acatada, uma notificação será enviada para a sua loja.

  • É necessário que o comprador (usuário pagador) solicite para a loja (usuário recebedor) a devolução total ou parcial de um pagamento realizado, via algum meio de comunicação adequado;
  • A loja (usuário recebedor) concorda e identifica o pagamento original realizado pelo Pix.

Quando posso solicitar uma devolução Pix?

É possível solicitar uma devolução Pix quando, por exemplo, houver devolução do produto, erro na cobrança e indisponibilidade do produto em estoque.

Quem solicita a devolução Pix pela API E-commerce Cielo?

A loja (vendedor que recebeu a transação Pix) é quem solicita a devolução à API E-commerce Cielo, em acordo com o comprador. É importante se atentar aos prazos (de acordo com regulamento do Banco Central).

Como solicitar à devolução Pix?

Via API E-commerce Cielo ou App Cielo Gestão.

Regras para devolução Pix

  • A devolução ocorrerá somente se houver saldo;
  • Para transferências, vendas e demais transações com o Pix o prazo para cancelamento é de 90 dias, conforme especificação do BACEN;
  • Os clientes que optarem pela transferência automática não terão saldo em conta de pagamento. Com isso não será possível efetuar a devolução com sucesso, e o retorno será “Lojista com saldo insuficiente para devolução”.