Pix
Vá para a Referência da API para acessar os exemplos completos de requisição e resposta.
No Pix, a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o recebedor ocorrem em tempo real, 24 horas por dia e sem a necessidade de intermediários. Sendo assim, é um meio que viabiliza pagamentos rápidos e com menores custos de transação.
Antes de usar o Pix em produção, certifique-se de que o pix está liberado em seu cadastro. Para confirmar basta acessar o portal Cielo na área logada em Meu Cadastro > Autorizações > PIX
Para habilitar o Pix no ambiente sandbox entre em contato com nosso canal de suporte e-commerce pelo e-mail [email protected];
Conheça o ciclo de vida de uma transação Pix:
SEQUÊNCIA | RESPONSÁVEL | DESCRIÇÃO | STATUS DA TRANSAÇÃO |
---|---|---|---|
1 | Loja | Geração do QR code. | 12 - Pendente |
2 | Comprador | Pagamento do QR code. | 2 - Pago |
3 | Loja | Recebimento da notificação de confirmação do pagamento. | 2 - Pago |
4 | Loja | Consulta ao status da transação. | 2 - Pago |
5 | Loja | Liberação do pedido. | 2 - Pago |
6 | Loja | Caso necessário, solicitação da devolução da transação Pix (semelhante ao estorno do cartão). | 2 - Pago |
7 | Loja | Recebimento da notificação de confirmação de devolução. | 11 - Estornado |
8 | Loja | Consulta ao status da transação. | 11 - Estornado |
Gerar o QR Code Pix
Para gerar um QR code Pix através da API Cielo E-commerce, basta realizar a integração conforme a especificação a seguir.
O campo obrigatório Payment.Type
deve ser enviado como "Pix". Na resposta da requisição será retornado o código base64 da imagem do QR Code Pix, que você deverá disponibilizar ao comprador.
Confira a representação do fluxo transacional na geração do QR Code Pix:
O comprador então realiza a leitura do QR code através de um dos aplicativos habilitados para o pagamento Pix e efetiva o pagamento. Nesta etapa não há participação da loja nem da API E-commerce Cielo, conforme demonstrado no fluxo:
Atenção
O tempo de expiração do QRCode Pix Cielo é de duas horas.
Devolução Pix
Caso a sua loja precise cancelar uma transferência Pix, é possível realizar uma operação chamada de devolução. É importante ressaltar que a devolução não é uma operação instantânea, podendo ser acatada ou não pelo provedor Pix. Quando uma devolução é acatada, uma notificação será enviada para a sua loja.
- É necessário que o comprador (usuário pagador) solicite para a loja (usuário recebedor) a devolução total ou parcial de um pagamento realizado, via algum meio de comunicação adequado;
- A loja (usuário recebedor) concorda e identifica o pagamento original realizado pelo Pix.
Quando posso solicitar uma devolução Pix?
É possível solicitar uma devolução Pix quando, por exemplo, houver devolução do produto, erro na cobrança e indisponibilidade do produto em estoque.
Quem solicita a devolução Pix pela API E-commerce Cielo?
A loja (vendedor que recebeu a transação Pix) é quem solicita a devolução à API E-commerce Cielo, em acordo com o comprador. É importante se atentar aos prazos (de acordo com regulamento do Banco Central).
Como solicitar à devolução Pix?
Via API E-commerce Cielo ou App Cielo Gestão.
Regras para devolução Pix
- A devolução ocorrerá somente se houver saldo;
- Para transferências, vendas e demais transações com o Pix o prazo para cancelamento é de 90 dias, conforme especificação do BACEN;
- Os clientes que optarem pela transferência automática não terão saldo em conta de pagamento. Com isso não será possível efetuar a devolução com sucesso, e o retorno será “Lojista com saldo insuficiente para devolução”.
Updated 2 months ago