Como funciona a conversão de moedas

ℹ️

Vá para a Referência da API para acessar os exemplos completos de requisição e resposta.

O conversor de moedas e-commerce permite apresentar ao portador de cartão estrangeiro os valores do produto ou serviço em reais ou convertidos na moeda local do seu cartão.

O valor do produto ou serviço em real é convertido automaticamente com base no câmbio do dia e apresentado como opção ao comprador.

ℹ️

É possível converter o real brasileiro para mais de 100 opções de moedas estrangeiras.

Benefício para o comprador

O conversor de moedas e-commerce é uma facilidade para o portador do cartão porque apresenta o cálculo automático da conversão. Assim, o comprador visualiza o câmbio no ato da compra e opta pela melhor opção de moeda, sem precisar esperar a fatura do cartão.

Benefício para a loja

A taxa aplicada pela Cielo para cada transação com o conversor de moedas e-commerce tem um desconto de 0,5%. Assim, quanto mais a sua loja vender, maior será a economia.

Cartões aceitos para a conversão de moedas

A conversão de moedas permite o uso de cartões estrangeiros das bandeiras Visa e Mastercard, na modalidade de pagamento crédito à vista.


❗️

Em quais situações a conversão não é permitida?

A conversão de moedas não é permitida para transações recorrentes, transações com autenticação 3DS e transações de cartão de débito, cartão pré-pago (multicurrency), cartão de crédito parcelado, cartões internacionais emitidos no Brasil e carteiras digitais.


Como funciona a conversão de moedas

A autorização da transação de crédito com conversão de moeda é composta pela etapa de conversão da moeda e pela etapa de confirmação da opção de pagamento em moeda estrangeira.

Fluxo padrão com cartão de crédito estrangeiro

A seguir apresentamos o fluxo padrão da conversão de moedas, usando um cartão estrangeiro e com o portador do cartão concordando com uma das opções de conversão apresentadas. Nesse cenário, a loja irá confirmar a conversão e a transação será autorizada na moeda escolhida.


Etapa de conversão da moeda

  1. Na página de checkout da loja, o comprador escolhe pagar com cartão de crédito;
  2. O back-end da loja envia a requisição de autorização, informando o campo DynamicCurrencyConversion igual a _true _para verificar a elegibilidade do cartão ao conversor de moedas;
  3. A API E-commerce Cielo retorna na resposta o nó CurrencyExchangeData, que informa se o cartão é elegível ao conversor de moedas e apresenta as opções de câmbio;
  4. O front-end da loja exibe as opções de conversão na página de checkout, para decisão do comprador.

Etapa de confirmação

  1. O comprador escolhe entre pagar em moeda estrangeira ou em real_;
  2. Se o comprador escolheu a moeda estrangeira (diferente de real), a loja envia requisição de confirmação da conversão com o campo CurrencyConversion igual a true;
  3. A API E-commerce Cielo envia retorno de sucesso;
  4. A loja envia confirmação de pagamento ao comprador.

* Caso o comprador escolha pagar em real, a transação será confirmada em reais. Veja o fluxo completo em [Fluxo com cartão de crédito estrangeiro e venda em reais].


Informações ao comprador

De acordo com os regulamentos das bandeiras Visa e Mastercard, o comprador deve ter a opção de aceitar a conversão de moedas ou de recusar a conversão e pagar na moeda local (BRL) e estar ciente da taxa cobrada pela conversão (Markup Exchange Rate de 16%).

Importante: A taxa de conversão é cobrada do portador do cartão. O estabelecimento comercial não é cobrado pela conversão.

Por isso, é necessário que a loja exiba uma série de informações tanto na tela de conversão no momento do pagamento como também no comprovante de venda enviado para o comprador (portador do cartão):

  • Taxa de câmbio (exchange rate) - retornada pela API no parâmetroConversionRate;
  • Valor na moeda do comprador - retornado pela API no parâmetro ConvertedAmount;
  • Valor na moeda local (reais) - retornado pela API no parâmetro Currency;
  • Taxa de serviço ou markup de 16% (exchange-rate fee).

Informações importantes

ℹ️

  • A loja precisa preparar o seu próprio front-end para exibir a mensagem com as opções de conversão ao comprador;
  • Caso seja enviado um cartão nacional ou um cartão de débito, a API E-commerce irá retornar uma mensagem informando que a conversão não aceita cartão nacional. Em seguida, a loja precisará enviar a confirmação da transação. Saiba em [Fluxo com cartão nacional ou cartão de débito].
  • O comprador tem a opção de não aceitar a conversão de moeda. Nessa situação, a loja precisa enviar CurrencyConversion igual a false na etapa de confirmação e a autorização será realizada em reais. Confira mais informações em Fluxo com cartão de crédito estrangeiro e venda em reais
  • O conversor de moedas e-commerce é específico para o momento do pagamento e a conversão é garantida durante o tempo da autorização (até 20 minutos após a requisição de conversão). Saiba mais sobre a captura de transações com conversão ;
  • A conversão de moedas não atua na reserva de valores, mas apenas no momento da efetivação do pagamento (quando os dados do cartão são preenchidos).