Boleto

ℹ️

Vá para a Referência da API para acessar os exemplos completos de requisição e resposta.

Para transacionar por boleto, você precisa primeiro contratar esse serviço com o banco. Em seguida, configure o meio de pagamento boleto de acordo com as orientações desta página.

Os boletos do Banco do Brasil não possuem o serviço de conciliação automática.

O que são boletos registrados?

O boleto registrado é um dos meios de pagamentos disponibilizados no E-commerce com o objetivo de mitigar fraudes.

O banco emissor tem conhecimento da emissão do boleto desde sua geração até sua liquidação diferente dos antigos boletos não registrados. A loja tem a opção de negativar o comprador que gerou e não pagou uma cobrança registrada.

Esta modalidade de cobrança permite que o comprador efetue o pagamento do boleto em qualquer agência bancária mesmo depois do vencimento.

Datas estabelecidas pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para que boletos registrados possam ser utilizados.

Bradesco

Como funciona

API Cielo E-commerce

  1. O comprador, após escolher o produto na loja, seleciona a forma de pagamento Boleto Bradesco;
  2. A loja envia para a Cielo uma requisição chamando o meio de pagamento correspondente;
  3. A Cielo se comunica com a aplicação do Banco Bradesco solicitando o registro do boleto;
  4. Caso o registro seja realizado com sucesso, o Banco responde à solicitação devolvendo os dados de cobrança (código de barras, linha digitável, etc) e a URL do Boleto;
  5. A Cielo envia no response o link para que a loja possa abrir um pop-up exibindo o boleto;
  6. O cliente acessa a URL do boleto (renderização) e então pode realizar o pagamento;
  7. A conciliação do boleto é feita via serviço de consulta da Cielo ao sistema do Bradesco.
  8. Para receber as notificações de pagamento, a loja deve ter cadastrada a URL de Notificação ou utilizar o serviço de consulta.

Checkout Cielo

  1. O comprador, após escolher o produto na loja, seleciona a forma de pagamento Boleto Bradesco;
  2. O Checkout exibirá a URL do Boleto
  3. O cliente acessa a URL do boleto (renderização) e então pode realizar o pagamento;
  4. A conciliação do boleto é feita via serviço de consulta da Cielo ao sistema do Bradesco.
  5. No Backoffice do Checkout, o status do Boleto será atualizado.
  6. Para receber as notificações de pagamento, a loja deve ter cadastrada a URL de Notificação ou utilizar o serviço de consulta.

Configurando o Boleto

Ambiente Bradesco

O lojista precisará realizar configurações dentro do ambiente bancário.

Painel de controle

O lojista deverá contatar o gerente de relacionamento do Banco Bradesco para solicitar a contratação do Boleto Registrado via Gerenciador API/Painel de controle
A equipe técnica do Banco enviará para o e-mail do solicitante os dados de acesso ao Gerenciador API/Painel de controle.

PAINEL DE CONTROLE BRADESCO: https://meiosdepagamentobradesco.com.br/gerenciadorapi/login.jsp

Configurando o boleto

No painel do Bradesco, o lojista deverá acessar a aba “Configurações” e escolher a opção “Meios de Pagamento” e modifique as seguintes configurações.

  • Habilitar "frase" do boleto: Inativo
  • Habilitar "referência" do boleto: Ativo
  • Apresentar Agência e Conta: Inativo
  • Vencimento: 5 dias
Tela configurando Boleto

📘

Importante:

O vencimento pode ser definido nos produtos Cielo.

  • URL de notificação: https://www.pagador.com.br/post/BoletoBradescoSps/ReceivePost
  • No campo Chave de Segurança clique em "Gerar chave de segurança"
  • Endereço de IP da loja (numérico)
  • Para os campos de URL de resposta, URL de falha e URL de redirecionamento, inserir o seguinte link: https://www.pagador.com.br/post/BoletoBradescoSps/ReceivePost

Tel configuração de Integração

Em cada um dos três parâmetros a seguir, preencher com o Parâmetro de Comunicação abaixo:

ParâmetrosDados
NotificaçãonumOrder=[%lid_m%]&merchantid=[%merchantid%]&cod=[%errorcod%]&cctype=[%cctype%]&ccname=[%ccname%]&ccemail=[%ccemail%]&numparc=[%numparc%]&valparc=[%valparc%]&valtotal=[%valtotal%]&prazo=[%prazo%]&comb=[%comb%]&assinatura=[%assinatura%]&
ConfirmaçãonumOrder=[%lid_m%]&merchantid=[%merchantid%]&cod=[%errorcod%]&cctype=[%cctype%]&ccname=[%ccname%]&ccemail=[%ccemail%]&numparc=[%numparc%]&valparc=[%valparc%]&valtotal=[%valtotal%]&prazo=[%prazo%]&comb=[%comb%]&assinatura=[%assinatura%]&
FalhanumOrder=[%lid_m%]&merchantid=[%merchantid%]&cod=[%errorcod%]&cctype=[%cctype%]&ccname=[%ccname%]&ccemail=[%ccemail%]&numparc=[%numparc%]&valparc=[%valparc%]&valtotal=[%valtotal%]&prazo=[%prazo%]&comb=[%comb%]&assinatura=[%assinatura%]&
ComunicaçãonumOrder=[%lid_m%]&merchantid=[%merchantid%]&cod=[%errorcod%]&cctype=[%cctype%]&ccname=[%ccname%]&ccemail=[%ccemail%]&numparc=[%numparc%]&valparc=[%valparc%]&valtotal=[%valtotal%]&prazo=[%prazo%]&comb=[%comb%]&assinatura=[%assinatura%]&

Tela configuração geral de integração - Parâmetros de Comunicação

📘

Importante:

Obs: Não podem existir espaços ou quebras de texto nos parâmetros expostos acima.

Clique em "Gravar todas as configurações realizadas"

Configurando credenciais

  1. No painel do Bradesco, o lojista deverá acessar a aba “Configurações” e escolher a opção “Meios de Pagamento”
  2. O campo “Palavra-secreta” deve ser preenchido com uma senha. A operação é confirmada clicando em “Gerar nova chave de segurança”
  3. Ainda no Painel do Bradesco, o cliente deve criar um Usuário de Consulta para atualizações de status.

Suporte Bradesco

Para obter ajuda com os passos acima, entre em contato com o suporte Bradesco:

Ambiente Cielo

Dados de cadastro

O Lojista precisará informar ao suporte Cielo os seguintes dados:

DadosDescriçãoFormatoOBS
AgênciaCódigo agência4 dígitoscom ou sem hífen
Conta:Conta corrente7 dígitoscom hífen
Carteira:Não é necessário boleto Registrado2 dígitosN/A
ConciliaçãoNúmero do convênio de cobrança7 dígitosInformado dentro do Painel do Bradesco
ConvênioConvênio de comércio eletrônico6 dígitosValidar com o banco se é necessário preenchimento para a carteira
Nosso NumeroContador incremental5 dígitosOpcional - Número de controle que a cada emissão do boleto aumenta em +1
VencimentoPrazo de validade do boleto6 dígitosÉ o valor padrão, se nenhum outro valor for enviado via API
Assinatura de AfiliaçãoChave de segurança do Bradesco50 dígitosInformado dentro do Painel do Bradesco

Serão necessárias as credenciais do Bradesco:

Essas credenciais são usadas para que a Cielo possa consultar o status do Boleto.

CredenciaisDescriçãoExemplo
UsuárioE-mail usado no acesso do Painel do Bradesco[email protected]
Senha/Chave de SegurançaChave de segurança criada dentro do Painel do Bradesco.
Não é a senha de acesso ao Painel Bradesco
qcnmFA-Y2rGm4meWLzrEzSpdPARBsmblZSqfKLwq7DM

Suporte Cielo

Em caso de dúvidas em qualquer etapa ou outras informações técnicas, entre em contato com o Suporte Web do Cielo e-Commerce nos seguintes canais:

  • E-mail: [email protected]
  • Capitais: 4002-9700
  • Demais Cidades: 0800 570 1700
  • *Horário de atendimento: 24h por dia, 7 dias por semana.

Atualização de Status

Para o meio de pagamento Boleto Registrado Bradesco a atualização de status é feita via sondagem em lote:

  • Essa sondagem ocorre pela manhã: 4h, 6h, 8h, 10h e 12h.

Para receber as notificações de pagamento, a loja deve ter cadastrada a URL de Notificação em conjunto com a realização de GETs

OBS: Hoje, a sonda considera transações que estejam com a data de vencimento dentro do intervalo de 30 dias anteriores e 30 dias posteriores à data de Sondagem.

Conciliação Manual de Boletos

Para conciliar o boleto de forma manual, basta localizar o pedido no site Cielo e dentro dos Detalhes da Transação localizar o botão “Conciliar”. Desta forma o pedido terá o status alterado de “Não Pago" para “Pago”.


Banco do Brasil

Como funciona

API Cielo E-commerce

  1. O comprador, após escolher o produto na loja, seleciona a forma de pagamento Boleto Registrado Banco do Brasil.
  2. A loja envia para a Cielo uma requisição chamando o meio de pagamento correspondente.
  3. A cielo retornará uma URL contendo a imagem do Boleto.

Checkout Cielo

  1. O comprador, após escolher o produto na loja, seleciona a forma de pagamento Boleto Banco do Brasil;
  2. O Checkout exibirá a URL do Boleto
  3. O cliente acessa a URL do boleto (renderização) e então pode realizar o pagamento;
  4. A conciliação de status não está disponível para Checkout Cielo.
  5. O Lojista precisará conciliar manualmente o pagamento do Boleto

Configurando o boleto

Ambiente BB

O lojista deverá contatar o gerente de relacionamento do Banco do Brasil para solicitar a habilitação do produto Boleto Registrado.
O formulário a seguir deve ser preenchido e entregue ao gerente.

DadoFormato
URL (site) retorno à lojahttps://www.pagador.com.br
Formato arquivo Retorno(X) CBR643
Meio de retorno{X) Mainframe – para empresa com sistema próprio, que não usam o GFN.

Ao final do credenciamento, o lojista receberá um documento com como o que segue abaixo

Ambiente Cielo

Dados de cadastro

O Lojista precisará informar ao suporte Cielo os seguintes dados:

DadosDescriçãoFormatoOBS
AgênciaCódigo agência5 DígitosHífen obrigatório - não pode haver espaços antes ou depois da agência
Conta:Conta corrente7 DígitosHífen obrigatório
Carteira:Não é necessário boleto Registrado2 dígitosN/A
ConciliaçãoNúmero do convênio de cobrança7 DígitosInserir o Convênio de cobrança fornecido pelo banco
ConvênioConvênio de comércio eletrônico6 DígitosInserir o Convênio de Comercio Eletrônico fornecido pelo banco
Nosso NumeroContador incremental5 DígitosInserir "10000" - A cada emissão de boleto esse numero aumenta em +1
VencimentoPrazo de validade do boleto6 DígitosÉ o valor padrão, se nenhum outro valor for enviado via API
InstruçõesInformações exibidas no boleto50 DígitosSomente números e letras de A-Z, não pode haver caracteres especiais ou mais de um espaçamento entre cada palavra

OBS: A loja deverá obrigatoriamente enviar no contrato da API os dados (nome do comprador, CPF e endereço completo).

Conciliação de boletos

NO MOMENTO, O BOLETO REGISTRADO BANCO DO BRASIL NÃO REALIZA ATUALIZAÇÃO DE STATUS AUTOMÁTICA