Cancelamento

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O cancelamento é uma funcionalidade que permite ao lojista estornar um pedido de compra. O cancelamento pode ocorrer por insuficiência de estoque ou por desistência da compra pelo consumidor, entre outros motivos.

Na API Cielo E-commerce é possível realizar a requisição de cancelamento para cartões de débito e crédito.

  • Para transações autorizadas e não capturadas (status transacional = 1), o cancelamento pode ser solicitado antes de ocorrer o desfazimento automático da transação.

  • Para transações capturadas (status transacional = 2), o cancelamento pode ser solicitado 1 dia após a captura e em um prazo de até 360 dias após a autorização da venda. A aprovação dessa ordem de cancelamento é suscetível à avalição de saldo na agenda financeira do lojista no momento da requisição e à aprovação do banco emissor do cartão usado na transação.

Para as solicitações de cancelamento da mesma transação, é necessário aguardar um período de 5 segundos entre uma solicitação e outra, para que sejam realizadas a consulta de saldo, reserva do valor na agenda financeira e sensibilização do saldo, evitando assim duplicidade de cancelamento. Esta regra vale para cancelamentos totais e/ou parciais. Para identificar que as solicitações de cancelamento são da mesma transação, consideramos o número do EC, número da autorização de cancelamento, data da venda, valor da venda e NSU.

É importante salientar que, para realizar qualquer solicitação de cancelamento, é necessário que o estabelecimento possua saldo suficiente na transação e na agenda.