Retentativas

O que é retentativa?

Retentativa é a ação de reenviar uma transação rejeitada com a finalidade de obter a aprovação. Para realizar uma retentativa, é importante que o código de resposta da transação negada seja considerado pela bandeira como reversível.

Qual é o impacto da retentativa no meu negócio?

A retentativa pode trazer um resultado positivo e converter vendas que foram negadas inicialmente. Entretanto, o excesso de retentativas pode prejudicar o estabelecimento perante os emissores e bandeiras, ao diminuir o índice de aprovação do estabelecimento e/ou gerar multa ao retentar quando não permitido.

Quando fazer uma retentativa?

É permitido retentar quando o código de resposta for reversível. A estratégia de retentativa também deve levar em consideração o código de resposta de cada bandeira.

Exemplos:

  • Saldo/Limite insuficiente (51): esta resposta é normalmente reversível e, portanto, faz sentido retentar a transação. Contudo, uma estratégia de retentativas para este código deve levar em consideração que o comprador precisa realizar uma ação como pagamento de fatura ou aumento de limite para que haja sucesso na transação. Nesse caso, recomendamos intervalos maiores entre retentativas;
  • Cartão inválido (14): esta resposta é irreversível. Para este código, não adianta realizar novas transações nos mesmos parâmetros pois não serão aprovadas pelos emissores.

Portanto, tenha atenção à resposta da transação para elaboração de uma boa estratégia de retentativa. Veja outros códigos de resposta e suas características em Códigos de retorno ABECS.

O excesso de tentativas não aprovadas pode implicar em multas. Leia mais em Programa de Retentativa das Bandeiras.

É possível configurar para fazer retentativas automaticamente?

Para a Recorrência Programada, é possível deixar até quatro retentativas habilitadas de forma automática. Veja como configurar em Portal Cielo