Garantia de cancelamento
Evite a duplicidade de transações com a garantia do cancelamento de transações não finalizadas
Quando a loja cria uma transação, esta transação pode não ser autorizada de imediato e receber na resposta o status Não finalizada (Status
= 0 - Not Finished). Nesses casos, a API E-commerce Cielo realiza uma sondagem para verificar se houve alteração de status depois de 30 minutos. Durante esse tempo, existe a possibilidade de que a loja crie uma segunda transação para a mesma venda ao mesmo tempo em que a primeira transação pode ter sido aprovada. Com isso, ocorre uma duplicidade de transações para a mesma venda.
Com a Garantia de Cancelamento Cielo, a API E-commerce Cielo irá cancelar automaticamente todas as transações que retornaram o status Não finalizada, evitando duplicidades.
Quem pode habilitar a Garantia de Cancelamento?
A Garantia de Cancelamento pode ser habilitada por qualquer loja integrada com a API E-commerce Cielo:
- É especialmente indicada para lojas que não têm o Post de Notificação (webhook) e seguradoras;
- É indicada para lojas cujo modelo de negócio não pode aguardar o tempo da sondagem (como delivery de comida ou transporte por aplicativo).
Para quais meios de pagamento é válida?
A garantia de cancelamento é válida para transações de cartões de crédito e débito.
Como funciona?
É necessário habilitar a funcionalidade junto ao Atendimento Cielo E-commerce;
Quando uma transação retornar com o status Não finalizada, se a Garantia de Cancelamento estiver habilitada para a loja, a API irá retornar também a propriedade TryAutomaticCancellation
como verdadeira ("true"). Essa propriedade indicará que a transação foi cancelada pela API E-commerce Cielo.
Assim, a loja poderá submeter uma nova transação para a mesma venda imediatamente.
Veja no exemplo:
{
"TryAutomaticCancellation": true,
}
Parâmetro | Descrição | Tipo |
---|---|---|
TryAutomaticCancellation | - | Boolean |
Sem Garantia de Cancelamento
Confira um exemplo de como funciona o ciclo sem a Garantia de Cancelamento:
1. O comprador escolhe pagar com cartão de crédito ou débito;
2. A loja solicita autorização a API E-commerce Cielo;
3. A API E-commerce Cielo retorna a resposta com o Status
= 0 (Not Finished) para a loja;
4. A API E-commerce Cielo realiza a sondagem para verificar se houve alteração de status;
5. A API E-commerce Cielo envia para a loja a notificação via webhook informando que houve alteração de status;
6. A loja realiza a consulta da transação para verificar o novo status;
7. Se após a consulta da transação o novo Status
for 3 (negada), e os códigos de retorno permitirem, a loja pode enviar a transação para autorização novamente;
8. A API E-commerce Cielo confirma o pagamento para a loja;
9. A loja confirma o pagamento ao comprador.
Com Garantia de Cancelamento
Confira um exemplo de como funciona o ciclo com a Garantia de Cancelamento habilitada :
1. O comprador escolhe pagar com cartão de crédito ou débito;
2. A loja solicita autorização para a API E-commerce Cielo;
3. A API E-commerce Cielo retorna a resposta com o Status
= 0 (Not Finished) para a loja;
4. A API E-commerce Cielo realiza a sondagem e se a transação foi paga, realiza o cancelamento;
5. A loja solicita autorização novamente para a API E-commerce Cielo. Essa transação será uma nova transação, com um novo PaymentId
para a loja;
6. A API E-commerce Cielo confirma o pagamento para a loja;
7. A loja Confirma o pagamento ao comprador.
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