Recorrência Programada Cielo

Nesse modelo, a Cielo é a responsável por executar uma recorrência de maneira automática.

A Recorrência Programada permite que a loja crie a primeira transação, e ao mesmo tempo informe as regras de recorrência (repetição) para as próximas transações, como data final e intervalo da cobrança.

É possível autorizar a primeira transação no momento da criação da recorrência ou agendar uma série de recorrências.

Na Recorrência Programada, a API E-commerce Cielo será responsável por:

  • Salvar dados transacionais: salva dados da transação, criando um modelo de como serão as próximas recorrências;
  • Automatizar a recorrência: sem atuação da loja, a API cria as transações futuras de acordo com as definições informadas;
  • Atualizar dados : caso necessário, a API permite modificações das informações da transação (como dados do comprador) ou do ciclo de recorrência (como data e intervalo).

Características da Recorrência Programada

  • Intervalos programados: mensal, bimestral, trimestral, semestral e anual;
  • Data final da recorrência: permite definir se a recorrência tem data para acabar;
  • Retentativa: se uma transação for negada, a API pode retentar a aprovação da transação até quatro vezes (conforme a configuração feita no site Cielo);
  • Atualização: permite alterar dados da recorrência, como dados do comprador, valor, dia, intervalo e outros. Também é possível desativar e reativar um pagamento recorrente.

A Recorrência Programada possui dois fluxos de requisição; a diferença está no parâmetro AuthorizeNow.

Criando a recorrência e aprovando a primeira transação

Quando a primeira transação deve ser autorizada no momento do agendamento, envie AuthorizeNow como "true".

"RecurrentPayment":
{
       "AuthorizeNow":"true",
       "EndDate":"2030-12-01",
       "Interval":"Monthly"
}
Fluxo recorrência programada com primeira transação no momento do agendamento

*Se o Post de Notificação estiver configurado pela loja.

Agendando uma recorrência

Quando a primeira transação deve ser autorizada em momento posterior ao agendamento, envie AuthorizeNow como "false"; nesse caso, envie também o parâmetro StartDate, que representa a data de início da recorrência.

"RecurrentPayment":
{
       "AuthorizeNow":"false",
       "StartDate":"2024-06-01"
       "EndDate":"2030-12-01",
       "Interval":"Monthly"
}
Fluxo recorrência programada com primeira transação em momento posterior ao agendamento

*A transação de agendamento precisa do nó RecurrentPayment, da data da transação e do campo AuthorizeNow = "false".
**Se o Post de Notificação estiver configurado pela loja.


Quando uma transação é enviada à API E-commerce Cielo com o nó de Recorrência Programada (RecurrentPayment), o processo de recorrência passa a ser efetivo quando a transação é considerada autorizada. Desse ponto em diante, a transação passará a ocorrer dentro do intervalo definido pela loja.


Como funciona

InformaçãoDescrição
Criação da recorrênciaA primeira transação será autorizada e todas as transações posteriores serão cópias dessa primeira transação.
CapturaÉ possível fazer a captura automática ou posterior da primeira transação. Após a primeira transação, todas as transações subsequentes são capturadas automaticamente pela API.
Agendamento da recorrênciaA loja cria uma série de recorrências com início em data futura determinada.
IdentificaçãoAs transações de Recorrência Programada geram dois tipos de identificação: \nPaymentId: identifica cada transação. É o mesmo identificador das outras transações na API. \nRecurrentPaymentId: identifica pedido de recorrência. Um RecurrentPaymentId possui inúmeros PaymentIds vinculados a ele. Essa é a variável usada para cancelar uma Recorrência Programada."
ConsultaÉ possível realizar dois tipos de consulta (de acordo com o tipo de identificação): \nPaymentId: consulta uma transação específica dentro da recorrência. \nRecurrentPaymentId: consulta a recorrência.
CancelamentoUma Recorrência Programada pode ser cancelada de duas maneiras: \n Por solicitação da loja: a loja solicita a desativação da recorrência. Transações já finalizadas antes da ordem de cancelamento da recorrência não serão canceladas. \n Por cartão inválido: caso a API identifique que um cartão salvo está inválido (ex.: expirado) a recorrência será cancelada e não se repetirá, até que a loja atualize o meio de pagamento. \nAtenção: O cancelamento de transações dentro da recorrência não encerra o agendamento de transações futuras. Somente o cancelamento usando o *RecurrentPaymentId encerra agendamentos futuros.

Estrutura de um RecurrentPaymentId

Uma série de recorrências é identificada pelo RecurrentPaymentId, e cada transação da recorrência será identificada pelo próprio PaymentId.


Estrutura de um _RecurrentPaymentId_

Caso de uso

Este é um exemplo de como usar as recorrências da API E-commerce Cielo para elevar suas vendas.

A recorrência é o processo de salvar uma transação e repeti-la em um intervalo de tempo pré-definido. É ideal para modelo de assinaturas.

Recorrência mensal e anual

A empresa Musicfy oferece um serviço de assinatura online no qual seus clientes pagam para poderem acessar uma biblioteca de músicas e ouví-las via streaming.

Para captar o máximo de clientes, eles oferecem duas maneiras de pagamento:

  • Mensal, por R$19,90;
  • Anual (com desconto); por R$180,00.

Como eles executam a cobrança mensal ou anual de seus clientes?

A MusicFy utiliza a Recorrência Programada da API E-commerce Cielo.

Ao criar uma transação, o Musicfy informa que o pedido em questão deve se repetir mensalmente ou anualmente e que não há data de término para a cobrança.

Quais as vantagens de usar a recorrência programada para o MusicFy?

  1. Facilidade: a cobrança de mensalidade é automática, logo o MusicFy não precisa se preocupar em construir um sistema de cobrança;
  2. Usabilidade: o valor das assinaturas pode ser atualizado sem a necessidade de refazer a transação. Um mês pode ser cancelado ou a recorrência pode ter um delay (o modelo de 30 dias gratuito) com apenas uma configuração;
  3. Segurança: a MusicFy não precisa armazenar dados sensíveis do cartão e do comprador;
  4. Conversão: a Recorrência Programada Cielo possui um sistema de retentativa automática. Caso uma das transações seja negada, ela será retentada até quatro vezes, buscando atingir a autorização.

O que acontece se uma transação recorrente for negada?

Na Recorrência Programada, dependendo do motivo de recusa de uma transação recorrente, a API E-commerce irá realizar a retentativa, reenviando a transação para aprovação.

É possível deixar até quatro retentativas habilitadas de forma automática pelo site Cielo.

ℹ️

Saiba mais sobre a configuração de uma recorrência programada em Configurando a Recorrência.