Renova Fácil
Vá para a Referência da API para acessar os exemplos completos de requisição e resposta.
O Renova Fácil é um serviço desenvolvido pela Cielo em conjunto com os emissores, cujo objetivo é aumentar a taxa de conversão de vendas recorrentes com cartão de crédito.
O Renova Fácil permite substituir um cartão de crédito antigo por um novo cartão emitido pelo banco, em situações como vencimento, troca ou outros motivos.
A renovação do cartão pode ser automática ou não, dependendo do modelo de recorrência escolhido:
- Recorrência programada: quando a loja usa a recorrência gerenciada pela Cielo, o cartão é renovado automaticamente, ou seja, a Cielo informa os dados do novo cartão e ao mesmo tempo atualiza a série de recorrências com o novo cartão;
- Recorrência própria: quando a loja é responsável pelo próprio motor de recorrência, a Cielo informa os dados do novo cartão para que a loja possa criar uma nova transação com os dados do novo cartão.
Como habilitar o Renova Fácil?
O Renova Fácil não exige habilitação prévia para utilização. Quando um cliente realiza uma transação marcada como recorrente (Recurrent
igual a true) e já existe atualização do cartão na base do Renova Fácil, as novas credenciais são disponibilizadas no response da transação, no nó NewCard
. Dessa forma, o comércio pode realizar a substituição do cartão de forma automática.
O serviço está sujeito a condições comerciais e poderá implicar custos adicionais.
Para desativação do Renova Fácil, entre em contato com a equipe de suporte da Cielo.
Dados do novo cartão
Quando existir um novo cartão, a API irá retornar a resposta da transação negada om o código de retorno 57. Informando os dados do novo cartão no nó NewCard
, conforme o exemplo a seguir:
"Payment": {
(...)
"NewCard": {
"CardNumber": "40000000000000000",
"ExpirationDate": "10/2032",
"SaveCard": false,
"Brand": "Visa"
}
Propriedade | Descrição | Tipo | Tamanho | Obrigatório |
---|---|---|---|---|
NewCard.CardNumber | Novo número do cartão do comprador. | string | 16 | Sim |
NewCard.ExpirationDate | Nova data de validade do cartão. | string | 7 | Sim |
NewCard.Brand | Bandeira do cartão. | string | 10 | Sim |
NewCard.SaveCard | Identifica se o cartão gerou Cardtoken durante a transação. Saiba mais sobre Tokenização | booleano | *** | Sim |
Bandeiras e emissores habilitados
O Renova Fácil está disponível para cartões de crédito das seguintes bandeiras e emissores:
Emissores | Visa | Mastercard | Elo | Amex |
---|---|---|---|---|
BRADESCO | Sim | Sim | Sim | Sim |
BANCO DO BRASIL | Sim | *** | *** | *** |
SANTANDER | Sim | *** | *** | *** |
CITI | Sim | *** | *** | *** |
BANCO PAN | Sim | *** | *** | *** |
Renova Fácil na recorrência programada
Durante a cobrança de uma recorrência, caso o cartão seja atualizado na base do Renova Fácil, a Cielo retorna a transação como negada, com o código de retorno 57. Nessa resposta, os dados do novo cartão são informados no nó NewCard
. A API realiza automaticamente uma nova tentativa de cobrança utilizando os dados atualizados e substitui o cartão na série de recorrências. Não é necessário realizar nenhuma ação manual pelo estabelecimento.
Fluxo Renova Fácil recorrência programada
O fluxo a seguir é aplicado para a recorrência programada, quando a loja usa o motor de recorrência da Cielo.
1. O comprador realiza uma compra recorrente;
2. A loja cria ou agenda a série de recorrências;
3. A API E-commerce Cielo solicita autorização da primeira transação para a bandeira e emissor do cartão;
4. A bandeira e emissor retornam a resposta da autorização;
5. A API E-commerce retorna a resposta da autorização para a loja;
6, 7 e 8. Cenário de sucesso (transação autorizada): a API E-commerce solicita autorização, recebe a aprovação da bandeira e emissor e envia a resposta de autorização para a loja;
9 e 10. Cenário de recusa (transação não autorizada por identificação de novo cartão): a API E-commerce identifica que há uma atualização de cartão e realiza a negativa da transação. A API E-commerce envia a resposta da transação negada para a loja, informando os dados do novo cartão no nó NewCard
;
11, 12 e 13. Cenário de sucesso com os dados do novo cartão: a API E-commerce solicita autorização usando os dados do novo cartão, recebe a aprovação da bandeira e emissor e envia a resposta de autorização para a loja.
As próximas cobranças desta recorrência serão realizadas automaticamente com os dados atualizados do novo cartão.
Renova Fácil na recorrência própria
O fluxo Renova Fácil para recorrência própria oferece uma solução eficiente para transações recorrentes com cartões expirados. Quando a loja envia uma requisição de pagamento marcada como recorrente (Recurrent
igual a true) e há atualização do cartão na base do Renova Fácil, a API retorna a transação como não autorizada, com o código de retorno 57. Nessa resposta, os dados do novo cartão são disponibilizados no nó NewCard
.
A loja pode criar uma nova transação recorrente utilizando o cartão atualizado, sem exigir qualquer ação da pessoa compradora. Esse processo garante uma experiência de pagamento contínua, sem interrupções.
Fluxo Renova Fácil com recorrência própria usando cartão aberto
Quando a loja envia os dados do cartão aberto (PAN) em uma transação recorrente e ocorre a renovação do cartão pelo Renova Fácil, a transação é negada. Nesse caso, a API retorna os dados do novo cartão no nó NewCard
. A loja deve criar uma nova transação recorrente utilizando os dados do cartão atualizado recebido.
1. O comprador realiza uma compra recorrente;
Cenário de sucesso a cada transação recorrente
2. A loja cria a transação com marcação de recorrência (Payment.Recurrent
igual a true);
3. A API E-commerce solicita autorização da primeira transação para a bandeira e emissor do cartão;
4. A bandeira e emissor retornam resposta da autorização para a API E-commerce;
5. A API E-commerce retorna a resposta da transação para a loja;
Cenário de transação recorrente não autorizada por cartão inválido:
6. A loja cria a transação com marcação de recorrência (Payment.Recurrent
igual a true);
7. A API E-commerce identifica que há uma atualização de cartão e realiza a negativa da transação;
8. A API E-commerce envia a resposta da transação negada para a loja, informando os dados do novo cartão no nó NewCard
;
Cenário de transação recorrente com novo cartão:
9. A loja cria uma nova transação com a marcação de recorrência, informando os dados do novo cartão. A transação segue o fluxo padrão de autorização.
Fluxo Renova Fácil com recorrência própria usando CardToken
ou Alias
CardToken
ou Alias
CardToken
Quando a loja utiliza o CardToken
e ocorre a renovação do cartão, a transação é negada. Nesse caso, a API gera automaticamente um novo CardToken
vinculado ao cartão renovado e retorna à loja os dados do novo CardToken
, juntamente com as informações do novo cartão (mascarado).
A loja deve iniciar uma nova transação recorrente utilizando o novo CardToken
recebido.
Alias
Quando a loja utiliza o Alias
e ocorre a renovação do cartão, a transação é negada. Nesse cenário, a API gera automaticamente um novo CardToken
vinculado ao cartão renovado e ao mesmo Alias
. Na resposta, a API retorna à loja o novo CardToken
, o cartão mascarado e o Alias
previamente utilizado.
Assim, a loja pode iniciar uma nova transação recorrente utilizando o mesmo Alias
, sem necessidade de ajustes adicionais no estabelecimento.
1. O comprador realiza uma compra recorrente;
Cenário de transação autorizada:
2. A loja cria a transação com marcação de recorrência (Payment.Recurrent
igual a true) usando o CardToken
ou o Alias
do cartão;
3, 4 e 5.A API E-commerce solicita autorização da bandeira e emissor e retorna resposta da transação autorizada;
Cenário de transação não autorizada por cartão inválido:
6. A loja cria a transação com marcação de recorrência (Payment.Recurrent
igual a true) usando o CardToken
ou o Alias
do cartão;
7. A API E-commerce identifica que há uma atualização de cartão e realiza a negativa da transação;
Cenário de transação com novo cartão:
8. A API E-commerce solicita a criação de um novo CardToken
associado ao novo cartão para o Cofre Cielo;
9 e 10. O novo CardToken
, referente ao cartão renovado, é criado e associado ao Alias existente no Cofre Cielo. Em seguida, a API E-commerce retornará à loja a resposta da transação negada, incluindo os dados mascarados do novo cartão no nó NewCard
, além do novo CardToken
e do Alias
previamente utilizado, se houver;
11. A loja cria uma nova transação com a marcação de recorrência, informando os dados do novo cartão. A transação segue o fluxo padrão de autorização.
Fluxo Renova Fácil com recorrência própria usando PaymentToken
Silent Order Post
PaymentToken
Silent Order PostQuando a loja utiliza o PaymentToken
gerado no Silent Order Post e ocorre a renovação do cartão, a transação é negada. Nesse caso, a API gera automaticamente um novo PaymentToken
vinculado ao cartão renovado e retorna à loja os dados do novo PaymentToken
, juntamente com as informações do novo cartão (mascarado).
A loja deve iniciar uma nova transação recorrente utilizando o novo PaymentToken
recebido.
1. O comprador realiza uma compra recorrente;
Cenário de transação autorizada:
2. A loja cria a transação com marcação de recorrência (Payment.Recurrent
igual a true) usando o PaymentToken
;
3, 4 e 5.A API E-commerce solicita autorização da bandeira e emissor e retorna resposta da transação autorizada;
Cenário de transação não autorizada por cartão inválido:
6. A loja cria a transação com marcação de recorrência (Payment.Recurrent
igual a true) usando o PaymentToken
;
7. A API E-commerce identifica que há uma atualização de cartão e realiza a negativa da transação;
Cenário de transação com novo cartão:
8. A API E-commerce solicita a criação de um novo PaymentToken
associado ao novo cartão para o Cofre Cielo;
9 e 10. O novo PaymentToken
, referente ao cartão renovado, é criado. Em seguida, a API E-commerce retornará à loja a resposta da transação negada, incluindo os dados mascarados do novo cartão no nó NewCard
, além do novo PaymentToken
.
11. A loja cria uma nova transação com a marcação de recorrência, informando os dados do novo cartão. A transação segue o fluxo padrão de autorização.
Perguntas frequentes
O CardToken
muda quando o cartão é renovado?
CardToken
muda quando o cartão é renovado?Sim. A API criará automaticamente um novo CardToken
vinculado ao cartão renovado e retornará à loja os dados do novo CardToken
. O Alias
permanece o mesmo.
O Alias
muda quando o cartão é renovado?
Alias
muda quando o cartão é renovado?Não. O Alias
permanece o mesmo, mas o novo cartão e o novo CardToken
serão relacionados ao Alias
existente.
O PaymentToken
muda quando o cartão é renovado?
PaymentToken
muda quando o cartão é renovado?Sim. A API criará automaticamente um novo PaymentToken
vinculado ao cartão renovado e retornará à loja os dados do novo PaymentToken
.
Updated 12 days ago