Renova Fácil

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Vá para a Referência da API para acessar os exemplos completos de requisição e resposta.

O Renova Fácil é um serviço desenvolvido pela Cielo em conjunto com os emissores, cujo objetivo é aumentar a taxa de conversão de vendas recorrentes com cartão de crédito.

O Renova Fácil permite substituir um cartão de crédito antigo por um novo cartão emitido pelo banco, em situações como vencimento, troca ou outros motivos.

A renovação do cartão pode ser automática ou não, dependendo do modelo de recorrência escolhido:

  • Recorrência programada: quando a loja usa a recorrência gerenciada pela Cielo, o cartão é renovado automaticamente, ou seja, a Cielo informa os dados do novo cartão e ao mesmo tempo atualiza a série de recorrências com o novo cartão;
  • Recorrência própria: quando a loja é responsável pelo próprio motor de recorrência, a Cielo informa os dados do novo cartão para que a loja possa criar uma nova transação com os dados do novo cartão.

Como habilitar o Renova Fácil?

O Renova Fácil não exige habilitação prévia para utilização. Quando um cliente realiza uma transação marcada como recorrente (Recurrent igual a true) e já existe atualização do cartão na base do Renova Fácil, as novas credenciais são disponibilizadas no response da transação, no nó NewCard. Dessa forma, o comércio pode realizar a substituição do cartão de forma automática.

⚠️

O serviço está sujeito a condições comerciais e poderá implicar custos adicionais.

Para desativação do Renova Fácil, entre em contato com a equipe de suporte da Cielo.

Dados do novo cartão

Quando existir um novo cartão, a API irá retornar a resposta da transação negada om o código de retorno 57. Informando os dados do novo cartão no nó NewCard, conforme o exemplo a seguir:

  "Payment": {
(...)
    "NewCard": {
      "CardNumber": "40000000000000000",
      "ExpirationDate": "10/2032",
      "SaveCard": false,
      "Brand": "Visa"
}
PropriedadeDescriçãoTipoTamanhoObrigatório
NewCard.CardNumberNovo número do cartão do comprador.string16Sim
NewCard.ExpirationDateNova data de validade do cartão.string7Sim
NewCard.BrandBandeira do cartão.string10Sim
NewCard.SaveCardIdentifica se o cartão gerou Cardtoken durante a transação. Saiba mais sobre Tokenizaçãobooleano***Sim

Bandeiras e emissores habilitados

O Renova Fácil está disponível para cartões de crédito das seguintes bandeiras e emissores:

EmissoresVisaMastercardEloAmex
BRADESCOSimSimSimSim
BANCO DO BRASILSim*********
SANTANDERSim*********
CITISim*********
BANCO PANSim*********


Renova Fácil na recorrência programada

Durante a cobrança de uma recorrência, caso o cartão seja atualizado na base do Renova Fácil, a Cielo retorna a transação como negada, com o código de retorno 57. Nessa resposta, os dados do novo cartão são informados no nó NewCard. A API realiza automaticamente uma nova tentativa de cobrança utilizando os dados atualizados e substitui o cartão na série de recorrências. Não é necessário realizar nenhuma ação manual pelo estabelecimento.

Fluxo Renova Fácil recorrência programada

O fluxo a seguir é aplicado para a recorrência programada, quando a loja usa o motor de recorrência da Cielo.

1. O comprador realiza uma compra recorrente;
2. A loja cria ou agenda a série de recorrências;
3. A API E-commerce Cielo solicita autorização da primeira transação para a bandeira e emissor do cartão;
4. A bandeira e emissor retornam a resposta da autorização;
5. A API E-commerce retorna a resposta da autorização para a loja;
6, 7 e 8. Cenário de sucesso (transação autorizada): a API E-commerce solicita autorização, recebe a aprovação da bandeira e emissor e envia a resposta de autorização para a loja;
9 e 10. Cenário de recusa (transação não autorizada por identificação de novo cartão): a API E-commerce identifica que há uma atualização de cartão e realiza a negativa da transação. A API E-commerce envia a resposta da transação negada para a loja, informando os dados do novo cartão no nó NewCard;
11, 12 e 13. Cenário de sucesso com os dados do novo cartão: a API E-commerce solicita autorização usando os dados do novo cartão, recebe a aprovação da bandeira e emissor e envia a resposta de autorização para a loja.

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As próximas cobranças desta recorrência serão realizadas automaticamente com os dados atualizados do novo cartão.


Renova Fácil na recorrência própria

O fluxo Renova Fácil para recorrência própria oferece uma solução eficiente para transações recorrentes com cartões expirados. Quando a loja envia uma requisição de pagamento marcada como recorrente (Recurrent igual a true) e há atualização do cartão na base do Renova Fácil, a API retorna a transação como não autorizada, com o código de retorno 57. Nessa resposta, os dados do novo cartão são disponibilizados no nó NewCard.

A loja pode criar uma nova transação recorrente utilizando o cartão atualizado, sem exigir qualquer ação da pessoa compradora. Esse processo garante uma experiência de pagamento contínua, sem interrupções.

Fluxo Renova Fácil com recorrência própria usando cartão aberto

Quando a loja envia os dados do cartão aberto (PAN) em uma transação recorrente e ocorre a renovação do cartão pelo Renova Fácil, a transação é negada. Nesse caso, a API retorna os dados do novo cartão no nó NewCard. A loja deve criar uma nova transação recorrente utilizando os dados do cartão atualizado recebido.

1. O comprador realiza uma compra recorrente;
Cenário de sucesso a cada transação recorrente
2. A loja cria a transação com marcação de recorrência (Payment.Recurrent igual a true);
3. A API E-commerce solicita autorização da primeira transação para a bandeira e emissor do cartão;
4. A bandeira e emissor retornam resposta da autorização para a API E-commerce;
5. A API E-commerce retorna a resposta da transação para a loja;
Cenário de transação recorrente não autorizada por cartão inválido:
6. A loja cria a transação com marcação de recorrência (Payment.Recurrent igual a true);
7. A API E-commerce identifica que há uma atualização de cartão e realiza a negativa da transação;

8. A API E-commerce envia a resposta da transação negada para a loja, informando os dados do novo cartão no nó NewCard;

Cenário de transação recorrente com novo cartão:
9. A loja cria uma nova transação com a marcação de recorrência, informando os dados do novo cartão. A transação segue o fluxo padrão de autorização.

Fluxo Renova Fácil com recorrência própria usando CardToken ou Alias

  • CardToken

Quando a loja utiliza o CardToken e ocorre a renovação do cartão, a transação é negada. Nesse caso, a API gera automaticamente um novo CardToken vinculado ao cartão renovado e retorna à loja os dados do novo CardToken, juntamente com as informações do novo cartão (mascarado).

A loja deve iniciar uma nova transação recorrente utilizando o novo CardToken recebido.

  • Alias

Quando a loja utiliza o Alias e ocorre a renovação do cartão, a transação é negada. Nesse cenário, a API gera automaticamente um novo CardToken vinculado ao cartão renovado e ao mesmo Alias. Na resposta, a API retorna à loja o novo CardToken, o cartão mascarado e o Alias previamente utilizado.

Assim, a loja pode iniciar uma nova transação recorrente utilizando o mesmo Alias, sem necessidade de ajustes adicionais no estabelecimento.

1. O comprador realiza uma compra recorrente;
Cenário de transação autorizada:
2. A loja cria a transação com marcação de recorrência (Payment.Recurrent igual a true) usando o CardToken ou o Alias do cartão;
3, 4 e 5.A API E-commerce solicita autorização da bandeira e emissor e retorna resposta da transação autorizada;
Cenário de transação não autorizada por cartão inválido:
6. A loja cria a transação com marcação de recorrência (Payment.Recurrent igual a true) usando o CardToken ou o Alias do cartão;
7. A API E-commerce identifica que há uma atualização de cartão e realiza a negativa da transação;

Cenário de transação com novo cartão:

8. A API E-commerce solicita a criação de um novo CardTokenassociado ao novo cartão para o Cofre Cielo;
9 e 10. O novo CardToken, referente ao cartão renovado, é criado e associado ao Alias existente no Cofre Cielo. Em seguida, a API E-commerce retornará à loja a resposta da transação negada, incluindo os dados mascarados do novo cartão no nó NewCard, além do novo CardToken e do Alias previamente utilizado, se houver;
11. A loja cria uma nova transação com a marcação de recorrência, informando os dados do novo cartão. A transação segue o fluxo padrão de autorização.

Fluxo Renova Fácil com recorrência própria usando PaymentToken Silent Order Post

Quando a loja utiliza o PaymentToken gerado no Silent Order Post e ocorre a renovação do cartão, a transação é negada. Nesse caso, a API gera automaticamente um novo PaymentToken vinculado ao cartão renovado e retorna à loja os dados do novo PaymentToken, juntamente com as informações do novo cartão (mascarado).

A loja deve iniciar uma nova transação recorrente utilizando o novo PaymentToken recebido.

1. O comprador realiza uma compra recorrente;
Cenário de transação autorizada:
2. A loja cria a transação com marcação de recorrência (Payment.Recurrent igual a true) usando o PaymentToken;
3, 4 e 5.A API E-commerce solicita autorização da bandeira e emissor e retorna resposta da transação autorizada;
Cenário de transação não autorizada por cartão inválido:
6. A loja cria a transação com marcação de recorrência (Payment.Recurrent igual a true) usando o PaymentToken;
7. A API E-commerce identifica que há uma atualização de cartão e realiza a negativa da transação;

Cenário de transação com novo cartão:

8. A API E-commerce solicita a criação de um novo PaymentTokenassociado ao novo cartão para o Cofre Cielo;
9 e 10. O novo PaymentToken, referente ao cartão renovado, é criado. Em seguida, a API E-commerce retornará à loja a resposta da transação negada, incluindo os dados mascarados do novo cartão no nó NewCard, além do novo PaymentToken.
11. A loja cria uma nova transação com a marcação de recorrência, informando os dados do novo cartão. A transação segue o fluxo padrão de autorização.


Perguntas frequentes

O CardToken muda quando o cartão é renovado?

Sim. A API criará automaticamente um novo CardToken vinculado ao cartão renovado e retornará à loja os dados do novo CardToken. O Alias permanece o mesmo.

O Alias muda quando o cartão é renovado?

Não. O Alias permanece o mesmo, mas o novo cartão e o novo CardToken serão relacionados ao Alias existente.

O PaymentToken muda quando o cartão é renovado?

Sim. A API criará automaticamente um novo PaymentToken vinculado ao cartão renovado e retornará à loja os dados do novo PaymentToken.