O que é a tokenização na bandeira?

A tokenização na bandeira é a criação de um token no cofre da bandeira do cartão, em um um processo regulamentado pela [EMVco]. Esse token substitui os dados do cartão aberto, criando o DPAN (Device Primary Account Number), que é o cartão no formato tokenizado, e o criptograma, que é um código único para o DPAN em cada transação.

Benefícios

  • Mais segurança: além da criação de um código (token ou DPAN) para substituir a informação do cartão aberto (PAN), as bandeiras também emitem os criptogramas, que funcionam como uma senha ou assinatura da bandeira, única para cada transação;
  • Maior performance de aprovação: as transações tokenizadas na bandeira tendem a aumentar a chance de aprovação pelos emissores uma vez que ocorre a substituição do cartão aberto (PAN) pelo token de bandeira (DPAN) no fluxo de autorização tornando o processo mais seguro.

Tokenização transparente na bandeira Visa

Essa opção já está habilitada para todos os clientes da API E-commerce Cielo. Quando a loja envia uma transação com o cartão aberto (PAN) da bandeira Visa, a Cielo cria e armazena um token de bandeira (DPAN) junto à Visa.

ℹ️

A bandeira Visa cobra uma taxa de 0,05% do valor da transação para transações submetidas com o cartão aberto (PAN). Embora a API E-commerce Cielo aceite o envio do PAN para criação de transações, a Cielo cria e armazena um token da bandeira Visa para aquele cartão, com o objetivo de evitar custos adicionais para o estabelecimento.
Por questões de segurança e conformidade com as regras das bandeiras, recomendamos que as lojas realizem a integração com a [tokenização e armazenamento de cartões no cofre Cielo].

Integração facilitada Cielo

Para clientes que usam o Cartão Protegido (tokenização no cofre Cielo) e têm o serviço de tokenização de bandeira habilitado, a Cielo, ao receber uma transação com o CardToken, irá realizar o fluxo transacional com as informações do DPAN (token de bandeira) e criptograma (único por transação).

Bandeiras aceitas: ?.

cofre Cielo + network token
BandeiraForma de envio dos dados de pagamentoHabilitação do serviço
VisaA loja armazena e envia os dados do cartão real (PAN) ou o CardToken na autorização, e a Cielo associa os dados ao token da bandeira.Habilitado para todas as lojas integradas à API E-commerce Cielo.
Demais bandeirasA loja armazena e envia o CardToken na autorização, e a Cielo associa o CardToken ao token da bandeira.A loja que já usa a tokenização e armazenamento no cofre (CardToken) pode habilitar a tokenização na bandeira junto ao suporte Cielo.

⚠️

Atenção

O sucesso da criação do DPAN está sujeito à elegibilidade do BIN do cartão de acordo com regras da Visa.

Fluxo da tokenização na bandeira


  1. O comprador informa os dados do cartão (PAN) e permite que a loja armazene os dados do cartão (seja para compras recorrentes ou futuras compras com um clique);
  2. A loja solicita validação do cartão no Zero Auth;
  3. O Zero Auth retorna que o cartão é válido;
  4. A loja solicita a tokenização do cartão para a API E-commerce Cielo;
  5. A API E-commerce Cielo solicita a tokenização na bandeira (DPAN);
  6. A bandeira retorna o DPAN e o criptograma para a API E-commerce Cielo;
  7. A API E-commerce Cielo armazena o DPAN e cria e armazena o CardToken no Cartão Protegido;
  8. A API E-commerce Cielo informa para a loja o token criado para o cartão no parâmetro CardToken;
  9. A loja armazena o CardToken para futuras transações.

ℹ️

Confira na referência da API os exemplos de:


Próximo