Como cancelar transação do mundo físico no Portal E-commerce?

Cancelar uma transação do mundo físico ficou ainda mais fácil, agora você consegue solicitar o cancelamento de transação através do Portal E-commerce.

Descubra mais informações aqui:


O processo de verificação de saldo dos estabelecimentos no Split de Pagamentos passou por uma melhoria que amplia as possibilidades de cancelamento de vendas, mantendo a segurança financeira da operação. Agora, além dos valores com vencimento a partir de D+30, o sistema também considera os valores a partir de D+2 na análise de saldo futuro. Essa verificação garante que o estorno/cancelamento só ocorra quando houver saldo suficiente na agenda financeira do cliente, evitando a geração de saldo devedor. Outro ponto importante é que o saldo disponível para cancelamento é único e compartilhado entre todas as bandeiras de débito e crédito, o que permite, por exemplo, cancelar uma venda da bandeira Visa utilizando saldo da Elo. A mudança reforça nosso compromisso com a flexibilidade e a solidez das operações dos nossos clientes.


Como cancelar uma transação?

Acesse o portal e vá no menu de navegação e clique em Financeiro, logo após abrirá o sub-menu e você deverá clicar na aba Transação.

Você será direcionado para tela de Resumo de transações, selecione a transação que deseja cancelar e clique em > para detalhar a transação

Se você não conseguir localizar a transação desejada, pode aplicar um filtro preenchendo um dos seguintes campos: data da autorização, código de autorização, ID da transação ou número do pedido. Após preencher, clique em Filtrar.

Será exibido o detalhes da transação e você deverá selecionar Cancelar transação para solicitar o cancelamento da transação


ℹ️

Importante:

O prazo para cancelamento da venda via portal é de 330 dias após a captura da venda.


Logo depois que pressionar o botão "Cancelar transação", você verá um Pop-up questionando qual o tipo de cancelamento que você deseja fazer (Cancelamento total ou parcial).


Cancelando uma transação no valor total

Selecione o Cancelamento total e clique em Continuar

Você verá o resumo do cancelamento com os dados da transação, canal de venda, bandeira, valor capturado, tipo de cancelamento, número de participantes, total a cancelar e verificar os participantes. Para seguir com o cancelamento pressione Solicitar Cancelamento.

Um pop-up será exibido para confirmar se você deseja prosseguir com o cancelamento, clique em Solicitar para continuar.

Em seguida, será solicitado o código de autenticação em duas etapas para garantir sua segurança e permitir o cancelamento

Para saber como consultar o código veja o artigo Como realizar o cadastro da autenticação em duas etapas?.

Após inserir o código de autenticação em duas etapas, a confirmação será exibida conforme abaixo.
A sua solicitação de cancelamento foi realizada e o prazo para o cancelamento da transação é de 5 dias úteis.

Ao clicar em Fechar, você verá o Detalhes do Cancelamento.

Quando você clicar em Participantes, verá a lista completa dos participantes da transação.


Cancelando uma transação no valor parcial

Selecione o Cancelamento parcial e clique em Continuar

Você verá o resumo do cancelamento com os dados da transação, canal de venda, bandeira, valor capturado, tipo de cancelamento, número de participantes, total a cancelar. Selecione Definir valores para informar o valor parcial para cancelamento

Agora você deverá informar o valor parcial que deseja cancelar e em seguida clicar em Solicitar cancelamento

Será apresentado o resumo do cancelamento e o valor preenchido para seguir com o cancelamento

Um pop-up será exibido para confirmar se você deseja prosseguir com o cancelamento, clique em Solicitar para continuar.

Em seguida, será solicitado o código de autenticação em duas etapas para garantir sua segurança e permitir o cancelamento

Para saber como consultar o código veja o artigo Como realizar o cadastro da autenticação em duas etapas?.

Após inserir o código de autenticação em duas etapas, a confirmação será exibida conforme abaixo.
A sua solicitação de cancelamento foi realizada e o prazo para o cancelamento da transação é de 5 dias úteis.